Não curta, que o Moro vem aí


Em tempos de Lava Jato e de Facebook não se pode curtir “contra”. Só pode curtir a “favor”. Veja o que aconteceu com o blogueiro Eduardo Guimarães e sua fonte esta semana.

Nessa paranoica perseguição do juiz Sérgio Moro, uma fonte do Blog do Esmael marcou um encontro esta semana. Achava o titular desta página que se tratava de um “furo” jornalística.

— Marquei essa conversa pessoal para que não a Lava Jato não nos grampeasse! –, explicou a minha fonte, depois de olhar para todos os lados para se certificar que não fora seguido.

Eu, ansioso, indaguei:

— Vamos ao que interessa?

Meio sem jeito, a fonte desembuchou:

Economia

— Sabe o que é, queria saber se tem como “descurtir” uns posts no seu blog — aliviou-se — por que, sabe como que é, o Moro…

A fonte se referia às curtidas na página do Blog da Cidadania no Facebook, que embasaram a quebra de sigilos e à condução coercitiva de Eduardo Guimarães.

Foi graças a esse expediente de arapongagem que Sérgio Moro chegou à auditora fiscal Rosicler Veigel como fonte do blogueiro. Ela curtiu publicações de Eduardo Guimarães e do premiado jornalista Fernando Morais, do Blog Nocaute.

Rosicler deveria ser homenageada pelos defensores da liberdade de expressão, pois, de arrancada, eu diria que ela tem um baita bom gosto e, ao se informar por meio da imprensa livre e democrática, não se deixou enganar pela velha mídia golpista.

No inquérito da PF que veio à baila, os investigadores fazem juízo de valor acerca das publicações de Guimarães classificando-as de “desrespeitosas” à Lava Jato e tal.

Pelas tintas da Gestapo, o vaidoso Moro só tolera curtidas favoráveis. Não pode, por exemplo, de jeito nenhum, curtidas contrárias no Facebook.

Eduardo Guimarães estava no radar do juiz desde 26 de fevereiro de 2016 quando o Blog da Cidadania antecipou a condução coercitiva de Lula. Já naquela época, há mais de um ano, blogs de extrema-direita pregavam a prisão do blogueiro pelo “vazamento” de notícias.

Volto à minha fonte.

— Quero “descurtir” sua página por que o Moro vem aí…

Como se vê, caro leitor, esse é o raio da prevenção geral — ou medo geral — de que tanto fala o “Código Penal do Inimigo”.

A esse respeito o ex-presidente Lula afirmou nesta sexta-feira (24), em São Paulo, durante o seminário nacional do PT “O que a Lava Jato tem feito pelo Brasil”:

— Todo mundo está com medo. A sociedade está com medo. Tem gente que não sai na rua com medo. Primeiro criminaliza a pessoa, depois fica procurando o crime para incutir nessa pessoa.

Não curta este post, que o Moro vem aí.

Deixe um comentário