Richa admite “recuar” de maldade contra servidores e educadores; enquanto isso, greve avança forte para o 4º dia

educacao_rossoniO governador Beto Richa (PSDB) poderá retirar a mensagem 403, na Assembleia Legislativa, que revoga a data-base dos 250 mil servidores do Paraná. O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni (PSDB), pediu até ao meio dia desta quinta (20) para bater o martelo na reivindicação dos grevistas, que impuseram isso como condição para continuar conversando com o tucanato.

O governo Richa havia fincado posição — até momentos antes do final da audiência pública com o fórum de servidores — que só suspenderia a tramitação da maldade. Rossoni condicionou a retirada da sacanagem à volta dos grevistas ao trabalho e avisou que a reapresentará em 30 de novembro, se as negociações não avançarem.

Richa não quer pagar os servidores públicos de jeito nenhum. Embora tenha dinheiro, o governo formou convicção de que deve dar calote na data-base de janeiro — que é a reposição inflacionária deste ano, conforme acordo e lei que pôs fim à histórica greve de 2015.

Na educação, que hoje teve adesão de 70%, a tendência é que alcance os 80% da participação de professores e funcionários de escolas. No interior do estado, há regiões com 100% dos estabelecimentos de ensino parados. No entanto, em Curitiba, esse índice é menor, mas também aumenta graças às ocupações dos estudantes.

A paralisação na Polícia Civil, segundo o sindicato da categoria, é de 100%. Apenas o registro de boletim de ocorrência está mantido. E, sexta-feira (21), os servidores do judiciário realizam assembleia para engrossar o movimento paredista.

Segunda a APP-Sindicato, as projeções do Dieese para a arrecadação do governo do estado são otimistas e as do governo são pessimistas. Então, sugere a entidade, que a discussão sobre o cumprimento do acordo seja estabelecida em números concretos e factíveis.

72 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Se os trabalhadores, qualquer um , for aceitando o que eles querem impor , vão pagar para trabalhar, os juízes e promotores não querem cortar seus auxilios( moradia, vestuario, combustivel,passagens, etc). e deputados e senadores pior ainda horas extras para votaçôes para estas palhaçadas , guarda municipal para auxiliar nas portas das escolas voçê não vê mas piscou o olho e lá está um guarda da setran para multar , lugares para consultas de iptu e imóveis nas cidadanias estão sempre vazios , quando alguém precisa de qualquer coisa lá falam para entrar no site da PMC e consultar ou imprimir.

  2. Ela, sim, já amamentou. Você está apenas começando.

    Preciso falar aqui e divulgar uma CARTINHA do PCdoB, do Rio Grande do Sul. O PCdoB sempre, aludindo veladamente, tenta dar uma de sabichões e por tabela ajudar o velho PT. Observe aqui:

    A MANUELA D’ÁVILA, do PCdoB/RS, está escrevendo UMA CARTINHA picareta para a MARCELA TEMER, dia 07 de outubro de 2016, sexta-feira…

    Para a Manuela D’Ávila:

    Manuela cabe a você fazer o seguinte:

    Repare que coisa mais ELEGANTE. Visualize a IMAGEM: veja:
    EM SILÊNCIO:
    Não precisa falar NADA. Em silêncio, leve seu cartazinho ao açougue, quando for comprar carne. Levante seu CARTAZINHO na fila, vire-o para um lado e, depois, vire-o para o outro. Levante bem alto seu cartazinho de Fora Temer; para que todos o VEJAM.

    P.S.:
Manuela, escreva, também a FRASINHA no G+; no FACEBOOK ; no Twitter.
Mas saiba de uma coisa: não PRECISA TER INVEJA de Marcela Temer: a Marcela é muuuito mais bonita que você própria!
    E não se esqueça de um detalhe que é fato: Marcela Temer é muito mais madura que ti. E muito mais sabe, sobretudo da vida de crianças.
    Manuela, e quanto à amamentação, é Marcela quem pode te dar conselhos ou te ensinar, pois, mais madura e experiente, já inclusive amamentou começo-meio-fim uma criança já agradecida e sadia. Você só está iniciando, por isso você está um tanto embasbacada, estupefata e entorpecida. Ponto final.

  3. só para lembrar As escolas onde V L Rossoni estudou em Bituruna …também estão de portas fechadas,bem democrático,bem feito mentirossssssssssssso.

  4. O CANDIDATO A PREFEITO DE CURITIBA RAFAEL GRECA, APOIADO PELO BETO RICHA, QUE JÁ ESTÁ NO DESESPERO E APELANDO, PRECISA SABER QUE A FACULDADE NÃO CONSTRÓI O HOMEM, É O HOMEM QUE CONSTRÓI A FACULDADE. E A FACULDADE DA VIDA É A MAIS COMPETENTE QUE EXISTE, UM EXEMPLO: O LULA NÃO TEM CURSO SUPERIOR E FOI O MELHOR PRESIDENTE QUE ESTE PAÍS JÁ TEVE NOS ÚLTIMOS ANOS.

  5. Fato é que o pete e a esquerda de um modo geral no Paraná encerrou seu ciclo, nenhum esquerdopata ganha nem mais pra síndico de prédio no Estado. O Grande problema que essa gente mesmo em poucos tem PHD em fazer confusão,isso eles fazem melhor que ninguém e desses poucos a grande maioria infelizmente estão infiltrados em escolas públicas e universidades e agem de comum acordo com sindicatos radicais, sem falar que o Paraná virou o “tiro de misericórdia” pelo fato da lavajato sediar em nossa capital, dai vem a raiva incontrolável contra nosso Governo Estadual . Para o desgosto dos vermelinhos o Paraná é um dos poucos Estados da nação que sofre menos com a crise criado pelo criador e sua criatura,situação financeira equilibrada,controle de gastos,etc… O Governo não pode e nem deve de maneira irresponsável ficar dando aumento de salário se o caixa não comporta, entendo que o maior direito do funcionalismo é receber seus salários em dia e isso pelo que me consta está sendo feito,agora não pode de maneira irresponsável liberar dinheiro colocando o risco de desestabilizar o Estado. Nesse momento de crise cabe a colaboração de todos. O Governador do nosso Estado é uma pessoa íntegra e democrata,a bandeira do Paraná como a do Brasil se deus quiser jamais será vermelha.

  6. A turma do Beto Richa e Luciano Ducci que está apoiando o candidato Rafael Greca está em desespero. Concluíram que a vaca foi pro brejo e vão ter de se contentar com o salário comissionado do estado do Paraná, que é muito inferior ao da prefeitura. O desespero é tanto que a última foi incluir as idéias do PSOL, de Jean Willys, numa montagem em vídeo com o ativista Curitibano Toni Reis, filiado ao PC do B/Pr, no programa de governo de Ney Leprevost.
    Por analogia podemos concluir então que o lobista Luiz Abi Antoun (PSDB), primo do governador Beto Richa (PSDB), que vai puxar 13 anos de cadeia em regime fechado, partido este que não apenas está fazendo parte da coligação de Rafael Greca, mas está financiando e cedendo seus secretários como Michele Caputo, Norberto Ortigara, Juraci Barbosa Sobrinho, Mounir Chaowiche que teve bens indisponibilizados pela justiça, também vai participar da adminstração municipal. Ninguem quer é Luiz ABi Antoun comandando o caixa da prefeitura. ADEUS TURMA DO BETO RICHA E LUCIANO DUCCI. VAMOS DE NEY LEPREVOST 55

  7. É melhor que esses professores continuem em greve, os estudantes vão aprender melhor sozinhos que com esse ensino ideológico do século XIX, os alunos completam o ciclo sem saber sequer tabuada de somar!

  8. Petista é tão idiota que teve um aí em cima que colocou a culpa da crise na fiesp. ..Pqp da vontade de vomitar de ver esses comentários de professor esquerdopata ,depois doutrinam isso pra piazada e da no que dá , bando de pia alienado que nem sabe o que quer e vão brincare dê casinha em colégio achando que são donos da verdade.

  9. Os discursos do PT sempre foi engana-trouxa… Nas Universidades, na Grande Mídia petista etc. E no sul (Paraná) rola em torno de cheiro corporal: isso mesmo! Eis:
    GRECA e o FEDOR:

    É bom ver o político Greca a ponto de ganhar Curitiba…
    Greca, do PMN, é um antissentimentalista. Não é hipócrita. Não se faz de vítima, não é B****-MOLE.
    GRECA DISSE QUE QUASE VOMITOU AO COLOCAR UM MENDIGO em seu carro. Um morador de rua… ¿E daí? Morador de rua ou mendigo não FEDE NÃO???

    O PT quer DERRUBÁ-LO no 2º TURNO.

    ESSA fala de GRECA, sobre FEDOR, é a medida exata dum cara não HIPÓCRITA. Com seu ouvido para diálogo, seu antissentimentalismo e humor sardônico, transformou a paisagem política de Curitiba.

    P.S.:
    Qualquer ANIMAL fica dias sem tomar banho e não fede; agora o SER-HUMANO já 1 dia sem tomar banho já fede muito, é um fedor danado.

    Esse é o discurso do Partido dos Trabalhadores (PT). Do Lula é pior e mais truculento ainda.

    • Quem criou esta situação foi o próprio Greca. Falou demais, agora está respondendo pelo que falou.
      Quanto ao PT querer derrubá-lo, convenhamos que não tem essa bala na agulha, tendo em vista o péssimo desempenho deles em Curitiba. Quem quer derrubar o Greca é o Mey Leprevost, outra bela porcaria. Estamos mais uma vez votando no menos pior.

  10. O fato é o seguinte. O objetivo principal da greve, senão único, é aumentar o salário. Simples assim. É o tal do cada um defendendo o seu, o que não acho errado.
    Mas não precisam vir com discursos emocionais, assumam a postura, esclareçam que querem ganhar mais. Mesmo quem critica isso aqui no blog, tá a fim que aconteça consigo. Todo mundo quer ganhar mais, é natural.
    O problema é que nos 13 anos do PT não via esse tipo de movimentação e os problemas sempre foram os mesmos, o que revela evidentemente o cunho político da greve, até porque é liderada por um rapaz, presidente da APP, que deve ter sido treinado na sede do PT, visto falar e parecer com a maioria dominante do partido (barba e língua presa).
    No fundo, quase ninguém está muito preocupado com a infraestrutura, com a melhoria das condições do ensino, etc….até porque nesse país é quase impossível melhorar isso. Não conseguem cortar grama da calçada, quem dirá termos escolas em um bom padrão, alunos comprometidos, etc…Estamos no Brasil, terra do voto no menos pior, terra do voto em corrupto, terra da tolerância, do Lulla, da Dilma, do Richa, do Aécio, terra em que o Renan Calheiros posa de moralista e fala de reforma política, terra do tudo errado. Situação ruim e perspectiva de futuro também ruim, afinal faz anos que o pouco que temos vem sendo destruído por essa gente incompetente.

    • O Funcionalismo está pronto para dar sua conta de sacrificio, como tem feito, SE este Governo não fosse corrupto, como tem sido. Alguem acredita que o apoio da Assembleia Legislativa é afinidade política?? Ou alguem acha que o objetivo do governo de superavit é pra investir mais no povo, como não tem feito?? Olha o caso das Oficinas superfaturadas. Mafia dos Fiscais. Quadro Negro. Só o que veio a publico, e o que não veio. Este governo não tem moral pra pedir sacrificios. Esforços que todos nos sabemos onde serão depositados: no exterior. Mas o povo não sabe que estes recursos pagos em salarios irrigam os comércios locais e a economia gira. E os recursos expatriados na calada da noite? Produzem o que? Prefiro que o salario do professor seja sempre melhor. Alguem acha que profissional barato presta serviço de qualidade? Não afrouxem o garrão grevistas. Este governo não merece cordeiros. E o povo esclarecido saberá em quem votar da proxima vez. O MELHOR ESTÁ POR VIR, SÓ PRA QUEM LUTA.

  11. EU NÃO ACREDITO EM NENHUMA PALAVRA DO BETO RICHA!

    • Nem ele acredita no que fala. É um incompetente.
      Mas acho que pela quantidade de falcatruas que fez, se os funcionários público estivessem de fato preocupados com ele, deveriam fazer plantão na frente do judiciário para cobrar rapidez nos casos envolvendo o governador, o Ezequias da Sogra, o Justus, porque vai acabar o governo do primeiro e prescrever o assunto dos outros 2.
      Por isso que digo, a briga é única e exclusivamente por salário. Se o governador é o Richa, o Veneri, o Zezinho, o Antônio Fagundes, tanto faz.

  12. OS ALUNOS REIVINDICAM, E TEM RAZÃO

    AS UNIVERSIDADES SÃO ADMINISTRADAS PELOS PROFS, PARA ELES MESMOS.

    OS ALUNOS, A SOCIEDADE, TEM QUE SER OUVIDA, OU MUDA LOGO ESSE MODELOS ULTRAPASSADO HÁ DÉCADAS, OU FECHA LOGO, PRIVATIZA!!,

    É PUBLICA, OU NÃO?

    POR QUE TRATA MAL ACADEMICOS E ESSES NÃO TEM DIRETO E VOZ?

  13. Ninguém tá nem aí pra professor em greve e aluno revoltado, tá todo mundo desempregado nesse país procurando emprego e não acha nada e vcs bonitoes ganham bem tem regalias e ficam nessa choradeira. Se informem da crise do país e a situação difícil dos Estados… Difícil lidar com gente …

  14. Engraçado , em relação à greve dos funcionários de banco, ninguém se metia né?
    Tudo quieto.

  15. Esse idiotinhas de direita falando aqui, tudo pau mandado desse governo corrupto, sem vergonha, sem palavra. Estamos exercendo nosso direito, como cidadão, como profissional e como professor. Porque não foram bater de frente com os funcionários de bancos que ficaram mais de um mês exercendo seu direito de greve???
    Acham que professor é saco de pancada??
    Onde qualquer um se mete sem nem saber do que está falando???
    É sempre bom ter conhecimento de causa antes de falar merda.
    Vai ter greve sim!
    Vamos exercer nossos direitos sim!
    …e sabem porque??
    Porque o professor é o único profissional capaz de transformar gentinha em cidadãos críticos, com conhecimento o suficiente para entender que nossa luta é legítima e legal.
    Levanta Fernando, abre essa cabeça, vai estudar.

  16. Legalista…vá se informar….professores ensinam sim.Seguem a base curricular nacional, fazem vários cursos p melhorar o desempenho . Encontram nas salas superlotadas alunos que não querem estudar e que os pais não cobram….nào venha por a culpa no professor…veja o que Beto Richa está fazendo contra a Educação…salas super lotadas….falta de materiais….o mala…analfabeto político!!!

    http://www.esmaelmorais.com.br/2016/10/professores-aprovam-greve-por-tempo-indeterminado-no-parana/

    • Sra. Marina antes de fazer qualquer comentário sobre outro comentário é preciso que o mesmo seja lido, interpretado e compreendido. É provável que a sra. seja ligada à educação, então, sabe como funciona um conselho de classe, o que é para mim uma das maiores violências para com o aluno e para com o ensino, haja vista que aprovam alunos sem condições (isso é culpa do professor). No início do ano letivo, todo o corpo docente recebe um plano de matérias onde vem um conteúdo programático que deve ser cumprido durante o ano letivo, mas o professor não consegue cumprir com o programa (não sabe ensinar). Não basta passar num concurso público e apresentar seus títulos, é preciso passar por uma banca examinadora para se verificar sua condição didática para exercer o magistério. A sra. deve viver num mundo fantasioso, não conhece a realidade do ensino público no Paraná, ou então conhece mas prefere fingir que o nosso professor é o santinho da história. o professor deve exercer sua autoridade em sala de aula, mas prefere “politizar” o aluno para ser massa de manobra em prol de uma luta política partidária que não é deles. Por favor, pense nos alunos que querem estudar, que querem ter uma revisão de matérias para a prova do ENEM, para o vestibular. Pense naqueles formandos que pretende formalizar sua conclusão do ensino médio para pretensões maiores e, faça-me um favor, leia direitinho meu texto que a senhora criticou.

      • O Legalista é o mesmo Fernando ideológico, talvez o mesmo militante remunerado por alguma sinecura concedida pelo governo tucano. A conversinha é cheia de boas intenções (daquelas que estão no inferno) mas ele é INIMIGO. Tem conversa articulada, sabe concordar verbo com sujeito, usa o corretor ortográfico. Faz força para ser convincente mas está aqui a serviço dos interesses dos governos Beto Richa e Temer. É INIMIGO. Ele nunca toca na questão central que é o governador ter deixado de cumprir o que foi acordado que deu origem a essa greve. Fica repetindo que defende os coitadinhos dos alunos (como se ele realmente estivesse interessado nos direitos dos alunos) que estão sendo prejudicados. Blá! Blá! Blá! Mas ele é INIMIGO. Atenção, vamos revelar todos os inimigos dos professores, dos alunos, dos funcionários públicos e dos policiais civis que também estão em greve.

  17. Bem senhores, sem o professor nenhuma outra profissão existiria, porém, quando falo em Professor, falo daquele que assumiu a missão de ensinar. Penso que a remuneração deles deve ser uma das mais altas, mas, considerando os resultados obtidos pelos alunos no ENEM, muito me preocupa a falta de comprometimento desses profissionais da educação no PR. Nas escolas particulares há cobrança de desempenho do docente, motivo pelo qual se tem um ensino de maior qualidade.

  18. Amadeo…deixa de ser alienado. O país estava em ascensão e o que aconteceu foi crise política fomentada pela Fiesp que deve bilhões a receita Federal. Corrupção e mais corrupção de todos os políticos e o juiz famoso começaram a estabelecer o caos no país e então aqui estAmos.Pós golpe e o ilegítimo detonando a população e os seus servidores
    e o Playboy que de Santo não tem nada pegou dinheiro de empresários, das escolas em construção, da previdência, do teu ipva e icms e agora alega que a crise quebrou o PR e não quer cumprir a lei.

  19. Chegou mais um falando da história do “aumento” que ouviu do Playboy na mídia. Propaganda contínua e bem feita com nosso dinheiro em horário nobre.

  20. De 2011 a 2014, a média de reajuste do salário base do funcionalismo foi de 63,6%. O porcentual é superior a inflação acumulada para o período, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é de 26,7%. Com os reajustes, progressões e novas contratações, o investimento anual do governo estadual com o funcionalismo aumentou de R$ 10 bilhões em 2010 para R$ 17,5 bilhões em 2014.
    Fonte: http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5840

    Toda a população Brasileira está fazendo sacrifícios diante da crise, professores pelo que me consta receberam aumento acima da inflação nos últimos anos, também poderiam contribuir com o país em época de crise como todos da iniciativa privada estão fazendo,muitos até demitidos e sem perspectiva de encontrar outro trabalho.

  21. Rick, está tudo errado. O Richa Playboy é nosso servidor, NÓS pagamos ele. Você está certo. Quem tem que mudar essa Constituição somos nós.

  22. Fabiano, a questão é que está se lutando pelas reposições das perdas salariais, de não se curvar a um governador que deixou de cumprir a palavra, isso não tem a ver com escolher ser professor, não são só flores, há desafios, mas se você tem um propósito no coração e vê o aluno não apenas como um objeto e sim como um ser humano e não depósito de conteúdos, que a partir daí o trabalho vai dar certo, se quiser ensinar de verdade, mesmo nas escolas simples e lidando com problemas por vezes graves de cada um, como indivíduo; você está pronto para ser professor de escola pública. Por isso, ao contrário do que os ignorantes dizem, não largamos a profissão e vamos procurar outra coisa. A questão é : temos família, também pagamos impostos, e apesar de tudo, ainda aguentamos a estupidez de muitos. Ser professor, só sendo professor.

  23. Como seria se o salário minimo nacional não tivesse reajustes?
    O salário dos governantes poderiam sofrer reajustes por votação popular não acham?
    Não defendo o PT e muito menos os tucanos.
    A operação quadro negro e publicano do PR não esta tendo a mesma divulgação que o Lava-Jato.
    Direito e Deveres iguais a todos.

  24. Engraçado que não vi até agora nenhum comentário de professor dizendo que tá já com o saco cheio de ser professor estadual que tá pagando pra trabalhar e se continuar assim vou pedir demissão e procurar faculdade particular pra dar aula ou mudar de ramo… Pelo menos neste blog rodei de “cabo a rabo” e não encontrei nada parecido…por que será?

  25. Amigos, perder tempo discutindo com uma bando de alienados pró-Richa e PSDB não leva a nada. São os pobres de direita. Não são ricos mas… defendem-os com unhas e dentes. Não tem capital algum ou no máximo casa e carro, mas defendem que as grandes fortunas não seja taxadas. Acham que a corrupção começou em 2002 ou no máximo o PT a aperfeiçoou. Não são capazes de enxergar nada além de FORA PT, FORA LULA, DILMA, PETEZADA e outros argumentos para lá de bem pautados.
    Enfim, desde a abolição da escravatura existiam os capitães-do-mato, negros que maltratavam negros em troca de sorrisos dos patrões e esmolas generosas. Lambiam as botas deles.
    Hoje são esses pobres de direita. Defendem a meritocracia como se alguém que saísse da favela tivesse as mesmas condições sociais de “subir na vida” por esforço próprio. Desistam… esses vão estar em pouco tempo falidos mas batendo palmas para o Aécio decadelatado.

  26. FERNANDO COVARDE, PROFESSORES ESTADUAIS SÃO OS MAIS EXIGIDOS EM MATÉRIA DE TITULAÇÃO, COMO FOI DITO, INCLUSIVE PARA O FUNDAMENTAL E MÉDIO NO PR HÁ ESPECIALISTAS, MESTRES E DOUTORES. E ESSA FILA SÓ EXISTE NO SEU DELÍRIO, PORQUE A MAIORIA NÃO QUER MAIS SER PROFESSOR.

  27. Fernando!!!! Quem foi que te ensinou escrever, pra te dar essa oportunidade de fazer esse comentário. Não sei sua profissão, mas certamente passou pelas mãos de um professor! Inclusive nossos eleitos, pra hoje ver a escola como adversária as suas maldades. O povo nem imagina quem é aquele que escolheu pra administrar nossos bens. Somos a NAÇÃO mais rica do PLANETA. Temos as maiores riquezas do mundo. AMAZÔNIA, BACIA HIDROGRÁFICA, MINERAÇÃO, MAIOR CELEIRO, O AGRO NEGÓCIO, UM POVO SOLIDÁRIO,O MAR, COSTA MARINHA, INDÚSTRIAS DE RECONHECIMENTO INTERNACIONAL, ATÉ AUTOMOBILÍSTICA, TURISMO, AFINAL, NOSSO PAÍS É LINDO, UM CLIMA TROPICAL E POR AÍ VAI. A LISTA É BEM MAIOR,É SÓ PRA TE AR UMA NOÇÃO. O QUE NÃO TEMOS É PERCEPÇÃO NA HORA DE VOTAR NO MENOS PIOR. E que DEUS TE ABENÇOE Fernando, QUE NUNCA TE FALTE NADA, PRINCIPALMENTE EMPREGO.

  28. Tem que levantar certinho os “demaior” que estão por traz dos “demenor” nessas invasões e enquadrar esses caras,já tá na hora de voltar as aulas e acabar com essa palhaçada, tem mais gente querendo estudar do que se amotinar em escola. Cadê os país que deixam suas filhas passarem a noite por lá com os malandrinhos de plantão??

    • Vai se catar coxinhas de plantão que ficam querendo criticar os sindicatos que ainda são a sala a salvação dos trabalhadores. Caso contrário seríamos um país onde iríamos trabalhar por comida assim como vcs que ficam criticando aí quem está lutando da pior forma possível para tentar manter o que foi conquistado nos últimos anos. Em vez de criticar os salários de quem está formando pessoas vão estudar para deixar de ser analfabetos condicional porque o outro defeito de ser mal educado não mais aprenderão.

      • De otários, estão aí para nos defender o Paulinho da Força, o Vicentinho, o Medeiros,
        fora outros nomes nas esferas estaduais e municipais, de menos projeção.
        Os sindicatos hoje são usados como ferramentas pelos partidos, e como catapulta
        pelos sindicalistas, para alcançarem os cargos eletivos, e ficarem no bem bom.

      • De Otários: quem concedeu os 2 maiores benefícios ao funcionalismo público do
        Paraná, foi o governador José Richa, eleito em 1982.
        Foram eles: a criação do 13º salário para o funcionalismo, e a aposentadoria
        isonômica que permite ao funcionário público aposentado ganhar igual ao seu
        equivalente na ativa.
        Esse tipo de aposentadoria não resiste a um simples cálculo básico atuarial, e ao
        longo dos anos se tornou uma bolha assassina.
        Richa pai deu, e “rixa” filho tira, confiscando o pecúlio previdenciário do
        funcionalismo.
        Aposentadoria isonômica não é nem sonhada pelos trabalhadores CLT.
        Se “beto rixa” tem “paúra” de uma auditoria nas contas do estado, também fica
        difícil aos funcionários e professores, explicar ao respeitável público as alegadas
        greves por melhorias nas condições de trabalho.
        Todo mundo tem alguma coisa para esconder, ou pelo menos para não ter
        orgulho dela.

      • O Brasil é o país dos sindicatos. Tem mais de 15.000 mamando nos bolsos dos trabalhadores, vivendo às custas do Imposto Sindical, aqui obrigatório. Em países europeus ou americanos, eles não passam de 200.
        Vocês, explorados pelos sindicatos, vão às ruas atendendo essas suas lideranças, se expondo na luta pela conquista de mais direitos, enquanto eles se refastelam nas poltronas das respectivas sedes, vez em quando incomodados para entrevistas.
        tsk…tsk…

  29. O rossoni pelo jeito não vai até o final de outubro na casa civil.

  30. Fernando, você não acredita em mérito?
    O professor universitário tem seus méritos, sim!
    Ahhh… mas como capacho do mérito empresarial…..
    E não estamos cobrando aumento de salário. Estamos cobrando a reposição da inflação

  31. Gente pra trabalhar têm muitos, quero dizer que com Licenciatura e especializações junto de aprovação em CONCURSO PÚBLICO não são tantos não. Aproveitando gostaria de saber qual tua FORMAÇÃO, além de defensor dessa corja que está mandando no Pr? Têm mais, temos de lutar sim pelos nossos direitos, pois, que assim não faz não merece nenhum BENEFÍCIO CONSEGUIDO; tá na hora de parar de falar bobagem e só jogar a culpa nos sindicatos, veja o que têm feito esse governador, vá conferir como andam os probelmas de nossa Receita Estadual, das escolas que não sairam do papel, enfim…

  32. É nessas horas de greve liderada por esquerdopatas radicais e militontos de plantão que tenho saudades da Elegância e generosidade do saudoso ACM (Antonio Carlos Magalhães…).

  33. O correto é não negociar mais com essa tal APP, tolerância zero pra essa petezada. Conta o tempo parado,desconta dos salários e dispara o cronômetro para o tempo legal de exoneração se não voltarem ao trabalho. Gente disposta a trabalhar tá cheio, dá várias voltas no quarteirão de professor querendo trabalhar pela metade do que ganha esses que ai estão, os de Universidade principalmente entre 8 e 19 mil numa rápida passada pelo portal da transparência. O Paraná não pode e não deve ser refém de sindicalista radical.

    • Fernando, que pena você não é professor…

    • Fernando você fez faculdade?, mestrado, doutorado, pos-doc, não. Não sei sua profissão ou quanto é onde estudou, no entanto os professores destas universidades detém as mais altas titulação. Fazem pesquisa com equipamentos quebrados e baixíssimos investimentos, talvez você não saiba nada disso. Muitos dos professores do estado ( ensino médio ) tem títulos de mestre e alguns de doutor, Mas você támbem não deve saber disso. Devemos começar a entender o papel fundamental dos professores e dos sindicatos. Quanto mais nos organizamos descobrimos que muitos compartilham do mesmo pensamento, enquanto alguns se organizam você pode continuar na novelinha e no futebolzinho Fernando. ….

      • Quem lê meus comentários sabe que não sou defensor de e nem simpatizo com
        “beto rixa”, que mostra a foto da crise, mas não explica porque sancionou o
        auxílio moradia para o Judiciário, isso só para começar.
        Mas os ilustres PHD’s, MBA’s, doutores, mestres, e demais titulados afins, não
        entendem ou não querem entender nada sobre Economia e Matemática.
        Continuam enxergando o Estado como uma galinha dos ovos de ouro, cujos
        recursos se multiplicam ao seu bel prazer, e à sua vontade.
        Ora, se em sua casa o quarto está apertado, a cozinha está com vazamento, e o
        banheiro está malcheiroso, a solução é derrubar ou por fogo na casa?
        E ao fazer isso, é justo prejudicar os demais moradores da casa, inclusive pondo
        em risco a segurança, a saúde, e a educação dos vizinhos no entorno.
        Gente com cirurgia oncológica marcada, mas adiada por grevistas da saúde, e a
        metástase invadindo os seus corpos… isso não é greve, é crime!!!
        A insegurança pública agravada por greve em setor essencial, e a educação
        paralisada prejudicando milhares de pessoas, tudo isso prejudicando apenas os
        cidadãos pagadores de impostos, que são maltratados e torturados pela doença,
        pelo crime, pela ignorância, e pelo abandono.
        Eu também gostaria de saber onde foi parar o dinheiro do Paraná nesses últimos
        6 anos, só que o povo já pagou adiantado por esses serviços, e não pode ser
        penalizado por esse “cabo-de-guerra” entre funcionários e governo.
        Se está tão ruim assim, peçam exoneração e partam para o mercado de trabalho.
        Com tantas titulações (grande parte delas custeadas pelo Estado, quero dizer,
        pelo povo), os senhores não deverão ter dificuldades para se colocar no mercado,
        e com certeza, auferirão salários muito maiores na iniciativa privada, do que no
        setor público.
        Sinceramente, “boa sóoorhrhrhrti!!!
        Com a devida vênia do Paulo Henrique Amorim.

        • Pedir exoneração???? E esses impostos que eu e vc já pagamos adiantado como vc mesmo reconhece, olha que são MUUIIITOS, pra saúde e segurança e educação… onde estão??? que temos que trabalhar com sucatas, pondo em risco a saúde desses que vc fala que estão com cirurgia marcadas. Pra vc, o que é PIOR??? Venha conosco, e LUTE também pra viver com dignidade.

          • Venha conosco, e LUTE também pra viver com dignidade. Tradução: Não mexam nos privilégios dos SORVEDORES PÚBLICOS e o povo que se vire para (SOBRE)VIVER!!!

        • Se esta tão ruim assim, comecem revendo os gastos com jatinhos e helicópteros, cortem cargos comissionados, reduzam os gastos nas câmaras e assembleias, reduzam os salários dos deputados, prefeitos, governadores, senadores…

          Só que não, nada disso foi feito, o que o povo não vê é que os cortes só atingem a população, reclamam de professores com pós doutorado entre outras titulações ganhar mais de 10 mil por mês, a qual muitas vezes é responsável por desenvolver tecnologia entre os coisa da mais alta importância para a sociedade. Mas esquecem que se gasta milhões para se manter um deputado ou senador que só serve para votar regalias a seu favor e de seus lacaios, isso sem contar os vereadores que ganham mais de 7 mil por mês sem ter feito nada, os quais muitas vezes nem sabem o que estão fazendo nas câmaras.

          Comecem a cortar os gastos com políticos e comissionados ai sim vou acreditar em ajuste econômico, porque por enquanto ta só na conversa.

      • Diploma de mestre ou doutor no magistério só serve para enfeitar a parede e engrossar o salário. O que estes titulados estão fazendo em favor dos estudantes, que é o que deveria interessar. Porque os números do IDEB não avançam. O professor vira doutor e o aluno analfabeto funcional. Parabéns a todos os envolvidos!!!

    • GREVE NESSE GOVERNO SAFADO E CORRUPTO QUE AFUNDOU O NOSSO ESTADO, AGORA QUEM TEM QUE DAR CONTA DO DINHEIRO NÃO SÃO POVO MAS ELE QUE TEM QUE SE VIRAR, ESSE JA PASSOU DA HORA DE RECEBER O CERTIFICADO DE INCOMPETENTE E CORRUPTO QUE SUPERFATUROU OS IMPOSTO E SUMIU COM O DINHEIRO.

      • A Lei de Gerson – a de tirar vantagem em tudo.
        Sou funcionário estadual aposentado quadro geral – assistente técnico, proventos entre os mais baixos da folha, e, claro, me importa qualquer vantagem à qual tenha direito, como o reajuste de janeiro.
        No entanto, vivo como todos os brasileiros, a situação das finanças da União, dos Estados e a dos Municípios. Pondero que nós, servidores públicos paranaenses – não em prejuízo das suas justas reivindicações, encontram-se beneficiados no que toca a pagamento em dia, 13º salário garantido, o que não acontece com os nossos colegas da maioria das unidades da federação, alguns até impossibilitados de arcarem com a liquidez das aposentadorias, e mesmo parcelando todos os seus compromissos com os seus quadros.
        É política-partidária sim, essa movimentação articulada pela APP – braço sindical do PT no Paraná, escorada pela CUT, pela UNE – pelo MST, entidades que estão sendo estimuladas para um enfrentamento caso Lula seja preso, isto é, para a deflagração de uma verdadeira guerra civil, o que já foi, aliás, objeto de fala do senador Roberto Requião, destacado simpatizante do bolivarianismo.

        • Alguém do comitê eleitoral do Beto Richa fez lavagem cerebral no Parreiras. Alguém pode ajudar o menino?

        • Como o PT é poderoso, como o comunismo é poderoso, com toda essa mídia contra, não tem jeito os caras vão lá e conseguem fechar 800 escolas, você acredita mesmo nisso, ou é desculpa eterna do Beto Richa colocar a culpa de tudo nos outros.

      • DVRA – ???????????

    • Cara você precisa ter mais capacidade analítica…

    • Hahaha… que patetice.

    • O correto é NÃO pagar mais IMPOSTOS, NÃO cumprir LEIS, NÃO pagar PEDÁGIO, EXTINGUIR cargos Comissionados, Encerrar serviço públicos e privatizar tudo, o que acha Fernandinho.

      GREVE GERAL!!!!!

    • Olha, essa conversa mole de que os prof são petezada e coisa e tal, isso é coisa de ignorante que só pensa em defender anarquista, ditador, e já que você gosta de moro, chupa essa:

      Direito garantido ao reajuste

      Segundo Mello, “os autores do recurso não buscavam nenhuma forma de ganhar aumentos. Buscam, apenas, a indenização pelo descumprimento de um dever jurídico, de um comando constitucional, pelo Estado de São Paulo, explicou.

      Ainda segundo o ministro, a revisão geral anual está assegurada na Carta Política, no artigo 37, X. Para ele, correção monetária não é ganho, nem lucro, nem vantagem. O reajuste, disse o ministro, é um componente essencial do contrato do servidor com a administração pública. Além disso, é uma forma de resguardar os vencimentos dos efeitos perversos da inflação.

      Assim, nem mesmo a alegação de eventual impacto financeiro negativo nas contas públicas justificaria a inobservância do dispositivo constante do artigo 37, X, da Constituição, asseverou o ministro Marco Aurélio.
      http://anajus.jusbrasil.com.br/noticias/100029660/ministro-marco-aurelio-mello-diz-que-reajuste-da-inflacao-e-direito-constitucional-de-s

    • FERNANDO
      Esse idiotinhas de direita falando aqui, tudo pau mandado desse governo corrupto, sem vergonha, sem palavra. Estamos exercendo nosso direito, como cidadão, como profissional e como professor. Porque não foram bater de frente com os funcionários de bancos que ficaram mais de um mês exercendo seu direito de greve???
      Acham que professor é saco de pancada??
      Onde qualquer um se mete sem nem saber do que está falando???
      É sempre bom ter conhecimento de causa antes de falar merda.
      Vai ter greve sim!
      Vamos exercer nossos direitos sim!
      …e sabem porque??
      Porque o professor é o único profissional capaz de transformar gentinha em cidadãos críticos, com conhecimento o suficiente para entender que nossa luta é legítima e legal.
      Levanta Fernando, abre essa cabeça, vai estudar.

    • Olha Fernando, ou você está recebendo muito bem para postar isso (mercenário) ou você não tem a menor ideia do que está se passando (desinformado).
      Seja qual for a opção, você tem a chance de procurar corrigir isso, vá atrás das informações corretas (instrução) ou procure um emprego mais digno (qualquer trabalho que te proteja desta exposição negativa que todos estão tendo a seu respeito.

    • não fale besteira !!!

    • A Lei de Gerson – a de tirar vantagem em tudo.
      Sou funcionário estadual aposentado quadro geral – assistente técnico, proventos entre os mais baixos da folha, e, claro, me importa qualquer vantagem à qual tenha direito, como o reajuste de janeiro.
      No entanto, vivo como todos os brasileiros, a situação das finanças da União, dos Estados e a dos Municípios. Pondero que nós, servidores públicos paranaenses – não em prejuízo das suas justas reivindicações, encontram-se beneficiados no que toca a pagamento em dia, 13º salário garantido, o que não acontece com os nossos colegas da maioria das unidades da federação, alguns até impossibilitados de arcarem com a liquidez das aposentadorias, e mesmo parcelando todos os seus compromissos com os seus quadros.
      É política-partidária sim, essa movimentação articulada pela APP – braço sindical do PT no Paraná, escorada pela CUT, pela UNE – pelo MST, entidades que estão sendo estimuladas para um enfrentamento caso Lula seja preso, isto é, para a deflagração de uma verdadeira guerra civil, o que já foi, aliás, objeto de fala do senador Roberto Requião, destacado simpatizante do bolivarianismo.

    • Cobrindo a função de agente provocador do Beto Richa, não é? Conhecemos muito bem o seu tipo. É gente que trabalha para enfraquecer as entidades representativas de classe porque sabe que, se conseguirem dispersar os trabalhadores a elas associadas, controlarão todos e imporão medidas antipopulares sem reação organizada. Professores e alunos devem estar atentos a esse tipo de argumento expresso pelo Fernando que age para enfraquecer o movimento. O Fernando não está aqui apenas para dar uma opinião, trabalha a favor do governador Beto Richa e do presidente golpista. Cuidado com ele. É INIMIGO!

    • Olha, eu não sei com o que o senhor está acostumado, mas essa sua lógica de empacotador de mercado não se aplica aos professores das universidades. Se um empacotador (com todo respeito pelos empacotadores) é demitido, muito bem, o senhor realmente vai encontrar uma fila de pessoas interessada em ocupar o lugar dele. Mas eu não sei em que país o senhor vive (aliás não sei em que planeta o senhor vive), se realmente acha que vai encontrar em cada esquina alguém com condições de lecionar, digamos, cálculo diferencial e integral em um curso de matemática, ou mecânica de fluidos em um curso de engenharia, ou econometria em um curso de economia, e por aí vai. Sinceramente, o senhor é mesmo um pândego. Deveria procurar emprego em uma tv. Certamente conseguiria facilmente uma vaga de comediante.