O parlamentar participou da inauguração do Complexo Agroindustrial de Grãos Agroecológico da Cooperativa Copacon, no Assentamento Eli Vive, em Londrina.
Créditos: Leonardo Andreiko
No Dia Mundial da Alimentação e da Soberania Alimentar, 16 de outubro, o deputado estadual Goura (PDT) participou da inauguração do Complexo Agroindustrial de Grãos Agroecológico da Cooperativa Copacon, no Assentamento Eli Vive, em Londrina.
O novo espaço tem capacidade para beneficiar até 40 toneladas de feijão por dia, com tecnologia moderna de seleção, limpeza e empacotamento. A unidade vai gerar cerca de 30 empregos diretos e atender agricultores familiares de toda a região.
“Este momento representa um marco concreto do que é possível fazer quando a agricultura familiar e a agroecologia caminham juntas, garantindo alimentos saudáveis, preços justos e dignidade no campo”, disse o deputado Goura.
Para ele, a Copacon ostra que a Reforma Agrária é sinônimo de trabalho, modernidade e soberania alimentar.
“O MST e a agricultura familiar mostram que é possível produzir com solidariedade, respeitando a natureza e alimentando o Brasil com dignidade. A luta continua por um país onde ninguém mais passe fome e por mais incentivo à produção livre de veneno.”
Goura lembrou que a Assembleia Legislativa do Paraná destinou R$ 30 milhões no orçamento de 2026 para ações de fortalecimento da agricultura familiar e dos sistemas agroecológicos.
“Esse investimento é um compromisso do Estado com quem produz alimento de verdade, com quem trabalha a terra e preserva o meio ambiente”, disse.
História da Copacon
Criada em 2015, a Copacon reúne cerca de 500 cooperados e já mantém uma agroindústria de milho 100% livre de transgênicos, responsável por fornecer alimentos para escolas públicas por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O diretor-presidente da cooperativa, Fábio Herdt, destacou que o novo empreendimento vai atender toda a região, ampliando a renda dos produtores e a oferta de alimentos agroecológicos. “É tecnologia a serviço do campo, valorizando o agricultor e garantindo preço justo ao consumidor”, afirmou.
A inauguração contou com a presença de Márcia Lopes, ministra das Mulheres; Enio José Verri, Diretor-Geral Brasileiro; Gilberto Carvalho, secretário nacional da Economia Solidária e Popular do Ministério do Trabalho e Emprego; João Carlos Ortega, chefe da Casa Civil do Governo do Paraná; Norberto Ortigara, secretário da Fazenda do Estado.
Também os deputados estaduais Arilson Chiorato (PT), Professor Lemos (PT) e Luiz Claudio Romanelli (PSD); os deputados federais Lenir de Assis, Tadeu Veneri e Elton Welter (PT); Nilton Bezerra Guedes, superintendente regional do INCRA-PR; e Leila Klenk, superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA-PR).
ALEP Notícias é site parceiro do Blog do Esmael
Redação do Blog do Esmael.