Por que 42% de votos brancos e nulos apavoram a direita

O PT pode ser o grande beneficiário do “não voto” nas eleições de outubro. Segundo o instituto DataPoder360, 42% dos brasileiros dizem que votarão em branco ou anularão seu voto. Este número apavora a direita, como se explica abaixo.

Lula lidera a corrida presidencial em todas as pesquisas sérias. Em algumas, ele chega a 40% dos votos válidos ameaçando faturar já no primeiro turno.

Jair Bolsonaro, o segundo colocado, tem 18% das intenções de voto. Ou seja, o número de brancos e nulos mais do que dobram em cima do ex-capitão do Exército.

Mesmo que seja impedido na undécima hora pelo TSE, o ex-presidente tem condições de transferir os votos para uma candidatura orgânica do PT. Neste cenário, de apenas 58% “votos bons” estarem em disputa, um “poste” de Lula chegaria ao segundo turno com reais chances de vencer.

No levantamento do DataPoder 360 em tela, Lula tem capacidade de transferir 34% dos votos para Fernando Haddad, por exemplo, nome cogitado como ‘plano B’ do PT.

A pesquisa foi feita entre 25 a 29 de junho, com 5,5 mil entrevistas por telefones fixos e celulares, em 229 cidades . A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro do estudo no TSE é BR-05297/2018.

Economia