China ultrapassará EUA como a maior economia do mundo em 2028, afirmam especialistas

Compartilhe agora

A China ultrapassará os Estados Unidos para se tornar a maior economia do mundo em 2028, cinco anos antes do estimado anteriormente, devido à recuperação contrastante dos dois países da pandemia COVID-19, disse um grupo de especialistas.

“Por algum tempo, um tema dominante da economia global tem sido a luta econômica entre os Estados Unidos e a China”, disse o Centro para Negócios e Pesquisa Econômica (CEBR) em um relatório anual divulgado no sábado.

“A pandemia de COVID-19 e as consequências econômicas correspondentes certamente colocaram essa rivalidade em favor da China”, acrescentou.

O CEBR observou que a “gestão habilidosa da pandemia” da China, com suas medidas rápidas de bloqueio, e o impacto do COVID-19 no crescimento de longo prazo no Ocidente, significava que o desempenho econômico relativo da China melhorado.

A China parece estar a caminho de crescer em média 5,7% ao ano entre 2021 e 2025, antes de desacelerar para 4,5% ao ano entre 2026 e 2030.

Embora seja provável que os Estados Unidos tenham uma forte recuperação pós-pandemia em 2021, seu crescimento desaceleraria para 1,9% ao ano entre 2022 e 2024, e depois para 1,6%.

O Japão permaneceria a terceira maior economia do mundo, em termos de dólares, até o início dos anos 2030, quando seria ultrapassado pela Índia, o que empurraria ainda mais a Alemanha do quarto para o quinto lugar.

O Reino Unido, atualmente a quinta maior economia pela medida do CEBR, cairia para o sexto lugar a partir de 2024.

Da Agência Reuters