Bolsonaristas estão preocupados com as pesquisas IPEC/Globo e Datafolha que vêm aí

Nesta semana em que se findam os registros das candidaturas e se inicia a propaganda eleitoral, os bolsonaristas colocaram a barba de molho com as vindouras pesqusias de intenção de votos. Eles estão preocupados sobretudo com o IPEC, contratado pela TV Globo, e o Datafolha, pela Folha de S.Paulo.

Garganta Profunda do Palácio do Planalto, informante do Blog do Esmael, disse que a entourage do presidente Jair Bolsonaro (PL) tem informações seguras de que o adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecerá bem na frente nessas duas pesquisa, do IPEC e do Datafolha, ainda com possibilidade de vitória do petista no primeiro turno.

No último Datafolha, divulgado em 28 de julho, Lula vence no primeiro com 47% das intenções de voto, ou 52% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro tem 29%, qual seja, 32% dos votos válidos. [Pesquisa registrada no TSE sob o nº BR-01192/2022.]

Por outro lado, pesquisas contratadas por bancos, apresentam números que aproximam Lula a Bolsonaro e juram ao Palácio do Planalto que haverá segundo turno. Nesse rol então as seguintes empresas: Genial/Quaest, Paraná Pesquisas (DataBozo), XP/Ipespe, PoderData (DataMagalu), BigData/Pactual, Futura/Modalmais, dentre outras.

Afinal, em qual pesquisa confiar? Em qual banco confiar?

Economia

O IPEC registrou sua primeira rodada de pesquisas, a soldo da Globo, que será divulgada na noite de segunda-feira (15/08) no Jornal Nacional.

O Datafolha, que também é ligado a um banco, o PagBank (Grupo Folha), irá divulgar sua próxima rodada na quinta-feira (18/08).

Além de sondar a preferência dos eleitores nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o Datafolha também vai questionar 5.744 brasileiros sobre a intenção de votos para presidente da República.

A pesquisa do Dafolha vai custar R$ 473.780,00, cujo valor será dividido entre a Folha de S.Paulo e a TV Globo.

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