Ao vivo: Simone Tebet assume o Ministério do Planejamento

A nova ministra do Planejamento, senadora Simone Tebet (MDB-MS), assume nesta quinta-feira (05/01) a pasta, em Brasília. Tebet já assinou o termo de posse no domingo (1º de janeiro de 2023), juntamente com os demais ministros do governo Lula, e hoje ela terá a cerimônia de transmissão de cargo.

O evento desta manhã deve contar com a presença de diversos ministros de Estado, dentre eles, o da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

Simone Tebet, terceira colocada na eleição presidencial, declarou apoio a Lula no segundo turno da disputa, um dos movimentos que ajudou o novo presidente a derrotar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Assistir ao vivo – transmissão de cargo Simone Tebet

Posse de Simone Tebet no Ministério do Planejamento – assistir ao vivo

Quem é Simone Tebet

Nascida em Três Lagoas (MS), Simone Tebet é filha de Ramez Tebet, ex-governador, ex-senador sul-mato-grossense e ex-ministro da Integração Nacional.

Mestre em Direito do Estado, Tebet é professora universitária e desde a década de 1990 é filiada ao MDB.

A nova ministra foi deputada estadual no Mato Grosso do Sul e se tornou em 2004 a primeira mulher a ser eleita prefeita de Três Lagoas. Quatro anos depois, foi reeleita para o cargo.

Economia

Em 2011, Tebet assumiu o cargo de vice-governadora do Mato Grosso do Sul, na chapa encabeçada por André Puccinelli. Durante parte do mandato, foi secretária estadual de Governo.

Em 2014, Tebet se elegeu senadora pelo Mato Grosso do Sul. Na Casa, teve destaque ao compor, em 2016, a comissão especial do Senado do impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Ela votou a favor do afastamento da presidente sob o argumento de que ela havia cometido crime de responsabilidade.

Em 2019, Tebet foi a primeira mulher a ocupar a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Dois anos depois, representou a bancada feminina na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado.

Em 2022, na tentativa de se criar uma terceira via na corrida presidencial, Tebet concorreu pelo MDB. Recebeu 4,9 milhões de votos (4,16%) e ficou em terceiro lugar na disputa.

LEIA TAMBÉM