As 11 principais plataformas de mídia social comparadas

Com 4,8 bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo, representando 59,9% da população global, as plataformas de mídia social se tornaram centros essenciais para obter informações, conectar-se com amigos e entes queridos e expandir nossos negócios.

Os usuários de mídia social agora confiam e dependem de suas redes sociais preferidas para obter notícias e atualizações em tempo real, dicas de estilo de vida, pesquisas de produtos e muito mais.

Para os profissionais de marketing, o mundo das mídias sociais representa uma vasta área de oportunidade, e cada usuário é um cliente em potencial.

E isso não é diferente com o Blog do Esmael, que possuiu conexão com várias redes sociais (X, Youtube, Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram, Threads, LinkedIn, E-mail).

Além disso, o Blog do Esmael realiza frequentemente transmissões multicanais – em todas as redes simultaneamente – ao vivo para o Brasil e o mundo.

Com as ferramentas certas, recursos e uma estratégia sólida de mídia social, os profissionais de marketing podem aproveitar as plataformas de mídia social para aumentar a visibilidade de seus negócios, envolver seu público-alvo e até mesmo cultivar uma comunidade fiel.

Economia

No entanto, com tantas plataformas de mídia social diferentes em existência hoje, é quase impossível estar presente em todas elas, muito menos se destacar em cada uma.

O sucesso no marketing de mídia social começa com a escolha das plataformas certas para a sua marca.

É necessário identificar onde seu público-alvo passa a maior parte do tempo e onde faz sentido para suas marcas interagirem com eles.

Abaixo, veja as principais plataformas de mídia social, e obtenha uma breve visão geral do que são antes de explorar que tipos de negócios podem achar mais úteis.

As 11 principais plataformas de mídia social comparadas

MAU*ReceitaLançadoQuartel general
1Facebook3 bilhõesUS$ 116 bilhões2004Menlo Park, Califórnia
2YouTube2.5 bilhõesUS$ 29,24 bilhões2005São Bruno, Califórnia
3Whatsapp2 bilhõesUS$ 906 milhões2009Menlo Park, Califórnia
4Instagram2 bilhõesUS$ 51,4 bilhões2010Menlo Park, Califórnia
5TikTok1,2 bilhãoUS$ 9,5 bilhões2016Culver City, CA
6Snapchat750 milhõesUS$ 4,6 bilhões2011Los Angeles, Califórnia
7Pinterest465 milhõesUS$ 2,8 bilhões2005São Francisco, Califórnia
8Reddit430 milhõesUS$ 670 milhões2010São Francisco, Califórnia
9LinkedIn310 milhões$ 12. 4 bilhões2006São Francisco, Califórnia
10Threads120 milhõesDesconhecido2023Menlo Park, Califórnia
11X (anteriormente Twitter)56,1 milhõesUS$ 4,4 bilhões2003Mountain View, Califórnia

*Número de usuários ativos mensais em todo o mundo, atualizado em outubro de 2023.

Os 11 principais aplicativos de mídia social por usuários ativos mensais

MAU*
1Facebook3 bilhões
2YouTube2.5 bilhões
3Whatsapp2 bilhões
4Instagram2 bilhões
5TikTok1,2 bilhão
6Snapchat750 milhões
7Pinterest465 milhões
8Reddit430 milhões
9LinkedIn310 milhões
10Threads120 milhões
11X (Twitter)56,1 milhões

*Número de usuários ativos mensais em todo o mundo atualizado em outubro de 2023.

Os 11 principais sites e plataformas de mídia social

1. Facebook

Sede: Menlo Park, CA

Lançado: 2004

Usuários ativos mensais: 3 bilhões

Fundadores: Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz, Chris Hughes

Receita: US$ 88-91 bilhões (2023) estimada

Embora o Facebook possa não ser a nova e excitante plataforma que já foi – e possa ter caído em desuso entre os usuários mais jovens – não se engane: ele ainda existe e é mais popular do que nunca.

Hoje, o Facebook opera sob a égide da Meta, Inc., que também possui plataformas como Instagram, WhatsApp e Threads.

Nos últimos anos, o Facebook passou por uma mudança demográfica – mas a sua influência na esfera das redes sociais permanece sem paralelo.

Setores como serviços financeiros, comércio eletrônico, varejo, mídia, telecomunicações, tecnologia e bens de consumo continuam a aproveitar o alcance expansivo do Facebook para se conectar com os consumidores e aumentar o reconhecimento de sua marca – com setores mais novos, como jogos, entretenimento e empresas automotivas, também encontrando seu equilíbrio na plataforma.

Se você deseja gerar conversões, sua melhor aposta é investir em anúncios no Facebook – especialmente porque o Feed de Notícias está suprimindo cada vez mais postagens de negócios.

Dito isto, ainda existem muitas maneiras de gerar engajamento orgânico sem investir em anúncios.

Considere ingressar (ou construir) comunidades de nicho com Grupos do Facebook, aproveitando os chatbots do Messenger para comunicação personalizada ou usando vídeo ao vivo para incentivar a interação do público em tempo real.

2. YouTube

  • Lançado: 2005.
  • Sede: San Bruno, Califórnia.
  • Usuários ativos mensais: 2,5 bilhões.
  • Receita: US$ 30,4 bilhões (2023) estimados
  • Fundadores: Jawed Karim, Steve Chen, Chad Hurley.

O YouTube continua a deter a coroa como plataforma dominante de mídia social de vídeo original. Atualmente é a segunda plataforma mais utilizada, com 2,5 bilhões de usuários ativos mensais.

O potencial de alcance no YouTube é incomparável, com 89% dos adultos nos EUA usando a plataforma. Essas métricas de engajamento são difíceis de serem ignoradas pelos profissionais de marketing e marcas.

Desde a narração de histórias em vídeo de formato longo até a recente introdução do YouTube Shorts, o rival da plataforma TikTok, o YouTube oferece muitas oportunidades para as marcas se envolverem na narrativa visual e alcançarem novos públicos.

E segundo a empresa, é uma ferramenta de marketing muito poderosa. Os espectadores do YouTube dizem que têm 2 vezes mais probabilidade de comprar algo que viram no YouTube e 4 vezes mais probabilidade de usar a plataforma para encontrar informações sobre uma marca, produto ou serviço em comparação com outras redes sociais.

Quer você goste de tutoriais de beleza, transmissões de jogos, conteúdo educacional ou truques DIY, o YouTube tem de tudo. E para marcas que desejam migrar para o marketing de conteúdo centrado em vídeo, o YouTube é a plataforma a ser priorizada.

3. WhatsApp

  • Lançado: 2009.
  • Sede: Menlo Park, Califórnia.
  • Usuários ativos mensais: 2 bilhões.
  • Receita: US$ 500 milhões – US$ 1 bilhão (2023) estimado
  • Fundadores: Brian Acton, Jan Koum.

O WhatsApp continua sendo o aplicativo de mensagens sociais mais popular, muito à frente do Facebook Messenger.

À primeira vista, as marcas podem ignorar o potencial do WhatsApp, dada a sua natureza fechada de mensagens. Mas considere que o SMS tem uma taxa média de abertura de 98% em comparação com 20% do email.

É um público cativo. E, ao contrário do SMS, o envio de mensagens do WhatsApp é gratuito.

Para marcas que desejam melhorar seus esforços de atendimento ao cliente ou conectar-se diretamente com os clientes para responder às suas perguntas, o WhatsApp tem muito potencial. Oferece um canal exclusivamente direto e eficaz para interagir com seu público.

Se você conseguir quebrar o WhatsApp, terá um canal de marketing direto para o seu público.

4.Instagram

  • Sede: Menlo Park, CA.
  • Lançado: 2010.
  • Usuários ativos mensais: 2 bilhões.
  • Fundadores: Kevin Systrom, Mike Krieger.
  • Receita: US$ 50,6 bilhões (2023) estimados

O Instagram é uma rede social onde empresas, influenciadores e treinadores baseados em produtos podem prosperar.

Lançado em 2010, o Instagram rapidamente se tornou a plataforma social líder baseada em imagens e visualmente rica. Desde então, sua popularidade e alcance só cresceram, tornando-se um lugar para os usuários conduzirem e pesquisarem todos os aspectos de suas vidas.

A plataforma também introduziu novos recursos que os profissionais de marketing podem aproveitar para aumentar o reconhecimento, incluindo histórias efêmeras, vídeos verticais e muito mais.

Desde a introdução de postagens compráveis ​​em 2018, o ROI potencial para negócios baseados em produtos tem sido maior do que nunca.

As empresas B2B não apenas podem se conectar com um grande público, mas também podem fazer a transição perfeita dos seguidores da pesquisa de produtos para a compra, vinculando informações do produto e realizando vendas – tudo dentro da interface do Instagram.

E se o seu público-alvo tiver menos de 35 anos, o Instagram é uma mina de ouro: mais de 68% dos usuários do Instagram têm menos de 35 anos.

5. TikTok

  • Lançado: 2016.
  • Sede: Culver City, Califórnia.
  • Usuários ativos mensais: 1,2 bilhão.
  • Fundadores: ByteDance Ltd, Zhang Yiming, Toutiao.
  • Receita: US$ 6,19 bilhões (2023) estimados

A TikTok se autodenomina “o principal destino para vídeos móveis curtos”, com a missão da empresa de inspirar criatividade e trazer alegria. E, evidentemente, está tendo sucesso.

A ascensão meteórica do TikTok nos últimos anos não tem precedentes. Em 2017, após apenas um ano, o aplicativo se tornou o aplicativo de crescimento mais rápido em todo o mundo.

Seu foco em vídeos curtos impulsionados por tendências de áudio e visuais conquistou o mundo, com outras plataformas correndo para imitá-lo.

Apesar das tentativas de banir o TikTok nos EUA e de ser banido na Índia, em 2021, o aplicativo foi baixado mais de 3,5 bilhões de vezes em todo o mundo.

E embora o TikTok atinja usuários de todos os grupos demográficos, se sua marca deseja se conectar com a Geração Z, essa deve ser sua primeira prioridade.

Nos EUA, é particularmente popular entre a faixa etária de 12 a 17 anos, que constitui cerca de 17,7% da base de usuários.

Esses usuários também estão altamente engajados, com o usuário médio gastando quase 54 minutos no aplicativo todos os dias – o tempo mais longo de qualquer aplicativo, à frente do YouTube, com 48,7 minutos.

6. Snapchat

  • Sede: Los Angeles, CA.
  • Lançado: 2011.
  • Usuários ativos mensais: 750 milhões.
  • Fundadores: Evan Spiegel, Bobby Murphy, Daniel Smith, David Kravitz, Leo Noah Katz.
  • Receita: US$ 4,6 bilhões (2022).

Se o seu alvo é um público mais jovem, o Snapchat pode ser uma plataforma que vale a pena considerar. Esta plataforma social é um ótimo lugar para se conectar com usuários da geração Y e da geração Z.

Quase metade de todos os usuários do Snapchat tem entre 18 e 24 anos, mostrando seu imenso apelo para a geração mais jovem.

O usuário médio do Snapchat gasta 19 minutos por dia no aplicativo – tempo insuficiente para rivalizar com o TikTok e o YouTube, mas ainda assim uma janela de oportunidade para as marcas alcançá-los e se conectar com eles.

O Snapchat tem uma sensação orgânica única, com conteúdo que oferece uma visão não filtrada dos momentos do dia a dia – portanto, a plataforma é um refúgio para conteúdo gerado por usuários, vídeos de bastidores, ofertas exclusivas e aquisições de influenciadores.

A plataforma sempre manteve seu compromisso com conteúdo efêmero e em tempo real e oferece aos usuários uma sensação de privacidade que muitas outras plataformas sociais não oferecem. Por esta razão, é uma ferramenta útil para marcas que desejam falar autenticamente com um grupo demográfico mais jovem que pode estar menos interessado nas abordagens mais amplas de outras redes sociais.

E embora possa não receber tanta atenção quanto Instagram e TikTok, o Snapchat está cantarolando silenciosamente. Desde o lançamento do seu serviço de assinatura premium Snapchat+, a marca anunciou que gerou 5 milhões de assinantes pagantes que estão dispostos a desembolsar dinheiro para ter acesso a recursos exclusivos.

7. Pinterest

  • Lançado: 2010.
  • Sede: São Francisco, CA.
  • Usuários ativos mensais: 465 milhões.
  • Fundadores: Ben Silbermann, Paul Sciarra, Evan Sharp.
  • Receita: US$ 2,8 bilhões (2022).

Assim como o Instagram, o Pinterest é uma plataforma de mídia social focada em recursos visuais ricos. De receitas deliciosas a inspiração para decoração de casa, ideias de casamento, exercícios e conteúdo relacionado ao faça você mesmo, o Pinterest é onde os sonhos visuais ganham vida.

Se a sua marca tem interesse em contar histórias visuais, o Pinterest é a plataforma para você.

Notavelmente, 60% dos usuários do Pinterest são mulheres. Se o seu público é predominantemente feminino, esse é um motivo convincente para investir tempo em marketing de mídia social no Pinterest.

Isso não quer dizer que os homens não estejam no Pinterest – os Pinners masculinos aumentam 40% ano após ano (assim como os Pinners da Geração Z!).

Além do mais, o Pinterest provou ser uma ferramenta de marketing poderosa. 85% dos Pinners semanais fizeram compras em um Pin, enquanto 80% descobriram uma nova marca ou produto no Pinterest.

8. Reddit

  • Lançado: 2005.
  • Sede: São Francisco, CA.
  • Usuários ativos mensais: 430 milhões.
  • Fundadores: Steve Huffman, Alexis Ohanian, Aaron Swartz.
  • Receita: US$ 670 milhões (2022).

O Reddit se autodenomina “a primeira página da Internet” e, de acordo com o ranking Alexa, o Reddit é um dos 20 sites mais visitados.

Tornou-se conhecido como o bebedouro digital dominante e substituiu os fóruns e salas de bate-papo de outrora para ser o local ideal para se conectar com comunidades com ideias semelhantes e obter respostas às suas perguntas.

O Reddit tem uma mistura única de conteúdo e comunidade, com mais de 2,8 milhões de comunidades, ou subreddits, dedicadas a todos os tópicos imagináveis. Quer você esteja na área de tecnologia, moda, jogos ou saúde, há pelo menos um subreddit discutindo ativamente o seu setor.

Com tantos nichos, há um lugar para cada marca e empresa envolver seu público – é uma questão de encontrar os nichos onde seus clientes potenciais estão ativos e mergulhar.

No entanto, esteja avisado: o Reddit prospera com autenticidade e interação genuína. Os usuários normalmente não respondem bem à autopromoção flagrante, e os truques de marketing serão recebidos com forte ceticismo.

As marcas devem tomar cuidado antes de entrar em qualquer subreddit e tentar divulgar seus produtos aos membros da comunidade.

É crucial acertar o tom desde o início, pois os comentaristas não hesitarão em denunciar e criticar o que consideram inautêntico.

Envolva-se com atenção, contribua genuinamente e o Reddit poderá ser uma ferramenta de marketing incrível para sua marca.

9. LinkedIn

  • Sede: Sunnyvale, CA.
  • Lançado: 2003.
  • Usuários ativos mensais: 310 milhões.
  • Fundadores: Reid Hoffman, Konstantin Guericke, Allen Blue, Jean-Luc Vaillant, Eric Ly.
  • Receita: mais de US$ 15 bilhões (2023).

O LinkedIn tem sido uma espécie de azarão entre as plataformas de mídia social. Embora muitos inicialmente não esperassem que uma plataforma social focada na carreira decolasse, ela se tornou uma das plataformas mais populares e envolventes, com uma comunidade vasta e influente de profissionais.

A plataforma possui mais de 180 milhões de usuários ocupando cargos seniores, 63 milhões de tomadores de decisão e 10 milhões de executivos de nível C – tornando-a um ponto de acesso para aqueles que desejam se conectar com pessoas que têm o poder de contratar sua empresa, estocar seu produto ou faça parceria com sua marca.

E a plataforma não serve apenas para networking – é um centro de aspirações. Todas as semanas, 61 milhões de pessoas utilizam o LinkedIn para procurar oportunidades de emprego – por isso é um local inteligente para divulgar a sua marca.

LinkedIn é uma plataforma de mídia social muito focada. Por isso, tem potencial ilimitado de conexão com um grupo de elite de profissionais que podem fazer a diferença para o seu negócio.

10. Threads

Sede: Menlo Park, CA.

  • Lançado: 2023.
  • Usuários ativos mensais: 120 milhões (2023).
  • Fundadores: Mark Zuckerberg.
  • Receita: Desconhecida.

Recém-chegado ao bloco, Threads foi criado pela equipe do Instagram e lançado em julho de 2023. O aplicativo baseado em texto foi projetado como um concorrente do X (antigo Twitter).

Parece e funciona de forma bastante semelhante ao X (antigo Twitter), embora o Threads exija que você tenha uma conta no Instagram para se inscrever.

Threads inicialmente causou impacto no espaço de mídia social ao ultrapassar rapidamente 150 milhões de downloads e se tornar o lançamento de plataforma de mídia social de maior sucesso da história.

Desde então, tem lutado para reter usuários – mas ainda há muitas promessas para o futuro da plataforma.

Então, quem deveria anunciar no Threads? Ainda é cedo, então a resposta ainda não está totalmente clara.

A boa notícia é que Threads parece estar engajando os usuários, apoiando-se em sua estratégia para criar um espaço comunitário positivo e desviando-se do cenário altamente politizado que você pode encontrar no X.

Se a sua marca está procurando uma alternativa ao X (antigo Twitter) ou deseja experimentar uma nova plataforma, certamente vale a pena testar o Threads.

Sua integração com o Instagram significa que você tem potencial para construir seguidores rapidamente se tiver uma comunidade forte e engajada no Instagram.

11.X/Twitter

  • Sede: São Francisco, CA.
  • Lançado: 2006.
  • Usuários ativos mensais: 56,1 milhões (2023).
  • Fundadores: Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone, Noah Glass.
  • Receita: US$ 3 bilhões (2023 ) estimados

Desde que foi comprado pelo CEO da Tesla, Elon Musk, em outubro de 2022, por US$ 44 bilhões, o X (anteriormente Twitter) tem enfrentado algumas mudanças e obstáculos importantes.

Perdeu aproximadamente 13% de seus usuários ativos diários – e a resposta à mudança da marca da plataforma de ‘Twitter’ para ‘X’ também não ajudou .

Com os utilizadores médios e as marcas a afastarem-se cada vez mais da aplicação, alguns estão a anunciar o seu potencial desaparecimento – enquanto outros dizem que nada mudou.

Apesar de uma compreensão clara do que o futuro reserva para a plataforma, se o seu negócio estiver relacionado a entretenimento, esportes, política, tecnologia ou marketing, ainda há oportunidades para gerar um grande engajamento neste aplicativo – se você conseguir encontrar seu público lá.

No X, as marcas têm a oportunidade de criar e aprimorar sua voz. Há espaço para ser inteligente e pessoal e ao mesmo tempo informativo e útil.

Entre nos tópicos, agregue valor, compartilhe seu próprio conteúdo e também de outros e participe da conversa. Apenas certifique-se de monitorar o aplicativo e seu público para ter certeza de que seu investimento está valendo a pena.

Quais plataformas você deve usar?

A onipresença das mídias sociais é inegável.

Desde seu vizinho adolescente que quer se tornar viral no TikTok até sua avó de 86 anos que usa o Facebook para rastrear amigos há muito perdidos, todo mundo usa a mídia social.

No entanto, quando se trata de negócios, uma abordagem única para as mídias sociais não funcionará.

Então, se você esperava chegar ao final deste artigo e encontrar uma resposta simples e definitiva na plataforma perfeita para sua marca, você está sem sorte.

Cada mix de mídia social será único.

Cada plataforma oferece recursos e funcionalidades distintas, algumas que se alinham mais naturalmente com setores ou objetivos de marketing específicos.

Esteja você procurando aumentar o envolvimento do cliente, aumentar o alcance ou criar experiências de marca inesquecíveis, tudo começa com a clareza de seus objetivos.

Comece entendendo seus objetivos, descobrindo onde seu público é mais ativo e, em seguida, adaptando sua estratégia para repercutir nesses canais.

É tudo uma questão de fazer as escolhas certas e encontrar um alinhamento autêntico para aproveitar esta poderosa oportunidade de marketing.

Atualizado com dados do Digital 2023 October Global Statshot Report da DataReportal

Com informações são do site Search Engine Journal

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