Gaeco prende “homem da mala” do tucano Beto Richa

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público (MP) do Paraná, prendeu temporariamente nesta sexta-feira (29), em Curitiba, Pablo Augusto Granemann, apontado como o “homem da mala” do esquema de corrupção cuja liderança é atribuída ao ex-governador Beto Richa (PSDB).

LEIA TAMBÉM:
Lula poderá ser solto pelo STJ na semana que vem

A ação faz parte da 5ª fase da Operação Quadro Negro, investigação sobre desvios de recursos públicos de obras de escolas no Paraná.

Segundo as investigações, Granemann tinha a função buscar valores para entregar ao grupo do tucano.

O Gaeco também cumpriu uma ordem de busca e apreensão na residência do “homem da mala”.

Beto Richa foi preso preventivamente no dia 19 de março, na 4ª fase da operação. Na ocasião, também foram capturados por tempo indeterminado o ex-secretário do Governo do Paraná Ezequias Moreira e o empresário Jorge Atherino.

Economia

A Quadro Negro investiga desvios de R$ 22 milhões por meio de aditivos contratuais sobre construção e reformas de escolas estaduais. O inquérito mira ainda em crimes de corrupção, fraude à licitação e organização criminosa.

O Blog do Esmael registrou em primeira mão, no início de junho de 2015, o escândalo e a consequente queda da cúpula da Educação do Paraná na época.

Com informações do Estadão