Doria é réu em ação por improbidade administrativa

A Justiça paulista aceitou ação de improbidade administrativa contra o prefeito João Doria (PSDB), denunciado pelo Ministério Público pelo uso indevido da marca “SP Cidade Linda”, em proveito próprio, mesmo após decisão judicial anterior proibindo o ato.

Para a juíza Carolina Martins Clemencio Duprat Cardoso, da 11ª Vara de Fazenda Pública, o prefeito desrespeitou a decisão anterior ao veicular em redes sociais imagens ao lado de secretários e funcionários da prefeitura vestindo a camiseta do programa de zeladoria urbana, ao distribuir centenas de camisetas com a logo e ao manter a marca no site oficial da prefeitura.

De acordo com a Folha, a juíza manda que o tucano pare de usar a marca em atividades institucionais, seja na comunicação institucional ou pessoal, e estabelece multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

Em nota anterior à imprensa, a prefeitura informou que somente o prefeito João Doria estava impedido de usar a marca. Na interpretação da magistrada, no entanto, “referida ‘interpretação’ estrita e literal não se sustenta, e consiste em inequívoco descumprimento da liminar.”

“Não é crível que o requerido acredite que o fato dele se abster de usar uma camiseta com a logomarca em questão corresponda à conduta de quem visa observar a ordem judicial em vigor, quando toda a estrutura administrativa por ele comandada ainda persiste na divulgação da logomarca com intuito de promoção pessoal”, diz a decisão.

Economia

A prefeitura informou que “apresentará sua defesa, que demonstrará que não há qualquer irregularidade, e confia no posterior arquivamento da ação.”

O Tucano, pré-candidato a governador, costuma fazer aparições pirotécnicas fantasiado de gari, ostentando no uniforme a marca “SP Cidade Linda”, uma mescla de exacerbado personalismo com o desrespeito ao principio da impessoalidade na gestão pública. Uma noção básica que o prefeito ausente de São Paulo ainda não aprendeu.

*Com informações da Folha de São Paulo

Deixe um comentário