Em nota, Ibope jura que não frauda pesquisa

ademar_vs_ibopeO Ibope divulgou nota nesta quinta (15) contestando denúncia do candidato Ademar Pereira, do PROS, de suposta fraude em pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de Curitiba. Abaixo, leia a íntegra:

Para Esmael Morais

Sobre a reportagem publicada no dia 14 de setembro com o título “Ibope acusado de fraudar pesquisa na eleição de Curitiba; ouça”, o IBOPE Inteligência gostaria de esclarecer alguns pontos:

– O IBOPE Inteligência é uma empresa privada, que realiza pesquisas sobre diversos assuntos, como consumo de produtos, serviços, opinião pública e política. A maioria dessas pesquisas são realizadas a pedido de empresas, partidos políticos, instituições financeiras ou outras entidades, com o objetivo de orientar decisões estratégicas. Uma parcela menor dessas pesquisas é contratada por veículos de comunicação ou agências para serem divulgadas.

– Há, neste momento, duas pesquisas sendo realizadas em Curitiba.

– A pesquisa citada na reportagem (inclusive pela divulgação do áudio da entrevista) não é uma pesquisa para divulgação. Trata-se de um estudo feito com o objetivo de orientar decisões do nosso cliente. Por esse motivo a entrevista é feita por telefone e não foram citados todos os candidatos.

– As pesquisas feitas para divulgação são realizadas nos domicílios dos entrevistados e estão registradas no TSE, onde você pode consultar, entre outras informações, o questionário completo que está sendo aplicado em Curitiba e que difere completamente das perguntas registradas no arquivo em áudio. (http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/pesquisas-eleitorais/consulta-as-pesquisas-registradas.)

– No caso das pesquisas feitas para divulgação, após a divulgação feita pelo cliente, disponibilizamos o relatório completo, com todas as perguntas e respectivas respostas em nosso site: www.ibopeinteligencia.com

Por fim, esclarecemos que detalhes sobre nossa metodologia em relação às pesquisas para divulgação estão explicados aqui: http://ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/infografico-como-e-feita-uma-pesquisa-eleitoral/.

Caso haja alguma dúvida, estamos à disposição.

IBOPE Inteligência
Comunicação Institucional

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Pela primeira vez na vida, recebi uma ligação do Ibope, ontem 13/10/2016 por voltas das 15:00 horas!

    Ao iniciar a entrevista, o atendente perguntou se tenho título de eleitor, em seguida, se eu votei no primeiro turno, e qual meu grau de instrução. Quando respondi que tenho curso superior e pós graduação, a entrevista acabou, e não tive chance de expressar minha opinião!

    O atendente informou que a entrevista estava encerrada, porque tenho curso superior, e não era o foco da pesquisa. Antes de desligar comentei que a pesquisa era dirigida e comprada.

    Agora fico pensando aqui com meus botões, grupos políticos encomendam pesquisas dirigidas, e em regiões selecionadas previamente, mas quando apresentam os resultados, não informam os detalhes, mas os números das pesquisas podem influenciar eleitores desavisados.

    Fica o alerta para a falta de seriedade do Ibope, e também de outros institutos de pesquisas, que manipulam dados para enganar a população.

  2. O que estranho no IBOPE, e que antes da Chegada da GfK, a Globo ultrapassava 80% de Share, o Fato que com a Chegada do DATANEXUS (Hoje em Dia Não Existe Mais) e da Recém chegada ao Brasil a GFK, o Share da Globo Pena para Ultrapassar 45%, Estranho, né?

  3. Alguém conhece alguma proposta do candidato nanico? Como ele quer ser citado em pesquisa se o horário eleitoral dele é podre? Ridículo! !! Que fria hein Tico Kusma?

  4. O problema maior nem é o IBOPE, e sim as urnas eletrônicas, ou seja, os votos de fato.

    QUEM CONFIA NAS URNAS ELETRÔNICAS?

    eu não!

    • Acredito mesmo que haja fraude! Não consigo crer que Richa foi eleito com 56% em primeiro turno quando hoje seu governo tem ampla rejeição!

  5. Me engana que eu gosto.

  6. O cunha também jura ser inocente , o ibope é a maior fraude eleitoral e braço dos corruptos para manipular a opinião pública.

  7. Obrigado Ibope foi bem esclarecido
    A pesquisa citada na reportagem (inclusive pela divulgação do áudio da entrevista) não é uma pesquisa para divulgação. Trata-se de um estudo feito com o objetivo de orientar decisões do nosso cliente. Por esse motivo a entrevista é feita por telefone e não foram citados todos os candidatos.

    Seu cliente playboy kkkk
    pesquisa fajuta mesmo com certeza

  8. Eu em uma determinada ocasião participei de uma pesquisa do IBOPE, onde o entrevistador fez de tudo para que eu respondesse o que ele queria, agora imagine o quanto tudo isso é fraudado

  9. Que maravilha isso….. o Pt perdeu a mamata o sr. Esmael foi buscar anunciante na iniciativa privada…… isso é ótimo.

  10. Alguém já tomou conhecimento de algum caso em que bandido ou malandro assumiu sua responsabilidade???