Corvo come corvo? Nunes Marques vai relatar impeachment de Alexandre de Moraes no STF

  • Os três principais personagens dessa trama –Kajuru, Pacheco e Marques– são mais bolsonaristas que a dona Michelle Bolsonaro

Há uma lenda segunda qual corvo não come corvo. O Corvus corax, o corvo comum, costuma se alimentar de carniça, insetos, grãos de cereais, bagas, frutos, pequenos animais e resíduos alimentares.

Feito esse esclarecimento inicial, a pedido senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), o ministro Nunes Marques foi sorteado no Supremo Tribunal Federal (STF) para relatar ação que tenta agilizar a análise do pedido de impeachment do também ministro Alexandre de Moraes.

Kajuru é o mesmo que protocolou ação pela abertura da CPI da Covid e divulgou no domingo, com consentimento, uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro. No áudio disseminado pelo senador, o mandatário esculhamba o ministro Luís Roberto Barroso –que concedeu ordem para o Senado instalar a investigação– e ameaçou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) com umas porradas.

O pedido de abertura de impeachment de Moraes foi apresentado por Kajuru ao STF logo após o ministro determinar, em 16 de fevereiro, a prisão em flagrante do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que divulgou na internet vídeo no qual defende o AI-5 — o instrumento mais duro da ditadura militar — e ameaçou fisicamente os ministros do Supremo Tribunal Federal.

Conspirar contra a ordem democrática é inconstitucional, entendeu o STF.

Leia também

Economia

Na ação que terá Nunes Marques como relator, Kajuru acusa Moraes de ter cometido crime de responsabilidade, fazendo críticas ao chamado inquérito das fake news, que apura ataques e divulgação de notícias falsas sobre membros do STF.

O presidente Jair Bolsonaro, na conversa com Kajuru, orientou o senador a articular o impeachment de ministros do Supremo.

Nunes Marques foi nomeado recentemente por Bolsonaro.

Para Kajuru, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem sido “omisso” ao não despachar o processo de impeachment de Alexandre de Moraes.

“Houve insistentes agressões às garantias da liberdade de expressão e de imprensa, bem como a recente violação à imunidade parlamentar de um deputado federal no pleno exercício de seu mandato, preso ilegalmente a seu mando e alvitre, ferindo igualmente a liberdade de expressão e direito de opinião, essenciais para a crítica e a fiscalização dos Poderes da República, ainda mais num momento de crise e pandemia”, sustentou no Supremo o senador Jorge Kajuru.

O diabo nisso tudo é que os três principais personagens dessa trama –Kajuru, Pacheco e Marques– são mais bolsonaristas que a dona Michelle Bolsonaro.

Quanto ao processo de impeachment, que espera um relatório de Nunes Marques contra Moraes, você acha que corvo come corvo?

A conferir.