Contra Richa, educação planeja iniciar ano letivo com greve em 2017

simonO calote oficializado pelo governador Beto Richa (PSDB) na data-base do funcionalismo público poderá empurrar os professores e servidores — da educação básica e do ensino superior — para uma nova greve geral no início do ano letivo de 2017.

O tucano descumpriu acordo votado na Assembleia Legislativa, em 2015, que previa a reposição inflacionária deste ano mais um por cento em janeiro de 2017. Mas Richa “deu pra trás”, nas palavras do deputado Requião Filho (PMDB), líder da oposição.

“Ele sabia que não iria pagar, sabia que iria dar calote, e queria encerrar com a greve…”, denuncia o oposicionista.

A Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) votou o calendário nesta quinta (17). A decisão da instituição é permanecer em estado de greve, não deixar o governador nem os deputados em paz nos próximos dois anos.

Segundo as lideranças do magistério, o objetivo é barrar a possibilidade de eleição de Richa para o Senado e a reeleição da atual “Bancada do Camburão” — os parlamentares que compõem a base governista na Assembleia.

Charge de Simon Taylor.

59 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. TODOS ESSES PROFES TIDES FAZEM PESQUISA?
    ONDE ESTÃO AS PESQUISAS, DAS UNIVERSIDADES?
    A POPULAÇÃO QUER SABER,

    É DINHEIRO PUBLICO DOS CONTRIBUINTES!!

  2. Enquanto os docentes da rede publica lutam e se desgastam para o governo pagar a reposição dos servidores, ou seja, de todos os servidores, os professores das universidades estão preocupados com o tdes deles?
    ou seja, alguns estão lutando por todos e outros se preocupando com o próprio umbigo, manter o SALÁRIO, E A APOSENTADORIA, DE MARAJÁS DELES?

    ISSO É O REFLEXO DA EDUCAÇÃO NESSE PAIS? UM DOCENTE DE UNIVERSIDADE PAGA UMA MEIA DÚZIA DE SALÁRIOS DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, E A FORMAÇÃO NÃO É MUITO DIFERENTE.
    PELO AMOR DE DEUS, PRIVATIZEM LOGO ESSE ENSINO SUPERIOR, E FAÇAM ESSES EGOÍSTAS E MARAJÁS CORRERAM PARA AS PARTICULARES, QUERMOS VER!

  3. não divulgam nada não, para o povo.
    tudo fechado, o povo só paga conta.

    agora, os profes das universidades lutam por seus TIDES ( 55% do salário) , e ainda levam na aposentadoria.

    vai acabar de falir tudo.

  4. O capitão defendendo seu ganha pão de cargo comissionado da tenda digital. Passar em concurso? Nem pensar né? Não deve ter nem o ensino médio completo.

  5. Parabéns a todos os envolvidos. A sociedade agradece…

  6. Genti; parem de pensar só em fazer movimentos, vão trabalhar com ímpeto e mais amor para com os aluninhos. Olha, façam me o favor, tá na hora de fechar esse sindicato petralha. E deu tá! Já falei.

  7. Petezada resolveu atormentar mesmo no Paraná. Governador tem que começar o ano com tolerância zero pra sindicalista picareta. Deixa fazer greve, espera tempo legal, corta salário, não voltar a trabalhar exonera e contrata outro. Tem que botar essa vermelhada pra correr do nosso Estado, não perceberam ainda que são mau vindos no Paraná, ninguém suporta esses strupcios.

  8. Diante dessa realidade, verificamos que:

    Falta transparência dos gastos do Governo do Estado, principalmente dos benefícios que se somam aos salários, referentes aos cargos e podem gerar os desperdícios/excessos. Vejam as universidades, e o CCs.

    Onde está a divulgação da lista de todos os CCs / FGs e demais gratificações de todos os servidores? A transparência do que é gasto, e de como é gasto?
    Dos altos escalões, assessores, diretores, chefias, e tantos outros?

    É necessário divulgar para a população fiscalizar, e poder conhecer a realidade, por que se repetem situações onde o mesmo servidor recebe gratificações/ benefícios continuamente por anos e anos, sem critério profissional apenas político, de forma injusta e imoral.

    Não existe uma fiscalização, e o PODER (quem está nele), pode fazer as nomeações sem analisar as irregularidades, que se somam nesse pacote. E ainda existem outras situações como dos adicionais de periculosidades, insalubridades. Quem fiscaliza, e atesta, onde esse servidor está trabalhando, se tem realmente direito ou está recebendo de forma justa e correta?

    Se houvesse mais transparência, das folhas de pagamentos de cada órgão e instituição, e se fosse fiscalizados as irregularidades, sobraria muito dinheiro para dar as reposições.

    O mais correto é que cada órgão/instituição desse Estado, fosse administrado por um grupo gestor do Estado do Paraná, para estarem em sintonia com as leis, e para que essas fossem cumpridas de fato.

    OS CARGOS COMISSIONADOS, MUITO ILEGAIS E IRREGULARES, ROUBAM NOSSO DINHEIRO DAS REPOSIÇÕES!

  9. Ouvi falar que esse capitão é o filho do Beto richa que tem um salário exorbitante só para postar e discutir aqui .Será?

    • Ouviu errado Vivi. Não só eu mas a população está de olho no que está acontecendo. Trabalhem mais e reclamem menos e deixam para publicar ou acompanhar comentários na internet fora do horário de trabalho. Pega mal reivindicar reajuste salarial fazendo utilizando equipamento pago com dinheiro público e fazer lazer quando deveria cumprir expediente. Afinal estão recebendo seus salários mensalmente pagos pelo povo.

      Vai trabalhar.

  10. POIS BEM CAPITÃO,OLHA O RABO DOS OUTROS E SE ESQUECE DO SEU ,OU DEVE SER APOSENTADO ,OU VAGABUNDO PESA DEMISSÃO,CAPITÃO RABO COMPRIDO.

    • Vai trabalhar rabudo. Você é um daqueles que critica políticos que trabalham pouco e ganham muito. Guardada as devidas proporções você está fazendo o mesmo. Usa seu horário de trabalho pra estar aqui e quer reivindicar salário.

      Vai trabalhar parasita.

  11. Se fôssemos filmar um “uauquin ded” tupiniquim, os zumbis só falariam “a culpa é do petê. Seria cômigo se não fosse trágico. Em tempo: as leis e os contratos também devem valer para os servidores públicos, uma vez que não somos isentos de impostos. A data base na iniciativa privada é respeitada, com crise ou sem. Por que o setor público teria que ser diferente? Quanto as demissões, elas acontecem no setor público também. Para constar: vários projetos da educação terão seu suprimento cortado hoje, ou seja, professores desempregados.

  12. Vocês servidores públicos que passam o dia aqui reclamando do salário em pleno horário de trabalho e utilizando equipamento público deveriam ser demitidos por justa causa e não receber reajuste salarial.

    Tomem vergonha na cara e vão trabalhar. A população paga mensalmente o salário de vocês para produzirem não para ficarem em blogs reclamando da vida.

    Pelo que produzem ganham até demais. Trabalhem cambada de folgados.

  13. Vem ne mim dia do voto vou passar a limpo este povo corrupto.

  14. BETO LIXO E VERDADEIRO PIA DE PRÉDIO,FALOU TANTA ??? DESQUALIFICOU O EX GOV requião ,VIU PILANTRA COVARDE INCOMPETENTE,CORRUPTO,VOCÊ E O PIOR DOS PIOR ,LIXO DO LIXO,BETO LIXO.

  15. JUSTIÇA DA VERGONHA ,FRACA CORRUPTA 100 VERGONHA,FALTA caráter,VERGONHA.UM PAÍS ONDE NÃO A JUSTIÇA E UM PAÍS DE bananas.

  16. De imediato, o Governo deveria cortar o desconto em folha das mensalidades destinadas à APPtê.
    A seguir, corte do ponto.

  17. Pier P. outo coitado….

  18. Capitão sabe nada coitado….

  19. ALEM DE GREVE JÁ,INVASÃO DO PALÁCIO E POR RICHA PRA CORRER COM O BANDO DO CAMBURÃO.CANALHAS PILANTRAS E MUITOS covardes.

  20. Para o funcionalismo dos 3 poderes existem “direitos” adquiridos, mas que na ótica do
    povo, que paga com impostos escorchantes os seus salários, são apenas privilégios.
    Quando a economia vai muito bem, e há fontes de recursos que os políticos otimistas e
    demagogos acham inesgotáveis (royalties do petróleo, p. ex.), os gastos vegetativos, os
    roubos, e a corrupção generalizada explodem; como é o caso do estado do Rio de Janeiro.
    E em linguagem corporativa chula, os políticos também repetem o bordão; “não tem
    problema, isso saí na urina”.
    E tome multiplicação dos gastos públicos, inclusive comprometendo receitas futuras.
    Mas qualquer funcionário de qualquer um dos 3 poderes, acha que os seus privilégios,
    como que por mágica, viraram “direitos” adquiridos.
    Só que a realidade se impõe!
    Não adiantará por abaixo o Palácio das Laranjeiras, depor o Pésão, destruir a “Camara
    dos Deputados”, apenas acabarão com as últimas instituições de cidadania existentes,
    mas não terão de quem cobrar os seus “direitos”.
    Aqui no Paraná, o povo já está de saco cheio com greves e manifestações baderneiras,
    e se for pra ter esse ensino descontinuado e desqualificado, o melhor mesmo é
    privatizá-lo de vez.
    Ah, mas o ensino será prejudicado e perderá qualidade… estamos lutando também
    pela melhoria do ensino…
    Expliquem isso para o povo que paga os seus salários, e cujos filhos não conseguem
    terminar o ano letivo, ou só o conseguem no início do ano seguinte, quando este já
    não “inicia” em greve.

  21. CAMBADA DE VAGABUNDOS….
    SÓ PENSAM EM GREVE…
    VÃO TRABALHAR..
    A TETA SECOU, MAMÃE JÁ ERA, E PAPAI ESTÁ CHEGANDO NA REPÚBLICA….

  22. CONFUNDEM SERVIDORES QUE FIZERAM CONCURSO E TRABALHAM COM “FUNCIONÁRIOS COMISSIONADOS!”

    • Vai trabalhar vagabundo. Recebe muito pelo que faz. Em pleno horário de expediente e usando equipamentos público pra passar o dia todo na internet reclamando.

  23. Calote não é, calote é outro conceito; mas é um absurdo, não paga e não prevê quando vai pagar a correção da inflação, inclusive já acordada entre as partes; acho a greve um desrespeito para com a sociedade, mas nesse caso tem de fazer alguma coisa; inclusive acho que a população deve exigir a eleição de uma assembleia constituinte para a proxima eleição, ou já, de emergencia, elaborar nova constituição mas não só no papel, que seja na pratica, eliminando privilégios para politicos, como reeleição, salário, aposentadoria, teto para juizes e promotores enfim para todo funcionario público sem exceção; politica não é carreira; e quem optou por ser funcionario público já sabe que não vai ficar rico com salário, se quiser ganhar mais vai para a situação privada, pronto.

  24. NÓS TAMBÉM PAGAMOS IMPOSTOS!!! NÃO SOMOS COMISSIONADOS! RECLAMEM DESSES!!

    • Nervosinho lixão! Servidores como você que passam o dia utilizando equipamento público para postar asneiras em pleno horário de trabalho mereciam a demissão não reajuste salarial. Vai trabalhar parasita do serviço público. Vagabundo!

  25. IDIOTAS, NÃO TEM MAIS NADA A VER COM PT! BURROS MANIPULADOS! TEM A VER COM PERDAS SALARIAIS!!!!!!
    VOCÊS SÃO COMO A IDIOTA QUE CHEGOU NA ASSEMBLÉIA PEDINDO A INTERVENÇÃO MILITAR FAZENDO DISCURSO, APONTANDO A BANDEIRA DO JAPÃO COMO SE FOSSE DO PT!
    VOCÊS MANIPULADOS PELA GLOBO, SÃO UNS PATETAS, PARA DIZER O MÍNIMO, PAREM DE OPINAR, SÓ PASSAM VERGONHA!

  26. Funcionário público, entenda uma coisa! O PT nos levou a maior crise da história do Brasil, basta olhar os números do PIB. Nós contribuintes não somos obrigado a pagar reajuste ou benefícios pra vocês!

    Quando decidiram virar funcionário público vocês estavam assumindo um risco chamado “estado”.

    • Mais outro analfabeto ou mal intencionado em deturpar a história. E você não é o único a pagar impostos. Aliás, quanto você está ganhando para vir aqui defender seu patrãozinho de merda?

      • Só porque as opiniões divergem não quer dizer que alguém recebe por isso imbecil. Pra teu governo não tenho patrão. Vai produzir, ganha pra isso!

  27. Como é fácil olhar crítico…
    Depois que o País foi jogado no ABISMO;;;;;
    Vai anos para voltar….

  28. CHOQUE DE GESTÃO ,RICHA BATE MAIS UM CHOQUE EM 2017 NÃO A VERA AULAS EM PARANA BRASIL,ISSO E COISA DE PSDB,POVO BURRO MAIS FÁCIL MANDAR.

  29. Pra variar. Tinha que cortar o salário. Não trabalhou corta. Ficou mais de 15 dias sem trabalhar é abandono de emprego. Manda embora e contrata quem quer trabalhar. E a população segue pagando seus altos impostos e os filhos não podendo estudar.

    • É isso ai capetão:

      Breve histórico curriculum!

      29 de abril de 2015 – massacre de servidores

      Arrochos e pacotes de maldades+ IMPOSTOS

      SAQUES da Previdência dos servidores

      Grevessssssssssssssssss

      Respeito aos servidores ?

      PEDÁGIO mais caro do universo ?

      Duplicações das rodovias Quants kms?

      Muita propaganda do que ?

      Escolas inauguradas ?

      Bancada do Camburão

      EXTINÇÃO de CARGOS Comissionados?

      Afinal estamos esperando o tal melhor está por vir! Acho que em 2035

      CORTAR SALÁRIO DE QUEM MESMO? QUEM NÃO CUMPRE LEIS É O QUE?

    • fale com propriedade e fundamento… leia o art. 9º da CF/88…..

    • E lá vem o Capitão da Patrulha do Temer e Beto Richa (PTBR) defender as arbitrariedades cometidas pelos seus ídolos. E o patrulheiro acredita que vai nos convencer com seu discursinho hipócrita.

      • Vai trabalhar! Para de usar equipamento público no horário de expediente. E tem coragem de falar em salário. Toma vergonha!

    • Para o seu entendimento CARACTERIZA-SE ABANDONO DE TRABALHO, quando o empregado fica 31dias sem justificar sua ausência na empresa onde trabalha e neste caso quem tem que ganhar essa demissão é esse governador zinho de merda e a corja toda dele

      • Acho que não hein! Junta todos os dias parados desde o ano passado pra ver o prejuízo dos pobres alunos que dependem de escola pública para “estudar”. Vai trabalhar!

    • A greve devia ser assim: eu kero meus atrasados, meu direito de reposiçao salarial, pqe com o qe tenho tah dificil, mas qem nao ker acha qe esta bom assim, devia assinar um termo de desistencia aih nao fazia greve mas nao recebia nada dos atrasados, nem reposição salarial, somente akele qe luta pelos seus direitos deveria receber os mesmos.. EU LUTO Obs: n estou em horario de trabalho…CAPITÃO va trabalhar ou teu trabalho eh esse…

  30. BANCADA DE COVARDES ,PILANTRAS E RICHA O MAIS RIDICULO DO PARANÁ,RESPOSTA DA JUSTIÇA DE ACOVARDADOS HOJE COVARDES ,CUMPRIR CONTRATO.

    • QUE “ABSURDO” O QUE ACONTECEU COM A “CLASSE POLÍTICA”

      na Ucrânia ano passado onde se vê

      “POLÍTICOS” SENDO JOGADOS NA LATA DE LIXO.
      Que “BARBARIDADE”.

      https://www.youtube.com/watch?v=-Yk4NQwpdYA

      • No Brasil o ponto fulcral é a Educação de base.

        Hoje, tudo gira em torno da educação… No mundo inteiro… Japão… Coreia… Dinamarca… Egito.

        No Brasil o ponto fulcral é a Educação de base. Ruuuimmm!

        Essa é a questão primordial… A RAIZ. E não Aécio ou PMDB, ou Cabral, ou Lula etc. Ou a mulher-madame que confunde bandeira estilizada do Japão junto a do Brasil [simbolizando a longa amizade entre os 2 povos!] com símbolo comunista dando gafe para os blogs pró-petismo “montar em cima”.

        Bom… Além… Da saúde… A Educação!

        A EDUCAÇÃO, OH!, ¡ZERO! Nota zero! 13 anos de Petismo e enganação! As enganações em blogs aparelhados pela ideologia do Petismo, não-independentes, e de ideologia UNI-DIMENSIONAL…

        Bom…, e abonados por:

        Vá a casa de seus amigos professores da Universidade. Das HUMANAS. Encontre no restaurante seus colegas artistas, músicos moderninhos cancioneiros, amigas atrizinhas de teatro… Marque uma janta… Com os INTELECTUAIZINHOS… [Eis aí a roda da fortuna que move toda essas discussões que giram em torno de apenas a linguagem… Dicotomias linguísticas… Apreciadas por petistas espertos.].

        Você, com grande chance estará diante de in-te-li-gen-tinhos!!

        Eis:
        OS INTELIGENTINHOS do PE-TIS-MO, DA SOCIEDADE CIVIL — estudantes, professores universitários, jornalistas, cineastas, artistas, blogueiros, cantorzinhos tipo Chico BUARQUE etc.

        Nesse JANTAR DE INTELIGENTINHOS faça o seguinte:

        «Chegue num jantar de inteligentinhos e, por exemplo, defenda a LAVA-JATO ou o IMPEACHMENT. Haha. Você vai VER o que vai acontecer com você, né? Vão olhar TORTO pra você achando que, de repente, você é dono de um banco, alguém assim! E não alguém que trabalha duro para sobreviver e, por isso, SEMPRE desconfia de quem não o faz.»

        Outros inteligentinhos:

        Além de REQUIÃO:
        Haddad (intelectualzinho unidimensional uspiano);
        Coração Valente;
        João Santana;
        DINO, do Maranhão, PCdoB!
        Ciro Gomes, sem dúdida! Do PDT. Etc. etc. etc.