Lula vence no 1º turno, diz Vox Populi

O ex-presidente Lula, mesmo preso, vence as eleições de outubro já no 1º turno. De acordo com o Vox Populi divulgado nesta terça (17), o petista tem 47% das intenções de voto, mais do que a soma de todos os seus adversários.

LEIA TAMBÉM
O Datafolha foi uma tragédia para a direita, diz Reinaldo Azevedo

Na pesquisa espontânea, Lula aparece com 39% das intenções de voto. Bolsonaro 9%; Joaquim Barbosa 2%; Marina Silva 2%; Geraldo Alckmin, Ciro Gomes e Alvaro Dias tem 1% cada; outros candidatos 3%.

Ninguém, brancos e nulos soma 14% e não sabe responder 24%.

Lula também vence no 2º turno

Nos cenários comparáveis de segundo turno, Lula marca 56% x 12% contra Geraldo Alckmin do PSDB (eram 50% x 14% em dezembro), 54% x 16% contra Marina Silva, da Rede, (eram 52% x 21%) e 54% x 20% contra Joaquim Barbosa, do PSB (eram 52% x 21%).

Economia

Segundo o diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, “a pesquisa mostra que aumentou o sentimento de que o ex-presidente é vítima de uma injustiça e de que recebe um tratamento desigual por parte do Judiciário”.

A pesquisa constata o aumento da simpatia ao PT e a diminuição da rejeição a Lula. “A prisão de Lula, da forma como ocorreu, parece ter afetado a visão do cidadão comum, de forma a torná-la mais favorável ao ex-presidente”, avalia Coimbra.

O levantamento do Vox Populi aponta ainda que 41% consideram que Lula foi condenado sem provas, 44% que a prisão foi injusta e 58% que ele tem o direito de ser candidato novamente à presidência.

A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-02039/2018. A margem de erro máxima estimada é de 2,2 ponto. Foram realizadas 2.000 entrevistas entre os dias 11 e 15 de abril.

Deixe um comentário