Cappelli: Marcada a data da prisão de Lula. Democracia em xeque. O que fazer?

Para o jornalista Ricardo Cappelli “não há qualquer dúvida sobre a condenação” de Lula e “é possível que seja preso” após o julgamento no dia 24 de janeiro.

“Terão coragem de prender o líder mais popular do país, líder das pesquisas de opinião? Serão covardes ao ponto de condená-lo apenas para tirá-lo das eleições sem emitir ordem para a sua prisão?”, questiona o articulista.

Cappelli ainda lança um derradeiro ponto de interrogação sobre o futuro imediato do país: “Lula irá para o cárcere como exigem os Marinho?”

Leia a íntegra do artigo:

Marcada a data da prisão de Lula. Democracia em xeque. O que fazer?

Ricardo Cappelli*

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) marcou na tarde desta terça feira a data do suposto julgamento do recurso impetrado pela defesa de Lula no caso do Triplex do Guarujá. Os desembargadores analisarão a sentença do “imparcial” Moro, que condenou o ex-presidente mais popular da história do Brasil à 9 anos e 6 meses de reclusão.

O trâmite do processo fala por si só. A tramitação da sentença no tribunal leva em média 56 dias, segundo notícias veiculadas na imprensa. No caso Lula ocorreu em algumas poucas horas. O relator do recurso proferiu seu voto em tempo recorde, e o julgamento foi marcado com velocidade nunca antes vista na história. Um claro deboche à expressão imortalizada por Luís Inácio.

O Globo ontem, em editorial, atacou FHC por este dizer que gostaria de derrotar Lula nas urnas. Segundo a Família Marinho, uma recaída do Príncipe por este ter convivido com o metalúrgico nos tempos sombrios da ditadura. Uma atitude inaceitável para o conglomerado midiático, para quem “a duras penas o país mudou e não comporta mais este tipo de comportamento.”

Não há qualquer dúvida sobre a condenação. Como o STF não fará qualquer revisão da prisão após condenação em segunda instância até lá, é possível que seja preso. A primeira pergunta é esta. Terão coragem de prender o líder mais popular do país, líder das pesquisas de opinião? Serão covardes ao ponto de condená-lo apenas para tirá-lo das eleições sem emitir ordem para a sua prisão? Quais as consequências de uma ou outra decisão?

Para quem acreditava que ainda vivíamos numa democracia, que estávamos a léguas de distância dos anos de chumbo, a velocidade do julgamento de Lula é um fato definitivo. Estamos com um golpe de estado a todo vapor. As baionetas foram substituídas pelos tribunais. A Operação Condor ganhou o nome do local onde se lavam carros.

A direita perdeu de vez o bom senso e resolveu jogar a democracia às favas. Sabem da incapacidade de seus escolhidos, Alckmin, Bolsonaro, e dos natimortos Doria e Huck, de sucesso num pleito democrático. Têm a plena consciência que a pauta de direitos regressivos e de entrega do futuro da nação JAMAIS passará nas urnas. Daí apostarem numa eleição de fachada, sem povo, apenas com os fantoches do mercado.

Está em curso a completa desestabilização do Brasil. Será impossível retomar um projeto nacional de desenvolvimento ou qualquer tipo de paz social com a radicalização em marcha. A Globo, âncora da desestabilização, ultrapassou todos os limites, e dobra a aposta no enfrentamento social.

A cobra do fascismo apoiada na Aliança do Coliseu, formada pela Globo com setores antinacionais da burocracia estatal, colocou a cabeça de fora para o golpe definitivo. A esquerda precisa procurar todas as forças democráticas e patrióticas do país. É hora de conversar com todos os democratas, inclusive os que não comungam dos mesmos ideais. É preciso procurar inclusive os setores militares comprometidos com a democracia.

O que Lula fará? Não se trata do senhor Luís Inácio, mas do personagem histórico representante da esperança e dos sonhos de milhares de pessoas de carne e osso. Getúlio, na mesma situação, entregou sua vida. Adiou a escuridão por dez anos. Lula irá para o cárcere como exigem os Marinho? Aceitará o destino que a reação quer lhe impor? O que faremos?

O dia 24 de janeiro de 2018 passará a fazer parte dos livros de história. O início será escrito pelos inimigos do povo. Pelo time de Silvério do Reis. O final ainda está em aberto, cabe ao povo brasileiro escolher o seu enredo.

Getúlio foi assassinado. Juscelino foi “morrido”. Jango foi expulso. Brizola, Arraes e Amazonas foram para o exílio. Centenas tombaram, deram suas vidas por amar a liberdade. Seremos novamente derrotados passivamente? Seremos mais uma vez coadjuvantes de uma democracia de fachada? O que fazer?

*Ricardo Cappelli é jornalista e secretário de estado do Maranhão, cujo governo representa em Brasília.

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Provas: Homem honesto não entrega recibos falsos de pagamentos ao juiz para depois ter que entregar os verdadeiros(ou falsificados de forma melhor).

    Dia 07/12/2017 o Lula acidentalmente soltou uma verdade:
    “O JK não merece não merece que governadores que governaram esse estado, que foram eleito democraticamente pelo povo, estejam presos por que roubaram o povo brasileiro e roubaram dinheiro publico”

    Ultima coisa, o PT é um partido comunista: Para redistribuir a riqueza o estado precisa criar impostos(roubo considerados “legais”, e em caso de resistência leva a morte) e controlar o mercado, o que é completamente contra a liberdade do brasileiro e é um condenamento aos empreendedores, em 1954 os EUA criminalizaram o comunismo por promover uma ideologia totalitária e destruidora da liberdade, em 1964 no Brasil o regime militar fez o mesmo para defender nossa liberdade mas os nossos governos sujos através do monopólio da educação distorceram a nossa historia.

    Países de primeiro mundo estão como estão por que o livre mercado levou eles para frente, suécia por exemplo, era o PIB que mais crescia no mundo antes de adotarem ideias de esquerda.

    Por favor, saia do senso comum e estude.

  2. KKKKKKKKKKKKKKKKK CHORA MAIS.

    LULA 2018 na CADEIA!!!! hehehehehehehehehehehe

  3. Esse será, sem dúvida alguma, a continuação do golpe. Contudo, será também o que país precisa para acordar e ir às ruas defender a nossa soberania?
    A nossa sociedade mudou e o povo está revoltado, apesar de atónito. As mulheres e seu diversos movimentos não se calarão e nem tampouco os/as negras, quilombolas, indígenas, sem-terra, sem-teto….
    Estão provocando o que????
    Como boicoto a globo desde muito, nem sei qual foi o editorial.

  4. Pingback: Blog do Esmael

  5. Sugestão: Proteger a integridade do ex-presidente. Tenho certeza que ele não pensa em suicidar… mas querem suicida-lo. Segundo: apoiar quem ele indicar, não vejo outro jeito.

  6. acho que o julgamento será a continuação do golpe…

  7. NÃO COMEMOREM. Enfim, todo ódio disponibilizado contra o ex presidente Lula, poderá ter seu CONTRA PONTO. Não se enganem que não haverá reação de uma possível e INJUSTA CONDENAÇÃO do ex presidente. Tão pouco, NÃO SE ILUDAM DE UMA REAÇÃO VIOLENTA E PROPORCIONAL A TANTA PERSEGUIÇÃO. Após a edição do livro “Comentários de uma sentença anunciada – caso Lula”, a certeza de INOCÊNCIA DO EX PRESIDENTE É TÃO CLARA que a condenação no dia 24 de janeiro, será uma afronta a vontade popular nas eleições de 2018. Portanto. Não esperem PAZ. Ninguém.
    Lembro, se gostam de dizer que a esquerda tem SÓ 30% do eleitorado. SOMOS 43 MILHÕES.

    • Perfeito, Eder. Mas secondenarem acho que teremos um plano B, a menos que proibam participação de partidos de esquerda nas eleições (Lembrando que isto ja aconteceu…lembra dos tempos de ARENA E MDB?)

  8. Os porcos mataram a mulher de LULA nesse mesmo dia.
    Agora querem repetir a dose com ele.
    Esse País vai pegar fogo.

  9. qualquer pela coro agora esta acima das lei ,se for a mando dos golpista vale tudo mesmo sendo boato burro,jornalista Acima da lei.

  10. kkkkkkkkkkkkkkkkchupa tropa de ladroes, enfim ta chegando a hora do mais corrupto ir ver om sol nascer quadrado.kkkkkkkkkkkkkkk

  11. Que falta nos faz nessas horas homens como um Marechal Lott, um Apolônio de Carvalho, um Leonel Brizola para nos liderar rumo ao imponderável contra a violência dessa elite vil, covarde e maior concentradora de renda e riqueza do planeta!!!!!!

  12. como sempre disse …golpe continuado,mas Prender LULA quero saber que vai assumir as Consequências ,de uma possível revolta POPULAR ,os covardes e golpista,a justiça de merda que temos isso não vai ser Possível.

  13. È visivel uma gama de desvios, de corrupão intolerável. Precisamos saber o que desejamos da Justiça. Proteção para alguns e prisões para outros? Ou que todos os errados paguem!

  14. 24 de janeiro, aniversário de minha filha, é dia dedicado pelos católicos a N. Srª da Paz. Que ela ilumine os juízes e a nós militantes por Lula.

  15. QUANDO A CRUELDADE DOS FACÍNORAS É MILIMETRICAMENTE PREPARADA

    O julgamento farsesco de Lula no TRF4 foi marcado na mesmíssima data em que a companheira de Lula, Marisa Letícia, foi internada na UTI em 2016 – 24 de janeiro. Poucos dias depois ela faleceria.

    É esse o nível dessa gente porca que está destruindo o país.

  16. “Até agora existia uma discussão sobre uma condenação imposta ao ex-Presidente Lula em primeira instância sem qualquer prova de sua culpa e desprezando as provas da sua inocência. Agora tem que debater o caso também sob a perspectiva da violação da isonomia de tratamento, que é uma garantia fundamental de qualquer cidadão. Esperamos que a explicação para essa tramitação recorde seja a facilidade de constatar a nulidade do processo e a inocência de Lula.