lula estaleiro rj

Lula promete reconstruir a indústria naval brasileira durante visita ao Rio de Janeiro [vídeo]

O ex-presidente Lula visitou um estaleiro no Rio, nesta sexta-feira (11/6), e prometeu a lideranças da FUP (Federação Única dos Petroleiros) que irá reconstruir a indústria naval brasileira.

Com o advento da Operação Lava Jato, entre 2014 e 2021, a Petrobras abandonou o projeto de construir navios e plataformas para a prospecção de petróleo em alto mar.

Segundo os dados mais conservadores, cerca 4,4 milhões empregos foram perdidos na indústria naval em virtude dos ataques da finada operação que supostamente combatia a corrupção.

Pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), publicada em março, assegura que a Lava Jato custou 4,4 milhões de empregos no país, não só por romper contratos, mas por manchar a imagem da indústria naval como um todo.

A desativação de estaleiros Brasil afora significa que os empregos foram transferidos principalmente para Singapura, China e Coreia do Sul –de onde vêm as embarcações utilizadas pelas petrolíferas que exploram as jazidas no país.

Assista ao vídeo