Série sobre Lava Jato gera protestos e onda de cancelamentos da Netflix

Publicado em 25 março, 2018
Compartilhe agora!


Uma série de TV produzida pela Netflix vem causando muita revolta. “O Mecanismo” trata basicamente da operação Lava Jato e da corrupção. O que está deixando muita gente indignada a ponto de cancelar a assinatura do canal é que a produção da série atribui ao ex-presidente Lula frases e atitudes que todos sabem não serem dele.

“O Mecanismo” faz referência a diversas personalidades do mundo político, mas todos têm os nomes trocados. O doleiro Alberto Youssef aparece como Roberto Ibrahim. Sérgio Moro seria o juiz Rigo, e por aí vai. Há referências a Temer, Aécio, e lógico, a Lula. Os criadores da série são José Padilha e Elena Soarez.

Só para dar um exemplo, a série atribui frases de Romero Jucá em diálogo com Sérgio Machado como sendo de Lula. O ex-presidente da TV diz que é preciso “estancar a sangria” e “construir um grande acordo nacional”.

A injustiça da ficção gerou uma onda de cancelamentos de assinaturas da Netflix. As postagens de protesto estão usando a hashtag #‎cancelaNetflix‬. Além disso, figuras públicas como o senador Lindbergh Farias se manifestaram contra a distorção dos fatos promovida pelo programa. Veja a seguir um twitt de Lindbergh com um trecho da série:

Compartilhe agora!