Filho de Che Guevara morre aos 60 anos na Venezuela

Camilo Guevara March, 60 anos, filho do líder revolucionário de origem argentina Ernesto “Che” Guevara, morreu nesta terça-feira (30/08) na Venezuela devido a um ataque cardíaco, segundo o governo cubano e vários meios de comunicação internacionais.

– Com profundo pesar nos despedimos de Camilo, filho de Che e promotor de suas ideias, como diretor do Centro Che, que preserva parte do extraordinário legado de seu pai. Abraços a sua mãe, Aleida, sua viúva e filhas e toda a família Guevara março – escreveu o presidente cubano Miguel Díaz-Canel Bermúdez no Twitter depois de ouvir a notícia.

Nascido em 1962 e advogado de profissão, foi diretor do Centro Che, instituição localizada em Havana, que guarda os arquivos pessoais do líder da Revolução Cubana e se dedica a promover sua vida, obra e pensamento.

Che Guevara teve cinco filhos, dois meninos e três meninas, de dois casamentos diferentes. Ele foi casado primeiro com Hilda Gadea, com quem teve uma filha (Hilda), e depois com Aleida March, com quem teve duas filhas (Aleida e Celia) e dois filhos (Camilo e Ernesto).

Ernesto Che Guevara foi um dos líderes políticos mais influentes de seu tempo, tornando-se o emblema do revolucionário latino-americano.

Junto com Fidel Castro, a cujo movimento se irmanou em 1956, foi um dos principais artífices do triunfo da revolução cubana (1959). Ele então ocupou cargos de grande importância no novo regime, mas com o objetivo de espalhar a revolução para outros países da América Latina, em 1966 retomou sua atividade guerrilheira na Bolívia, onde seria capturado e executado um ano depois.

Economia

BBC

Blog do Esmael notícias verdadeiras.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário