Em meio à greve de professores, suspeita de corrupção derruba cúpula da Secretaria da Educação no Paraná

Jaime Sunye, que denunciou suposto esquema na Educação envolvendo mais um amigo do governador, levou "xeque-mate" de Beto Richa que o demitiu da superintendência da SUDE; Maurício Fanini, parceiro de partida de tênis no Graciosa Country Club, também foi defenestrado da presidência da Fundepar; malfeito teria ainda a participação de fiscais da Paraná Educação; os três órgãos têm em comum o vínculo com a Secretaria de Estado da Educação (SEED); exonerações teriam ocorrido de forma sumária numa “operação abafa” do Palácio Iguaçu nas vésperas da assembleia geral da APP-Sindicato, na terça-feira (9), que vai decidir ou não pelo fim da greve dos educadores.

Jaime Sunye, que denunciou suposto esquema na Educação envolvendo mais um amigo do governador, levou “xeque-mate” de Beto Richa que o demitiu da superintendência da SUDE; Maurício Fanini, parceiro de partida de tênis no Graciosa Country Club, também foi defenestrado da presidência da Fundepar; malfeito teria ainda a participação de fiscais da Paraná Educação; os três órgãos têm em comum o vínculo com a Secretaria de Estado da Educação (SEED); exonerações teriam ocorrido de forma sumária numa “operação abafa” do Palácio Iguaçu nas vésperas da assembleia geral da APP-Sindicato, na terça-feira (9), que vai decidir ou não pelo fim da greve dos educadores.

O governador Beto Richa (PSDB) exonerou na quarta-feira (3) seu amigo Maurício Jandoi fanini Antonio da presidência do Instituto de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), autarquia recriada sem muito alarde no início de 2015. Antes, porém, o moço ocupara a diretoria de Engenharia, Projetos e Planejamento da SUDE (Superintendência de Desenvolvimento Educacional).

O decreto nº 1602 que demite o colaborador e amigo do tucano será publicado no Diário Oficial do Estado nº 9466, desta segunda-feira, dia 8 de junho, véspera da assembleia geral dos professores e funcionários de escola em greve que lutam pela reposição de 8,17% na data-base.

A SUDE e a Fundepar são órgãos vinculados diretamente à Secretaria de Estado da Educação (SEED), que tem como tarefa zelar pelo bom funcionamento da infraestrutura nas 2,1 mil escolas da rede pública estadual. Pois bem, é aí que a porca começa torcer o rabo.

O demitido é suspeito de cometer desvios de recursos que seriam destinados à construção e reforma de escolas. Na lista de sacanagens estaria o pagamento a empreiteira de obras que nunca existiram. Segundo uma fonte do Palácio Iguaçu, o “valor” ainda está sendo periciado. O esquema também teria a participação de fiscais de uma terceira autarquia ligada à SEED, a Paraná Educação, que acabou incorporando as funções da extinta Secretaria de Obras (SEOP).

Maurício Fanini é amigo e parceiro de partida de tênis do governador no Graciosa Country Club. Ele foi diretor de Pavimentação na Prefeitura de Curitiba quando Beto Richa era secretário de Obras, na gestão de Cássio Tanighuchi (DEM), de quem o tucano fora vice-prefeito, o início dos anos 2000.

Bem relacionado com o governador, o ex-diretor da SUDE e ex-presidente da Fundepar também tinha uma boquinha de conselheiro de administração na Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná). Em 2013, Fanini relatou em reunião da empresa aluguel de salas comerciais, no valor de R$ 14 milhões, em favor de um dos doadores na campanha do amigo na eleição de 2010.

Nessa intrincada história quem também levou “xeque-mate” foi o superintendente da SUDE, o enxadrista Jaime Sunye, que denunciou o esquema do amigo do governador a seus superiores. A exoneração do denunciante aparecerá no decreto nº 1601, que também será publicado no Diário Oficial desta segunda-feira.

Mas que diabo tem Sunye como amigo do governador Beto Richa? Nada. Foi o autor das denúncias das supostas estripulias de Fanini.

“Eu descobri alguns equívocos e os levei aos meus superiores”, confirmou ao Blog do Esmael o ex-superintendente Jaime Sunye sem dar detalhes do processo administrativo interno na SEED. “Houve desvio de conduta”, sentenciou.

O enredo é recheado de “coincidências”, de acordo com a fonte palaciana. Primeiro, o ex-superintendente da SUDE levou o caso ao então secretário da Educação, Fernando Xavier, que foi demitido; depois, recorreu ao Procurador-Geral do Estado, Ubirajara Ayres Gasparin, que também foi defenestrado do cargo.

Sem respostas concretas à denúncia que fez, Jaime Sunye foi à secretária interina da Educação, Ana Seres Comin, que levou o caso ao governador Beto Richa. Para surpresa geral, o denunciante e o denunciado foram colocados dentro do mesmo saco e atirados ao mar.

Seria a solução encontrada por Beto Richa para encobrir mais um escândalo, às vésperas da assembleia dos educadores em greve?

A diretora de Informação e Planejamento Vanda Dolci Garcia assumiu interinamente a superintendência da SUDE. Na campanha de reeleição, ela virou sensação por 15 minutos quando um documento do candidato para área, publicado num jornal, dizia “ver com a Vanda quais são os números”.

As suspeitas de corrupção na área educacional envolvendo mais um amigo do governador se somam às denúncias de propina na Receita Estadual, que também tem um amigo de corrida das 500 Milhas, bem como as de pedofilia com um ex-assessor e amigo de Londrina.

Mas diante de mais essa história cabeluda não dá para deixar de protestar: enquanto os educadores lutam pelo direito de receber reposição inflacionária de 8,17%, o que é lei e lhes é negado, o dinheirinho que poderia resolver o impasse da greve escorre pelo ralo da corrupção para os amigos próximos ao governador Beto Richa.

Que fazer? A quem recorrer? A educação pede socorro!

66 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O Sr. Beto Richa deve conhecer muito bem aquele ditado: “Digas com quem andas que direi quem tu és.”

  2. E o que dizer dos aditivos nas obras estado? Pior todas paradas….

  3. Canalha dos canalhas…
    Mais sujo que fossa de presídio, pinóquio tenta, chafurdando na merda que lhe escorre desde de o já ralo topete, entrando pela podre boca e saindo pelo já arrombado fiofó, se limpar de alguma forma, mas a cada dia que passa, seus amigos podrões vão lhe agarrando pelas pernas e mantendo ele na merda…
    Fanini, notório pelas armações engendradas com empreiteiras doadoras de campanha para pinóquio, foi protagonista no escândalo da empresa F. Bertoncello que, contratada para reformar o C. E. República Oriental do Uruguai, fez uma obra prá lá de vagabunda, deixou tudo quebrado, o colégio sem condições de uso e os alunos sem aulas…
    Houve até passeata da comunidade na época.
    Outra empresa teve de ser contratada emergencialmente, tendó sido gasto o triplo do valor para obras emergenciais, no final da história.
    Flavio Arns, secretário da educação na época, já pedira a cabeça de Fanini (cabeça enorme por sinal!), sendo ignorado solenemente por pinoquio…
    E este é apenas um dos casos.
    Segundo os mais próximos da SUDE, Fanini operou como uma espécie de arrecadador de “doações” das empreiteiras dos “amigos”, para as campanhas de pinóquio, e estas estranhamente eram sempre as vencedoras das licitações para obras de construção de escolas novas e de reparos nas da rede.
    Sabe-se de escolas que não tiveram um buraco aberto para alicerce, com verbas altíssimas já liberadas para a construção dos telhados…
    Na CIC tem uma escola que foi alagada pelo esgoto durante uma chuvarada.
    A direção pediu ajuda, pois não conseguia trabalhar com merda boiando na sala de aula.
    A SUDE nem se mexeu…
    A direção contou com a comunidade para se safar do bosteiro!
    Tchau, Fanini!

  4. Mamãe Arlete poderia interceder pelo filho explicando:
    O problema do menino são as más “companhias”…
    Mas ela não o faz, porque ela e todos os pais sabem
    que são os próprios filhos, que procuram essas más
    “companhias”, porque são iguais a elas.
    É Beto: tá difícil explicar tanta traia!
    Diga-me com quem andas…

  5. vergonha estadual.justica esiste.onde esta.

  6. Não é difícil entender os problemas do governo do Paraná, simples até demais. Há sete ou oito anos eu ia seguido na SEMA, resolver questões ligadas ao meio ambiente. Observava que no estacionamento daquela Secretaria, o melhor carro que ali estava era um jipinho Vitara com uns 5 anos de idade. O carro do Estado usado pelo Secretário da época, Sr.Rasca Rodrigues era um Santana Branco sem ar condicionado. Há questão de 10 dias precisei ir até a mencionada Secretaria e fiquei impressionado com a quantidade e qualidade dos carros ali estacionados, maioria com menos de ano de uso e carrão um mais interessante que o outro, carros caros. Comecei a refletir, nada contra a quem possa ostentar carrões, mas devem ganhar bem, logo se ganham bem, esse salário vem do Estado e aí coitados dos concursados e professores. A matemática não falha ela é perfeita. Gasta demais e mal gasto, vai faltar em algum lugar, daí tanta briga para não dar o aumento de direito dos mestres.

  7. TENHO UMA PERGUNTA: A ASSEMBLEIA DESLEGISLATIVA E A INJUSTIÇA VÃO FAZER O QUE?
    BALA DE BORRACHA, PUNIÇÃO, DESCONTOS, DESIGUALDADE NA REPOSIÇÃO,SAQUE DA PREVIDÊNCIA, AMEAÇAS…, É SÓ COM PROFESSORES. AH TÁ!!!

  8. Alguém reclamou da “GAZETA DO POVO” ela simplesmente se vendeu como um relés prostituta!

  9. alguém conhece UM POLÍTICO honesto???? escreva e assine embaixo….
    Mas também tem o outro lado da moeda – NÃO EXISTE CORRUPTOR SEM O CORROMPIDO, em todos os níveis do governo e empresarial!!!

  10. tem quem diz que uma mentira pode se tornar realidade.pois de tanto ouvir,se tornou verdade,o mesmo se com agua mole em pedra dora tanto bate ate que fura.EDUCACAO NAO PODEMOS DESISTIR SIGAMOS EM FRENTE.

  11. Esse governo é uma desgraça, recordista em comissionados, milhares de cargos gratificados, corrupção para todos os lados, as escolas, universidades e órgãos totalmente abandonados… Fora Beto Lixo!

  12. Lamentável Sr. Governador do Estado Beto Richa, novamente tens demonstrado inaptidão em exercer um pleito de governança. Além disso, não tens habilidade em debater, dialogar e, muito menos, administrar o nosso bem público, que é do povo paranaense e infelizmente sob seu “poder”. As pessoas estão indignadas,com sua insensatez e ignorância.
    Gostaria de fazer um pedido peça sua exoneração, porque não és digno de “CUIDAR” DO NOSSO ESTADO…

  13. A questão não é só como tirar o Governador, mas como ele foi parar lá e da maneira que foi. Os professores devem pensar nos estudantes sim, pois senão, estariam chegando ao nível do calhorda, egoísta, ganancioso e muitos etc… Os movimentos e a campanha não podem parar. Todos devemos ser atuantes sempre. de 4 em 4 anos ou de 2 em 2 anos, alternando os âmbitos, não pode mais ser a regra. Movimentos e campanha devem continuar de agora, até, durante e depois de cada eleição. O sistema está corrompido e só o voto “consciente” pode mudar isso, se quisermos viver sob a democracia. Chega de boquinha pra ganhar uns trocados nas eleições. Ninguém deve aceitar nenhum tipo de ajuda financeira pra apoiar esse ou aquele. No que as pessoas acreditam afinal? O que as pessoas querem para si e para o próximo? Essa situação instalada no estado entre os professores e o governo, não passa de birra, porém digo que a birra por parte dos professores é moral, é tardia, mas necessária para ajudar a movimentar a sociedade no caminho da política “consciente”. O resultado foi muito melhor do que se imagina, porém não deve parar por aqui. Contudo os estudantes paranaenses não podem ser mais prejudicados. Já a birra do governador é perversa. Foi chamada a atenção para os desmandos do governo. ele, com letra minúscula mesmo, ja poderia ter dado o aumento, mas vai segurar até o último fôlego. Ele quer queimar a imagem dos professores também. ele está queimado, então pra ele ja não faz mais diferença. Com isso ele quer que os professores se queimem com a sociedade e acabem perdendo a legitimidade do movimento. ele quer que a sociedade comece a questionar a greve, se ela é realmente necessária. Então a APP deve ser inteligente. Voltem pras salas de aula, porém não parem, repito, não parem com os movimentos e a campanha. Angariem mais servidores, entidades, e a população para uma politização de fato no nosso estado. Continuar a greve será fazer o que ele quer. Se há preocupação em não “perder” pra ele, tudo bem, deixem ele pensar que venceu essa batalha, que os professores voltaram sem o aumento pedido e merecido. E não aceitem nada, por protesto. Se aceitarem o mais ou menos ele ganha. Passeatas semanais, movimentos pelas redes sociais, trabalhos em sala de aula, gincanas culturais, tudo em torno desse tema, até ele dar o aumento pedido, com retroativo e todo o mais. E a guerra será vencida, de fato, quando nas próximas eleições, ele e os seus parceiros, todos os seus parceiros não conseguirem se eleger. Começando pela próxima em 2016. Àquele que será apoiado por ele e os que fingirem não ser mais apoiados por ele. Tá dito…

    • Como vamos encontrar tempo para continuarmos mobilizados se teremos que repor aulas aos sábados, recessos, férias de janeiro e também onde encontrar ânimo pra lutar se a nossa previdência foi roubada e sem o direto da reposição da inflação respeitada??? Haja força e garra… Somos fortes mas vamos voltar cansados, desanimados, humilhados… Vai ser difícil.

  14. “Se gritar pega ladrão…”, já dizia a canção.Este é o bordão deste governo. Também defendo o retorno das aulas, mas sem aceitar a migalha que nos foi oferecida. É uma ofensa, uma humilhação. Vamos prás escolas, mas em estado de greve permanente, mobilizados; e lá, no chão da escola, mostrar prá sociedade, o sucateamento e desmonte da escola pública no Paraná.

  15. Nas eleições quase 80% dos professores e funcionários públicos votaram no dito cujo, agora aguenta que bom cabrito
    não berra assim quem sabe aprendam a votar.

  16. Uma perguntinha simples……………….

    O que nós professores, hoje sem direitos e estímulo
    transmitiremos aos ” nossos ” estudantes ?

    Sinceramente ?

    Este país perdeu sentido para nós, profissionais de
    uma área extremamente reflexiva e crítica.

    Pensamos seriamente no ” aeroporto ” e quem sabe ,
    uma outra sociedade, onde professor seja importante

    Infelizmente, as balas nos calaram….

  17. São tantas as denuncias e escândalos deste cara de pau chamado Beto Richa e que já nomeou os melhores criminalistas do estado para defendê-lo e vai exonerando os denunciados, e, ninguém vai preso o dinheiro roubado não volta a farra com o dinheiro público só aumenta e até quando nós vamos ter que suportar essa pouca vergonha “CADÊ O INISTÉRIO PUBLICO!” Será que está como a Polícia Militar acocado embaixo das asas deste suposto governador?
    Depois ainda quando chega as eleições somos obrigados a VOTAR. O BRASIL NÃO TEM LIDERANÇA POLÍTICA, MAS ARROMBADORES DE COFRES ESTÁ TRANSBORDANDO.

  18. A coisa está ficando preta! Que final terá este governador? Hummmm vai ser legal!

  19. É lamentável… a cada dia aparece mais podridão. E o que acontece com eles? NADA!!!

  20. corrigindo: faucatruas.

  21. Sou a favor da volta às aulas mas sem os miseráveis 3%. Temos que repudiar a esmola para ganharmos a sociedade que acha que estamos em greve por dinheiro. Sou a favor de que se abra o canal de negociações, se houver), mas que jamais se abaixe a cabeça por esse índice miserável.d

  22. E a exoneração do Beto Richa, quando vai ocorrer???

  23. Esse governo é podre dos pés a cabeça e infelizmente parece que a nossa justiça finge não enxergar por onde esta se esvaindo o dinheiro do povo do Paraná. Até quando teremos que aguentar essa inoperância da nossa justiça?

  24. Uma pena, professor Sérgio Stacheski, vê-lo, mais uma vez, aliado aos poderosos.
    Pena por observar que poderia, em razão de sua formação, agir de forma ética, junto a seus colegas.
    Muitos alunos estão com os professores, pois entendem a legitimidade docente. Não seria esta uma oportunidade para “dar uma boa aula de ética e cidadania” ou mesmo manter-se em silêncio, em respeito àqueles que lutam?

  25. Meu faro me diz que ainda estamos no andar das perfumarias (e já fede muito).

  26. AS MENTIRAS NÃO DURÃO PARA SEMPRE… A CASA DELES ESTÁ CAINDO. POBRE PARANÁ! VAMOS DEFENDER , POIS SE O BARCO DELES ESTÁ AFUNDANDO, NÃO DEVEMOS DEIXAR QUE O ESTADO DO PARANÁ VÁ JUNTO. NÓS, DA EDUCAÇÃO ESTAMOS LUTANDO. QUEREMOS QUE TODA A SOCIEDADE VENHA JUNTO PRA ESTA LUTA.

  27. É preciso que a Polícia passe investigar mais a fundo na Secretaria de Edução, outras maracutaias vão ser encontradas.
    Quando é que vai ser cumprido o Decreto assinado em Janeiro deste ano pelo Governador Beto Richa de que todos os servidores fora de suas atividades deveriam voltar para suas respectivas Secretarias.
    Há servidores da Secretaria de Educação em outras Secretarias, em desvio de função e que é mais grave, estão em cargos comissionados. Assim a administração do Estado vai de mal a pior.

  28. Boa tarde, olha tem que intensificar as investigações pois outro lugar quem tem fumaça chama-se IAP la a coisa e feia, tenho amigos que para conseguir uma licença chegaram a pagar entorno de 300000….Gaeco vai que tem crime…este desgoverno do Beto e só gente que rouba muito…povo acorda… e foi antes da eleição…vamos ficar de olho..Esmael…

  29. a coisa ta feia, pede pra sair!!! #forabetoricha

  30. Cadê a nossa mídia, ( jornais que não denunciam e com isto, acabam copactuando com o desgoverno de todo o Paraná…
    A greve deve continuar…

  31. fica beto ,fica beto .voce esta protegido ,fica beto fica.pode continuar,eles estao ao teo lado ,fica beto.

  32. E agora? Sobra corrupção e dinheiro prá todo lado, só não tem dinheiro prá repor a inflação para os trabalhadores? O governo vai ter dificuldade de explicar isso aos trabalhadores públicos…PARA OS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO HÁ RECURSOS E PAGA-SE OS 8,17% para educadores não ? A discriminação é ilegal….

    • Claro, esse governador corrupto tem que dar atenção especial ao aliado judiciário paranaense né…afinal de contas são eles que irão julgar “com muita boa vontade” as falcatruas desses bandidos que governam o Estado.

  33. Eu não quero saber disto…
    Eu quero saber quem é que vai defenestrar este
    individuo chamado Beto Richa do Governo..
    Ele esta fazendo média..
    Ele não…o cara do PSDB de São Paulo que veio
    aqui para tentar por a casa no lugar..e levar o
    dinheiro do Paraná para pagar as contas do PSDB
    Nacional..

  34. A maquinaria estatal do Estado do Paraná é um caleidoscopio de nepotismo, patriarcalismo, patrimonialismo e corrupção. Aos pouco o povo vai desvendando os miterios da gestaão tucanóide nas terras das Araucarias!!!!

  35. Engraçado, este tipo de matéria não aparece na gazeta do povo, só matéria que saiu dizendo que o governo não tem dinheiro e querendo colocar a culpa nos professores, absurdo gazeta do povo vendida!

  36. Sinceramente, até hoje a população paranaense nunca presenciou tantos escândalos ao mesmo tempo num governo, como atualmente está ocorrendo.
    A grande pergunta que não quer calar entre os paranaenses. Quando é que o Governador Beto Richa vai cair na real, quando é que vai sentir vergonhas de seus atos e pedir para sair ?

  37. a corrupção no desgoverno beto richa é regra.

  38. Quanto a greve: acho que não conseguiremos mais desse governo corrupto nesse momento então melhor voltar e esperar pelo impeachment, essa será a MAIOR DE TODAS AS VITÓRIAS, quando deposto voltamos e exigimos nossos direitos.
    Agora é o momento da sociedade sair as ruas . . . quem serão esses homens e mulheres cidadães paranaenses???

  39. Viva a corrupção, viva ……

  40. A greve acabando tenho certeza que a podridão vera como uma avalanche e esse desgoverno vai parar de exonerar e se não renunciar quem sabe os deputados demagogos caem na real e começam o processo de impeachment.
    Deputados deixam de serem demagogos e apresentam amanhã um projeto substitutivo cumprindo a lei da data base e corrigem os 8,17% retroativo a maio depois não adianta mais.

  41. Olá Esmael, depois de tanta sacanagem desse governo e governador sugiro, visto que vc tem relatos de tantos crimes, que organize um post com todos crimes na qual esse governo tem feito parte e estão (espero) sendo investigados pelo GAECO e Ministério Público. Assim, em síntese, ficará mais fácil para divulgar a população infelizmente entorpecida de mentiras e omissões nas TVs e jornais. Grato.

  42. A imagem que tenho deste governo é de incompetente, corrupto e pior esta mais perdido que cego em tiroteio.

    O Paranaense deveria dar um chego neste cara e colocar o estado para andar este negócio que o problema é o Brasil não cola.

    Estive no Sudeste e Nordeste os estados estão com inflação menor que o Paraná e a economia não está assim o problema é pontual é falta de gestão e incompetência.

    O Governador poderia entrar com pedido de afastamento para tratamento de saúde por 90 (noventa) dias e com certeza o estado começaria a andar e acabar com tanta baboseira o cara é ruim demais. Quando retornasse era só colocar a vice para continuar e negociar e ele posar de governador.

  43. E os três patetas comissionados Parreiras, Flávio Luiz e o tal do Fala Merda o que acham disso? Não vão comentar nada sobre a corrupção no governo do patrão não?

  44. ENQUANTO ISSO NOSSA TAL,justica esta dormindo pois hoje e domingo 07,06,2016.amanha se eles digo a justica acordar talves irao inveiticar,se antes da propina,eta justica fraca .este e o governador beto rico com dinheiro do parana,avalistas a justica .

  45. Por traz de um grande desfalque sempre há um comissionado de confiança do governador. Em soma tudo o dinheiro roubado daria p/ dobrar o salário do funcionalismo.

  46. Depois dessa. A greve continua

    • A APP-Sindicato, como pensa no bem dos nossos estudantes, irá orientar para o encerramento da Greve. Os alunos não podem mais ser prejudicados desta forma.

      • Engraçado que enquanto os servidores (professores), estão sendo prejudicados, ninguém ta nem ai, agora quando os alunos passam a ser prejudicados ai aparece os boca aberta puxa sacos desse governo corrupto para opinar e dar suas “brilhantes opiniões”, fingindo não saber das canalhices desse governo.

        • Votaram neste crápula e não que seus filhos sofram prejuízos com a greve. Voto tem consequência, porque apenas os servidores (professores) têm que arcar com as consequências?

      • Se o governador pensasse nos estudantes já teria dado o reajuste de 8,17% que os professores pedem. Qualidade na educação só será possível com professores bem remunerados, respeitados, e escolas bem cuidadas.

      • A APP está fazendo seu papel, os pais deveriam cobrar do Excelentíssimo governador o fim da greve e educação pública de qualidade.Para fazer farra ele tem dinheiro, mas para ele realizar suas obrigações como governo não tem.
        Os estudantes tem que se agilizarem e cobrarem de seus pais mais participação nas decisões dentro das escolas e na comunidade, pois participação popular não dói e faz parte das obrigações como sociedade para o bem da coletividade e aplicação das políticas públicas.

  47. Por estas e outras que a praga tucana poderia muito bem ser comparada à praga dos gafanhotos que assolou o antigo Egito.
    Temos que nos livrar desta escravidão, aqui no Novo Tucanistão, ou seremos devorados tb.

  48. Nesse desgoverno ninguém se salva.
    Todos estão envolvidos em alguma maracutaia. Desde os que carregam as raquetes, volantes, cobertores e fotos do desgovernador aos comissionados que nada mais são que cabos eleitorais e fake nas redes sociais.
    Quanto a demitir o delator é óbvio o motivo, porque do contrario ele continuaria a denunciar e como se sabe a máfia do PSDB não admite traição. Afinal todos eles são muito bem remunerados para ficar de boca fechada.