Em nota, Ibope jura que não frauda pesquisa

ademar_vs_ibopeO Ibope divulgou nota nesta quinta (15) contestando denúncia do candidato Ademar Pereira, do PROS, de suposta fraude em pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de Curitiba. Abaixo, leia a íntegra:

Para Esmael Morais

Sobre a reportagem publicada no dia 14 de setembro com o título “Ibope acusado de fraudar pesquisa na eleição de Curitiba; ouça”, o IBOPE Inteligência gostaria de esclarecer alguns pontos:

– O IBOPE Inteligência é uma empresa privada, que realiza pesquisas sobre diversos assuntos, como consumo de produtos, serviços, opinião pública e política. A maioria dessas pesquisas são realizadas a pedido de empresas, partidos políticos, instituições financeiras ou outras entidades, com o objetivo de orientar decisões estratégicas. Uma parcela menor dessas pesquisas é contratada por veículos de comunicação ou agências para serem divulgadas.

– Há, neste momento, duas pesquisas sendo realizadas em Curitiba.

– A pesquisa citada na reportagem (inclusive pela divulgação do áudio da entrevista) não é uma pesquisa para divulgação. Trata-se de um estudo feito com o objetivo de orientar decisões do nosso cliente. Por esse motivo a entrevista é feita por telefone e não foram citados todos os candidatos.

Economia

– As pesquisas feitas para divulgação são realizadas nos domicílios dos entrevistados e estão registradas no TSE, onde você pode consultar, entre outras informações, o questionário completo que está sendo aplicado em Curitiba e que difere completamente das perguntas registradas no arquivo em áudio. (http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/pesquisas-eleitorais/consulta-as-pesquisas-registradas.)

– No caso das pesquisas feitas para divulgação, após a divulgação feita pelo cliente, disponibilizamos o relatório completo, com todas as perguntas e respectivas respostas em nosso site: www.ibopeinteligencia.com

Por fim, esclarecemos que detalhes sobre nossa metodologia em relação às pesquisas para divulgação estão explicados aqui: http://ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/infografico-como-e-feita-uma-pesquisa-eleitoral/.

Caso haja alguma dúvida, estamos à disposição.

IBOPE Inteligência
Comunicação Institucional

Comments are closed.