A Boeing e a Embraer anunciaram na manhã desta quinta (5) a assinatura de um memorando de entendimento que estabelece a criação da empresa que receberá a divisão de aviação comercial da brasileira. Pela proposta de US$ 3,8 bilhões, o conselho da nova empresa ficaria com brasileiros, que irão controlar 20% das ações, mas obedecendo às ordens do diretor-presidente da empresa americana, Dennis Muilenburg.
Como se não bastasse, a proposta inclui a criação de uma nova companhia também para a área de defesa, que incluiria projetos brasileiros como o avião militar de carga KC-390. Não foi divulgado em que estágio está esse processo nem quando pretende-se finalizar a formação dessa associação.
O Sindicado dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região informou que irá exigir do governo e do Congresso Nacional o veto da venda da parte mais importante da Embraer. Segundo o sindicato, o acordo “coloca em risco a soberania nacional e e milhares de empregos do setor aeronáutico”.
A nota ainda afirma que “desde que os planos de venda foram divulgados, no final do ano passado, as demissões não param de acontecer na Embraer. Embora o Sindicato não tenha acesso a números oficiais, estima-se que este ano já foram demitidos cerca de 300 funcionários”.
Os deputados petistas Carlos Zaratinni (SP), Henrique Fontana(RS) e Arlindo Chinaglia (SP) afirmaram nesta quarta (4) que as negociações relativas à perda do controle acionário da Embraer para a norte-americana Boeing e sobre o acordo de cooperação entre o Brasil e os Estados Unidos voltados à exploração da base de lançamento de foguetes de Alcântara no Maranhão, são um verdadeiro “atentado à soberania do país e um crime de lesa-pátria”.
Entenda a importância da Embraer
Fundada em 1969 como uma sociedade de economia mista vinculada ao Ministério da Aeronáutica, a Embraer rapidamente se tornou uma importante empresa multinacional, graças aos investimentos do governo Brasileiro. No ano de 1980 a companhia adquiriu o controle da Indústria Aeronáutica Neiva, que se tornou sua subsidiária, atual divisão de aviação agrícola. Entre as décadas de 1970 e 1980, a empresa conquistou importante projeção nacional e internacional com os aviões Bandeirante, Xingu e Brasília.
Em 1994 a empresa foi privatizada, mas o governo manteve assento no Conselho de Administração da empresa com ações especiais (golden share), que permitem vetar negócios e mudanças na composição acionário. Essas ações foram criadas para garantir o controle sobre o setor de defesa da empresa, responsável pela fabricação de aviões militares brasileiros, como o Super Tucano e o cargueiro KC-390.
Mesmo sendo uma empresa privada, a participação estatal na empresa seguiu alta. De 2010 a 2018, o governo brasileiro contribui com cerca de 24 bilhões de dólares com a Embraer, por meio de empréstimos do BNDES, desoneração da folha de pagamentos e outras isenções.
*Da Agência PT de notícias
Jornalista e Advogado. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.