bolsonaro cpi senado

URGENTE: SENADO INSTALA ‘CPI DA COVID’ PARA INVESTIGAR BOLSONARO

  • A comissão vai investigar prefeitos e governadores
  • Prevaleceu a CPI investigando a União e repasses a estados e municípios

O Senado Federal acaba de instalar a CPI DA COVID. Bolsonaro e toda a equipe responsável pelo genocídio no Brasil serão investigados e devem pagar pelos crimes cometidos contra a vida de milhares de brasileiras e brasileiros.

A leitura no Plenário do Senado do requerimento de criação da CPI da Covid foi realizada na sessão desta terça-feira (13/4).

A ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) determinação a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia e o colapso da saúde no estado do Amazonas no começo do ano.

Os senadores Jorge kajuru (Cidadadia-GO) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) obtiveram uma liminar do ministro Luís Roberto Barroso, no STF, mandado o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), criar a CPI da Covid.

A CPI já tinha preenchido os requisitos, no entanto, Pacheco, aliado do presidente Jair Bolsonaro, procrastinava a instalação da comissão.

A CPI da Covid vai abranger também os governos estaduais, distrital e municipais.

A ideia dos bolsonaristas é que a comissão investigue também atos praticados por agentes políticos e administrativos dos estados, do Distrito Federal e dos municípios “na gestão de recursos públicos federais destinados a custear as políticas sanitárias adotadas com o objetivo de combater a pandemia da covid-19 e seus efeitos”.

Leia também

Oposição fez acordo possível

O líder da Minoria no Senado, senador Jean Paul Prates (PT-RN), vinha sustentando que o desempenho dos governos estaduais e municipais pode ser investigado pelas respectivas assembleias legislativas e câmaras municipais.

Os senadores Fabiano Contarato (Rede-ES), Cid Gomes (PDT-CE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também tinham ido às redes sociais defender que cabe às assembleias legislativas investigar possíveis irregularidades nos governos estaduais.

Cid Gomes afirmou que ampliar a CPI da Covid ou criar outra comissão “serve para desviar do fato principal e gerar confusão”. Ele também ressaltou que “CPI não é brincadeira; há uma comissão para ser instalada, inclusive com determinação do STF”.

Para Randolfe Rodrigues, o presidente da República está tentando interferir na instalação da CPI da Covid. “Não vamos perder de vista: as assembleias estaduais podem investigar as ações dos governadores. O Congresso se dedica aos desvios federais! No Amapá, já há pedido de CPI pelos deputados”, destacou Randolfe.

No entanto, prevaleceu a CPI investigando a União e repasses a estados e municípios.

Senado ao vivo discute a CPI da Covid; acompanhe agora