MEC: Novo ministro tem carta branca para nomear e demitir; o alvo são os militares


O novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, terá carta branca para nomear cargos e demitir para a pasta, informou na tarde desta segunda-feira (8), o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros. Weintraub mira nos cargos de segundo escalão do ministério, principalmente as áreas sob comando de militares.

De acordo com uma fonte do alto escalão do Palácio do Planalto, Weitraub tem a intenção de reconduzir ao MEC ex-alunos do ideólogo de direita Olavo de Carvalho, demitidos pelo antecessor Ricardo Vélez. O ministro também deverá exonerar militares colocado na área por seu antecessor, informa O Globo.

Questionado sobre qual será o destino do tenente-brigadeiro do ar Ricardo Machado Vieira, nomeado para o cargo de secretário-executivo do MEC há dez dias, Rêgo Barros se esquivou e voltou a repetir que o novo ministro terá liberdade para escolher seus auxiliares: “O nosso presidente autoriza e estimula que os ministros escalem suas equipes” disse.

Para o lugar de Machado Vieira, o novo ministro deve indicar Eduardo Melo, que havia sido exonerado por Vélez do posto de adjunto na Secretaria Executiva do MEC, no dia 11 de março.

*Com informações do jornal O Globo