Federação partidária de esquerda avança com PT, PSB, PCdoB e PV

A Folha conta que a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), anunciou a petistas que a federação com PSB, PCdoB e PV está avançada. O Blog do Esmael confirmou a informação.

Gleisi detalhou esta semana como seria composta a direção da federação partidária, respeitando a proporcionalidade das agremiações. Ela participou na segunda e terça-feira do seminário Resistência, Travessia e Esperança – em Brasília.

O PT tenta formalizar o grupo partidário que dará suporte à candidatura de Lula nas eleições presidenciais.

O Blog do Esmael apurou que as legendas de esquerda, que se associarão ao PT este ano, já encontraram a fórmula para garantir a proporcionalidade qualificada nas eleições municipais de 2024, ou seja, o partido que comandar a prefeitura de determinado município indicaria o candidato da aliança para a sucessão.

Sobre a federação partidária

As federações têm natureza permanente — são formadas por partidos que têm afinidade programática e duram pelo menos os quatro anos do mandato. Se algum partido deixar a federação antes desse prazo, sofre punições, tais como a proibição de utilização dos recursos do Fundo Partidário pelo período remanescente.

Federações devem ter abrangência nacional, o que também as diferenciam do regime de coligações, que têm alcance estadual e podem variar de um estado para outro.

Economia

Nas próximas eleições, em outubro de 2022, as federações vão valer para as eleições de deputado estadual, distrital (do DF) e deputado federal.

Nas eleições municipais que acontecerem dois anos após a celebração das federações para eleições gerais, as mesmas devem ser levadas em conta no lançamento de candidaturas para vereador, já que essas eleições estarão dentro do prazo de validade das federações.