Eleições presidenciais em Portugal: Projeções apontam reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa no 1ª turno

Projeções de vários institutos de pesquisa apontam a reeleição do presidente de centro-direita Marcelo Rebelo de Sousa em Portugal, já no primeiro turno da votação realizada neste domingo (24). Ele teria recebido entre 55,5% e 60% dos votos. A abstenção se confirmou elevada, estimada entre 56% e 60% do eleitorado, devido à pandemia do coronavírus, de acordo com as sondagens.

A diplomata e ex-deputada socialista no Parlamento Europeu Ana Gomes aparece em segundo lugar nas projeções, em princípio, com uma votação de 13,1% a 17,1%. Já o candidato de extrema direita André Ventura, principal fenômeno da disputa, teria recebido entre 10,1% e 14,1% dos votos. No entanto, como a melhor projeção atribuída ao populista de direita é superior ao do menor desempenho creditado à socialista, o segundo lugar ainda está em aberto. Ana Gomes concorreu como candidata independente, porque o Partido Socialista do primeiro-ministro António Costa apoiou oficiosamente o atual chefe de Estado.

Se confirmada, a reeleição do liberal de centro-direita não é realmente uma surpresa. Todas as pesquisas apontavam a vitória de Rebelo de Sousa, 72 anos, no primeiro turno. Ex-professor de Direito e ex-jornalista, ele conquistou notoriedade como comentarista de TV.

Durante a campanha, em entrevista à RFI, ele anunciou que a prioridade de seu novo mandato será o combate à pandemia, “porque ela representa o bloqueio da economia e da sociedade”. “Quanto mais longa for a pandemia, mais longa e profunda é a crise. Não é possível fazer as contas da crise sem saber quanto tempo dura a pandemia”, previu na semana passada.

Por RFI