Equilíbrio deu a tônica no jogo que encerrou o Grupo B; norte-americanos foram melhores nos primeiros 45 minutos e Gales, nos últimos
- Gareth Bale estreou em Mundiais salvando sua seleção
- EUA dominaram o primeiro tempo, e Gales mandou na etapa final
- Gol norte-americano foi marcado por filho de ex-melhor jogador do mundo
Estados Unidos 1 x 1 Gales
Gols: Timothy Weah (36 min do 1º tempo) e Gareth Bale (37 min do 2º tempo)
Os Estados Unidos mandaram no primeiro tempo. Gales foi melhor na segunda etapa. Em uma partida desenhada dessa forma, nada mais natural do que um empate por 1 a 1, nesta segunda-feira, no encerramento da primeira rodada do Grupo B da Copa do Mundo FIFA Qatar-2022.
A partida marcou o retorno das duas seleções ao Mundial. Os norte-americanos não participaram da Rússia-2018, mas avançaram às oitavas de final nas duas edições anteriores à sua ausência, África do Sul-2010 e Brasil-2014.
Já a espera de Gales foi bem mais longa, mas bem mais longa mesmo. A terra de Gareth Bale jogou em 1958 e só retornou aos gramados do torneio de futebol mais importante do planeta hoje, 64 anos mais tarde.
Empatados com um ponto na segunda colocação da chave, os dois times voltam a campo nesta sexta-feira. Os EUA desafiarão a Inglaterra, que estreou com goleada na competição. Já Gales medirá forças contra o Irã, que busca a reabilitação.
Momento-chave
Depois de ficar fechadinha durante todo o primeiro tempo (e só levar um gol), Gales mudou de estratégia na etapa final e começou a frequentar a área do goleiro Matt Turner. Mas a chance real do empate só surgiu aos 37 minutos do segundo tempo, com um pênalti para os britânicos. Gareth Bale, o principal jogador galês e que atualmente defende um time norte-americano, não sentiu a pressão: meteu o pé com força na bola e executou uma cobrança daquelas sem chance de defesa.
Número
1995 foi o ano em que George Weah, pai do autor do primeiro gol norte-americano no Qatar, foi eleito o melhor jogador do mundo. Só que o patriarca da família não jogava pelos EUA, mas sim pela Libéria, seu país-natal. Até por isso, nunca conseguiu se classificar para um Mundial.
Estatísticas do jogo EUA x Gales

LEIA TAMBÉM
- Holanda desencanta no fim e derrota o Senegal em estreia na Copa por 2 x 0
- 6 x 2: Inglaterra goleia Irã em estreia na Copa
- Catar sentiu o gosto amargo da derrota na abertura da Copa; em casa, perdeu de 2 x 0 do Equador
- Cantor do hino da Copa do Mundo causa escândalo por questões de direitos humanos
- Mundial da FIFA no Catar: reinado de sangue, de terror e obscurantismo

Jornalista e Advogado. Especialista em política nacional e bastidores do poder. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.




