Na campanha pela reeleição de Bill Clinton, nos Estados Unidos, em 1996, o estrategista James Carville cravou em um quadro de avisos um dos motivos do êxito do presidente: à‰ a economia, estúpido!!.
Em 2010, na campanha pelo Palácio Iguaçu, o então candidato Beto Richa (PSDB) usou e abusou da censura à s pesquisas para vencer nas urnas. Preferiu ficar com a fama de autoritário a perder eleitores que gostam de votar sempre naqueles que estão liderando as sondagens.
Nestas eleições, Gustavo Fruet (PDT) segue a mesma estratégia de Richa. Pretende deixar os eleitores no escuro até 7 de outubro. Ontem, por exemplo, o pedetista conseguiu censurar o Datafolha e, ao que tudo indica, também tentará barrar o Ibope previsto para sexta-feira.
“Eu não brigo com pesquisa. Nunca entrei (na Justiça) para censurar nenhuma pesquisa. Entendo que quanto mais informação melhor!, disse Fruet em 30 de agosto, durante entrevista na rádio BandNews, indicando que mudou de opinião a partir de ontem.
Os advogados de Fruet disseram que o Datafolha não informa a fonte de seus dados e por isso o instituto não tem obrigação quanto aos números que vai usar.
Até as capivaras do Parque Barigui sabem que Fruet despencou nas pesquisas. Não há segredo nenhum nisso. A novidade é que o pedetista roubou! a bandeira da censura que estava empunhada pelo prefeito Luciano Ducci (PSB). Melhor: dividiu a bandeira com o prefeito.
Para quem não sabe, segundo as pesquisas divulgadas anteriormente, a corrida pela prefeitura de Curitiba é liderada por Ratinho Jr (PSC) e Ducci.
Por que Gustavo Fruet começou censurar as pesquisas, prática que ele era ferrenho crítico? Vou parafrasear o estrategista norte-americano James Carville para responder isso: à‰ o segundo turno, estúpido!!.
Jornalista e Advogado. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.