Dia da Consciência Negra tem manifestações em todo o país contra o racismo


O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta terça-feira(20), será marcado por manifestações, atos públicos, debates e eventos culturais em todo o país. Movimentos sociais de luta contra o racismo acreditam que o momento político, com a vitória eleitoral de Jair Bolsonaro(PSL), apresenta riscos para as conquistas e os direitos civis da população negra.

Em São Paulo, a XV Marcha da Consciência Negra acontece a partir das 13h no vão livre do MASP. Na USP, o II Encontro de Educação, Negritude e Relações Étnico-Raciais será realizado nos dias 22 e 23 de novembro.

Em Salvador haverá marcha a partir das 14h no bairro de Campo Grande, na Praça da Sé. Lá também acontece a Alvorada dos Ajás, que na edição desse ano homenageia a memória do capoeirista Moa do Katendê, assassinado em um crime de ódio.

No Mato Grosso do Sul, a Assembleia Legislativa do estado irá homenagear personalidades reconhecidas pela luta de combate ao racismo e da promoção da igualdade racial com a comenda Zumbi dos Palmares. No Rio Grande do Norte, a Câmara Municipal de Natal presta homenagem similar às personalidades locais a partir das 18h.

Em Goiás, a IV edição do projeto Ecoar das Vozes acontece nesta terça-feira (20), das 9h às 21h na Vila Cultural Cora Coralina, e tem o objetivo de evidenciar o protagonismo da comunidade negra na luta contra o racismo.

*Com informações da Agência PT de Notícias

Economia