Como Richarlison salvou o Brasil de uma homenagem a Bolsonaro na Copa do Catar

  • Richarlison fez um “L” no gol de voleio contra a Sérvia

O atacante Richarlison afirmou que o segundo gol que marcou na vitória de 2 a 0 do Brasil sobre a Sérvia foi um dos mais bonitos de sua carreira. O jogador do Tottenham (Inglaterra) acertou um voleio para dar números finais ao jogo disputado, nesta sexta-feira (24/11) no Estádio de Lusail, válido pela primeira rodada do Grupo G da Copa do Catar.

“Foi um gol muito bonito. Fiz um assim pelo Fluminense e um parecido pelo Everton [Inglaterra]. Hoje tive a possibilidade de virar o voleio e acho que foi um dos mais bonitos da minha carreira por ser na Copa, em um jogo que estava difícil para nós”, declarou o centroavante em coletiva após a partida.

Na rápida entrevista, Richarlison também falou da responsabilidade de ser o camisa 9 da seleção brasileira na Copa do Catar: “Como o professor Tite fala, não sei se vocês sentem o cheirinho de gol, mas aqui na seleção eu marco. É continuar, aproveitar os companheiros que tenho ao meu lado. Hoje, no intervalo, falei que precisava de uma bola, e ela chegou. Eu estava preparado, e consegui balançar as redes”.

Richarlison salvou o Brasil de uma vergonha mundial

Richarlison fez golaço contra Sérvia
Richarlison fez golaço contra Sérvia

Pairava nos circuitos democráticos brasileiros, no Brasil e no exterior, que Neymar, se fizesse um gol, homenagearia o presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL). Temia-se, inclusive, que o jogador fizesse “arminha” com as mãos em sinal à devoção ao inquilino do Palácio do Planalto.

Na campanha à Presidência, em 2022, Neymar apoiou Bolsonaro contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi eleito no segundo turno.

Em outubro, Neymar afirmou que o apoio à reeleição do mandatário era uma retribuição à ajuda que recebeu no “pior momento” de sua vida. Sem mencionar a que se referia, o craque do Paris Saint-Germain, clube da França, disse que o presidente foi o “primeiro a se posicionar publicamente” ao seu lado.

Economia

Bolsonaro se posicionou publicamente em defesa do jogador quando ele foi acusado de estuprar uma modelo brasileira em Paris. O caso aconteceu em abril de 2019 e foi arquivado meses depois por falta de provas.

Pois bem, por essa dívida, não era descartada a homenagem de Neymar para Bolsonaro – caso ele fizesse um gol na estreia da Copa no Catar. Seria uma vergonha mundial.

No entanto, Richarlison salvou o Brasil dessa estultice antidemocrática.

O gesto de Neymar, se fizesse um gol bolsonarista, poderia açular alguns manifestantes que organizam atos antidemocráticos no País.

Richarlison é exemplo no campo e extracampo

Conhecido pelo apelido de “Pombo”, Richarlison de Andrade, 25 anos, além de fazer belos gols, como esse de voleio contra a Sérvia, ele também é um craque fora de campo. Ele tem posicionamento político claro de esquerda e militância social. Nas eleições passada, torceu pelo Lula.

[Há quem tenha visto na envergadura do voleio um “L” em homenagem a Lula.]

Já em 2020, o centroavante avisou que quando tivesse uma causa importante ele sempre iria botar a cara, ainda mais jogando na seleção e na Inglaterra. “Eu tenho essa visibilidade e sei que as autoridades olharão com carinho”, disse.

Richarlison, por exemplo, cobrou das autoridades brasileiras que localizassem o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista brasileiro Bruno Pereira que estavam desaparecidos na Amazônia no meio deste ano.

O jogador brasileiro atualmente é embaixador do USP Vida, programa voltado para pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em fazer doações para as pesquisas e ações que a universidade paulista desenvolve no combate à Covid.

Reveja o gol de Ricarlison quantas vezes quiser:

LEIA TAMBÉM