Eleição 2026: Lula lidera todos os cenários na pesquisa da Quaest

A nova pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (17) mostra o presidente Lula (PT) na dianteira em todos os cenários de primeiro turno para a eleição presidencial de 2026 e numericamente à frente de Tarcísio de Freitas (Republicanos) no segundo turno, no limite da margem de erro.

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos e realizado entre 10 e 14 de julho, entrevistou 2.004 pessoas em 120 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

A sondagem indica também que Jair Bolsonaro (PL), mesmo inelegível, sofre erosão em sua base eleitoral, atribuída por analistas ao tarifaço imposto por Donald Trump contra o Brasil. “Na pesquisa anterior, Lula e Bolsonaro estavam empatados com 41%. Agora, Lula abriu 6 pontos de vantagem”, observou Felipe Nunes, diretor da Quaest.

Lula amplia vantagem após tarifaço de Trump

A impopularidade das medidas econômicas de Trump, lidas por 72% dos brasileiros como perseguição política a Bolsonaro, afetou diretamente os presidenciáveis da direita. A desaprovação ao governo Lula caiu de 57% para 53%, enquanto sua reprovação oscilou de 40% para 43%.

Na comparação entre os candidatos que podem herdar o espólio bolsonarista, Tarcísio de Freitas aparece com 15% e Michelle Bolsonaro com 13%. Ratinho Júnior (PSD) empata com Michelle, mas não com Tarcísio.

Cenários de 1º turno: Lula à frente em todos

Nos quatro cenários estimulados para o primeiro turno, Lula lidera com folga:

  • Cenário com Bolsonaro: Lula tem 32% contra 26% do ex-presidente.
  • Com Michelle Bolsonaro: Lula marca 30%, Michelle, 19%.
  • Com Tarcísio de Freitas: Lula lidera com 32%, Tarcísio tem 15%.
  • Com Eduardo Bolsonaro: Lula soma 31%, Eduardo, 15%.

Ciro Gomes (PDT), Ratinho, Zema e Caiado aparecem com percentuais abaixo de dois dígitos, sempre distantes da disputa principal.

Segundo turno: empate técnico com Tarcísio

Nos oito cenários de segundo turno, Lula vence em todos, inclusive no confronto com Tarcísio de Freitas, embora haja um empate técnico na margem de erro: 41% a 37%.

Veja os principais duelos:

  • Lula x Bolsonaro: 43% a 37%
  • Lula x Michelle: 43% a 36%
  • Lula x Ratinho Jr: 41% a 36%
  • Lula x Eduardo Leite: 41% a 36%
  • Lula x Eduardo Bolsonaro: 43% a 33%
  • Lula x Zema: 42% a 33%
  • Lula x Caiado: 42% a 33%

Lula deve disputar a reeleição?

A rejeição à candidatura de Lula à reeleição caiu de 66% para 58%. O número dos que apoiam sua nova postulação subiu de 32% para 38%. No caso de Bolsonaro, 62% dos entrevistados acham que ele deveria abrir mão da candidatura.

Direita busca novo nome sem consenso

Na disputa interna da direita, Tarcísio e Michelle aparecem empatados tecnicamente: 15% e 13%, respectivamente. Eduardo Bolsonaro (8%), Ratinho (9%) e Pablo Marçal (8%) oscilam dentro da margem de erro. Zema e Caiado seguem com baixos percentuais.

O que mais assusta o eleitor: Lula ou Bolsonaro?

A Quaest também perguntou o que mais gera temor: 44% dizem temer a volta de Bolsonaro, 41% a continuidade de Lula. Outros 7% têm medo de ambos, e 3% não têm medo de nenhum.

Lula favorito para 2026

A pesquisa confirma que Lula continua sendo o nome mais competitivo para 2026, mesmo com resistência à reeleição. O tarifaço de Trump desequilibrou o tabuleiro à direita, pulverizando as alternativas a Bolsonaro e forçando um novo ciclo de alianças. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, desponta como adversário viável, mas ainda sem margem consolidada.

A eleição de 2026 já começou. O Blog do Esmael seguirá acompanhando cada lance dessa disputa histórica.