Governo Beto Richa vai retomar o fechamento de 200 escolas no Paraná

O governo Beto Richa (PSDB) deverá acelerar o fechamento de turmas e, consequentemente, reduzir o número de escolas da rede pública de ensino a partir do segundo semestre deste ano.

O projeto do tucano consiste no fechamento de 200 escolas no ano letivo do ano que vem. Atualmente, a rede estadual possui 2,1 mil escolas em todo o Paraná.

Na capital ainda estão na linha de tiro do tucanato os seguintes estabelecimentos tradicionais de ensino: Victor Ferreira do Amaral, Rio Branco, Professor Cleto, Tiradentes, Pio Lanteri, Dom Orione, D. Pedro II, dentre outros.

Para este ano letivo de 2017, previsto para começar na semana que vem, caso não haja greve, Beto Richa já enxugou em 10 mil o número de professores nas salas de aula com a redução das hora-atividades e não atribuição de extraordinárias para aqueles profissionais que adoeceram nos últimos cinco anos. É o que diz a famigerada resolução 113/2017.

Entre o que está acontecendo hoje na educação e o que ainda está por vir, em 2018, com o cruel fechamento de escolas, desenha-se o fim de 35 a 40 mil vagas no magistério do Paraná.

A ordem no Palácio Iguaçu é para “economizar”, isto é, os primeiros a serem eliminados serão os professores contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS).

Na última segunda-feira (6), em entrevista ao Blog do Esmael, um professor PSS de História, de Londrina, resumiu a dramática situação da educação do Paraná: “O Beto Richa reduziu as horas-atividades e fechou turmas para não nos contratar. Não tem aula nem para concursado antigo”.

Objetivamente, haverá sobrecarga de trabalho nos professores do quadro próprio com aumento da carga horária e diminuição de salários (calotes na data-base, nos avanços e nos reajustes do piso).

Desde o início deste 2º mandato de Beto Richa, o governo do estado vem tratando a educação pública como “gasto” a ser eliminado em planilhas do “Comitê de Política Salarial” — que é coordenado pelo secretário da Fazenda Mauro Ricardo Costa.

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Beto richa, mauro ricardo bosta, bancada do camburao e rossoni, vao pagar no fogo do inferno ate tenho pena desses fdp tudo a maldade q tao fazendo p povo, aqui a justica nao existe mais acredito q vao pagar um dia de outra forma

  2. O governo é obrigado a destinar uma vaga na rede publica de ensino para cada criança e jovem até 18 anos. Com essa crise pode aumentar a migração de alunos das escolas particulares para as publicas. O que aconteceria se houvesse um aumento repentino de uns 20% no número de alunos na rede pública. E esse cara querendo diminuir a oferta de vagas…..

  3. Vâmo lá povo bobo: comiiigo, “beto rixa” pra senadooô!
    É como diz aquele velho e cafajeste ditado: “Amor de pica, e o que fica”!
    Vocês gostam!
    Fazer o quê?
    “beto rixa” pra senadooô”. “Qua-qua-qua-qua-quuuá”!

  4. O fechamento de algumas escolas com duas ou três turmas não fará grande diferença visto que os alunos serão transferidos para outras da região e o Estado ecomizara com professores e outros funcionários, com manutenção, mobiliario, água, energia elétrica, etc. Agora falta de aula devido a greve de professores isso sim faz falta e prejudica ainda mais o ensino que já é de péssima qualidade.

    • Governo do Paraná quebrou o Estado, e quem paga pelo ajuste fiscal são os(as) servidores(as) e a população

      Calhordas!!!!

      GREVE GERAL não vamos retroceder e vamos recuperar o que nos foi usurpado.

    • Como é cretino esse codi….
      O rei da resposta caricatura…

      Já que você adora mudar de apelido ( marina, maiame, jenildo, capetao e outros), e dar opiniões rasteiras e mal elaboradas sobre tudo, que tal adotar um novo, tipo “gato mestre”?

      Vaza fascistóide….

      • Marcelão, está mais por fora que a Dilma no governo. Não sabe de nada. Continua pastando e não enche o saco.

        • Aí gato mestre, tem uma resposta minha pra você aí embaixo que mostra bem quem está por fora de tudo e desfilando burrices…

          E esse expediente de agressão verbal só deixa mais claro quem é o despreparado…

          Fraco……

    • Comissionado custa caro e não produz nada. Que tal acabar com os mais de 30 mil cargos comissionados do Paraná começando pela mulher do mentiroso, Fernanda Richa e chegando até nesses comissionados comentaristas.

    • Comissionado custa caro e não produz nada. Que tal acabar com os mais de 30 mil cargos comissionados do Paraná começando pela mulher do mentiroso, Fernanda Richa e chegando até nesses comissionados comentaristas.

  5. É muito MIMIMIMIMIMIM mesmo…

    nem começou o ano já querem vadiar..

    vão trabalhar cambada…
    Mamãe já era é o papai Barbudo esta vindo pra República…

    • Governo do Paraná quebrou o Estado, e quem paga pelo ajuste fiscal são os(as) servidores(as) e a população

      Calhordas!!!!

      GREVE GERAL não vamos retroceder e vamos recuperar o que nos foi usurpado.

    • Vamos fazer uma vaquinha e comprar uns 500 sabonete lux branco pra fazer a limpeza nesses gabinetes, palácios, secretarias, assembleia… Que nem no vídeo pra limpar tampa de fogão sujo, pelo menos a sujeira do fogão é DECENTE já a desses lugares acima não garantimos.

      GREVE geral a caminho segura essa, e mmimi só se for no seu fiofó.

    • Nós temos DIREITO a greve e vamos exerce lo até o último fio de barba.

  6. ai povinho besta, rastaquara, continue votando no PSDB, bando de jumentos analfabetos!!!

    • Eu não votei.

    • Para: Robson
      Entre mortos e feridos sobraram poucos, entre professores e políticos salvam-se poucos. Se tiver políticos maus é porque tem quem vota, se tem povo desinformado é porque não tem quem orientei com seriedade, se não tem quem oriente com seriedade é porque os professores não estão fazendo sua parte direito.

  7. Olha aí que beleza … fecham-se escolas, contratam-se menos professores, diminui a folha de pagamento do estado, tem-se menos despesas com manutenção, e pronto … reduz os gastos do estado … Bacana … esse é o jeito “tucano” de governar … acaba com um monte de problemas …

    • Só não diminuem o salário do governador e familia, os cargos comissionados, o salário dos deputados, as regalias e privilégios do judiciário ( que eh vendido ao senhor Beto Richa)

      • Amigo, uma “surpresa” pra você … todo o judiciário, do Brasil todo, é vendido … senão aos outros dois poderes, onde eles chantageiam e fazem aprovar o que querem, quanto aos poderosos como bancos entre outras grandes empresas … Tanto o Judiciário Federal, quanto os estaduais que esses sim a coisa é feia … da trabalhista, virou balcão de negócios e loja de turco …

  8. COMO ASSIM?

    QTAS ALUNOS FICARÃO DESATENDIDOS?

    NADA BATE COM NADA, A ARRECADAÇÃO AUMENTA, E AS ESCOLAS FECHAM?

    VAMOS PARA DE PAGAR IMPOSTOS ENTÃO,

    PARA ONDE VAI NOSSOS $?

    PARA ONDE?

  9. PASSÁRGATA…………

    VOU ME EMBORA PRA PASSÁRGATA…….POSSO CARLOS DRUMOND….?

    ESTE PAÍS FALIU…SEUS VALORES…SEUS HOMENS…MULHERES….TUDO…..

    VOU ME EMBORA………………………………..

    • Aí Aristóteles, você é professor? Tá feia a coisa compadre. É “Pasárgada” não “Passargata”. E por falar nisso, a comida no Pasárgada de São José dos Pinhais é ótima. Não esqueça, “PASSARGADA”. Drumond agradece.

      • Queridão, se você entendeu, o Aristoteles teve sucesso em transmitir sua mensagem, e tentar ridicularizá-lo por errar o nome do local citado fala muito de sua arrogância e completa ignorância, pois poema é de Manuel Bandeira e não de Drummond…

        Que coisa, não?

        Logo o codi, o gato mestre das galáxias…

        • São os inteligentinhos do PT — o CODI, um corrigindo o outro.

          Adoram reunir pata falar mau do Moro.

          (Quer ver ele me escrever? Por que escrevi mau no lugar de mal? rsssss).

  10. Richa, Mauro Ricardo, Rossoni, deputados entre outros tem que apanhar com gato morto até o gato miar.