Vaza Jato: Moro será ouvido pela Câmara nesta terça

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, deverá ir à Câmara dos Deputados nesta terça-feira (2) para explicar o escândalo da Vaza Jato.

LEIA TAMBÉM:
Prisões inconstitucionais irão continuar este ano, avisa Toffoli

O depoimento será acompanhado por integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, e da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. As três comissões aprovaram convites ao ministro e, em acordo, decidiram fazer uma audiência conjunta.

Os deputados querem esclarecimentos sobre o conteúdo revelado pelo site de notícias The Intercept Brasil, que trouxe mensagens trocadas entre Moro, então juiz federal, e o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o procurador Deltan Dallagnol.

Moro deveria ter comparecido à Câmara no último dia 26 para dar esses esclarecimentos, mas cancelou a audiência porque estava nos Estados Unidos, o que revoltou o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Helder Salomão (PT-ES).

“Alguns deputados e as próprias comissões estão buscando entender por que o ministro não compareceu. Ele deve explicações à sociedade brasileira. Ele precisa se explicar. Ele precisa explicar os bastidores da Lava Jato.”

Economia

Em audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos, o fundador do Intercept, o jornalista Glenn Greenwald, afirmou que houve conluio entre o então juiz Sérgio Moro e os procuradores que atuam na Lava Jato. Para ele, as mensagens vazadas apontam parcialidade nas decisões do então juiz.

A audiência pública com Sérgio Moro será transmitida ao vivo pelo Blog do Esmael a partir das 14h.

Com informações da Agência Câmara