O que é “vax” a palavra do ano 2021, segundo o Dicionário da Oxford?

“Vax” é uma abreviação para “vacina” em inglês e foi eleita nesta segunda-feira (1º/11) como a Palavra do Ano pelo Dicionário de Oxford (OED).

O termo “Vax” foi muito utilizado por conta das campanhas de imunização contra a Covid-19 durante a pandemia.

A editora sênior do OED, Fiona McPherson disse ao New York Times, que trata-se de “uma palavra curta, contundente e que chama a atenção”.

À BBC, afirmou que a escolha foi “óbvia”, pois causou “um impacto mais impressionante”.

“É uma palavra que remonta pelo menos à década de 1980, mas de acordo com nosso corpus, raramente foi usada até este ano. Somando a isso tem a sua versatilidade em formar outras palavras, como vaxxie, vax-a-thon, vaxinista. Fica claro que vax era o destaque, disse.

A Palavra do Ano é baseada em evidências de uso retiradas do corpo continuamente atualizado do dicionário com mais de 11 bilhões de palavras, coletadas de fontes de notícias em todo o mundo de língua inglesa. O objetivo da seleção é “refletir o ethos, humor ou preocupações” do ano anterior, avaliando também o “potencial duradouro como termo de significado cultural”.

Economia

O uso da palavra pandemia também aumentou em mais de 57.000% este ano.

Em 2020, também por conta da Covid-19, a organização abandonou a seleção de uma única palavra em favor de destacar o efeito linguístico rápido e repentino da pandemia do coronavírus no inglês. Na ocasião, foram destacados termos como “pandemia”, “covidiots”, “Blursday” (que captura a forma como os dias da semana se confundem entre si) , “Black Lives Matter”, “Juneteenth”, “descolonizar” e “aliado”

Definições do Oxford English Dictionary para vax:

  • vax n. Uma vacina ou vacinação
  • vax v. Tratar (alguém) com uma vacina para produzir imunidade contra uma doença; vacinar
  • vaxxie n. Uma fotografia sua tirada durante ou imediatamente antes ou depois de uma vacinação, especialmente contra a Covid-19, e normalmente compartilhada nas redes sociais; uma selfie de vacinação
  • anti-vax adj. Oposto à vacinação
  • antivaxxer n. Uma pessoa que se opõe à vacinação
  • adj. dupla-vaxx Tendo recebido duas doses de uma vacina

A palavra vencedora de Oxford deste ano, vax, foi registrada pela primeira vez em inglês em 1799, enquanto seus derivados vacinar e vacinar apareceram pela primeira vez em 1800.

Todas essas palavras vêm da palavra latina vacca, que significa vaca. De acordo com o OED, isso se deve ao trabalho pioneiro do médico e cientista inglês Edward Jenner sobre a vacinação contra a varíola usando varíola bovina – uma infecção leve que ocorre em vacas – no final da década de 1790 e início de 1800.

Oxford Languages ​​diz que seu corpus, ou recurso de linguagem, reúne conteúdo de notícias que é atualizado diariamente e contém mais de 14,5 bilhões de palavras para os lexicógrafos pesquisarem e analisarem.

Leia também

Bolsonaro fazia turismo em Roma enquanto líderes do G20 trabalhavam, diz jornal italiano

Dia dos Finados: mais de 600 mil mortos na pandemia e dia refletir sobre o Fora Bolsonaro

‘Quanto você acha que vale uma vaga no Supremo Tri…?’, pergunta Bolsonaro numa live [assista]