Bolsonaro inocente, deve decidir hoje o TSE nas ações por fake news e abuso do poder econômico; siga

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dará continuidade, nesta quinta-feira (28/10), ao julgamento das duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) que pedem a cassação dos diplomas e a consequente inelegibilidade por oito anos do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do vice, Hamilton Mourão, por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. O Blog do Esmael transmite ao vivo a sessão para o Brasil e o mundo a partir das 9h.

O julgamento das Aijes foi suspenso na sessão desta terça-feira (26/10) após três ministros – Luís Felipe Salomão (relator), Mauro Campbell Marques e Sérgio Banhos – votarem pela improcedência das ações, que foram propostas pela coligação O Povo Feliz de Novo (PT/PCdoB/PROS).

Faltando apenas 4 votos para concluir o julgamento, a tendência é que o TSE considere “Bolsonaro inocente” em relação aos ilícitos imputados a ele e o vice. Em tom de deboche, bolsonaristas combinam a hashtag #BozoLivre para as redes sociais no dia de hoje.

A sessão terá início excepcionalmente a partir das 9h e marcará a despedida do ministro Luis Felipe Salomão, atual corregedor-geral da Justiça Eleitoral (JE). O biênio de Salomão como ministro titular do TSE termina na sexta-feira (29).

Ele tomou posse na Corregedoria em 1º de setembro de 2020, mas ocupa o cargo de ministro efetivo desde 29 de outubro de 2019, representando o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Como ministro substituto ele faz parte do TSE desde outubro de 2017.

Julgamento de Bolsonaro no TSE ao vivo:

Economia

Leia também

‘Quanto você acha que vale uma vaga no Supremo Tri…?’, pergunta Bolsonaro numa live [assista]

Bafão no Pânico: humorista chama Bolsonaro de “tchutchuca” do STF ao vivo [vídeo]

“Bolsonaro é inocente”, sinaliza o TSE, que julga o presidente por fake news e abuso do poder econômico