A Lava Jato só acaba quando acabar com o PT

moro_ptJeferson Miola, integrante do Instituto de Debates, Estudos e Alternativas de Porto Alegre (Idea), em artigo especial, diz que a Lava Jato encontra-se numa encruzilhada: acabar? Por que acabar? Segundo o articulista, a ideia da operação é acabar com o PT antes — ajustando seu caráter eleitoral e partidário. “Ou vence o fascismo, ou vence a democracia”, opina.

A Lava Jato só acaba quando acabar com o PT

Jeferson Miola

Consumado o golpe para derrubar a Presidente Dilma e interromper o ciclo dos governos do PT que o PSDB não conseguiu licitamente nas últimas quatro eleições presidenciais, a Lava Jato seria encerrada. Uma vez concretizado o plano inicial, a Operação perderia sua razão de ser. Esta era a aposta prevalente na crônica política.

A evolução da Lava Jato, entretanto, indica que os controladores da Operação preferiram evitar o alto custo político de encerrá-la logo após a farsa do impeachment. Optaram por continuá-la, porém ajustando seu caráter, que passou a ser abertamente eleitoral e partidário.

Confortáveis no regime de exceção e de arbítrio que dá guarida à sua atuação político-ideológica, os juízes, delegados e procuradores da Lava Jato removeram a máscara da imparcialidade e da isenção que nunca tiveram.

Perderam o pudor, abandonaram o menor senso de decência pública e atuam acima e à margem da Lei. Se mostram tão despudorados quanto o candidato a prefeito de Curitiba que, sem auto-censura e vergonha humana, admite vomitar com o cheiro de pobre [sic].

Esses personagens se sentem poderosos, heróicos e inatingíveis graças à Rede Globo e à mídia que, no noticiário, incensa-os e glorifica-os, assim como sublima os não-valores que eles representam.

A virulência empregada contra o PT e o ex-presidente Lula assumiu um padrão totalitário nas fases recentes da investigação. Nas semanas pré-eleitorais, a força-tarefa promoveu um espetáculo propagandístico para condenar midiaticamente o ex-presidente Lula sem provas, mas com “muita convicção”; e para decretar a prisão de dois ex-ministros dos governos do PT, em flagrante inobservância ao devido processo legal e ao Estado de Direito. Tudo sob medida para fornecer munição e alvejar as candidaturas do PT na eleição municipal.

O contorcionismo dos agentes da Lava Jato para livrar de investigação e julgamento os integrantes do governo golpista, não é menos apavorante que esta realidade autoritária. A força-tarefa se esgueira em explicações inexplicáveis que não conseguem ocultar a seletividade e o direcionamento para mirar exclusivamente os “inimigos do regime” e safar os “bandidos do regime”.

Por dois anos e meio, os justiceiros da Lava Jato perseguem e caçam Lula, sem encontrar nenhuma ilegalidade. Apesar disso, e com impressionante petulância, transformam Lula no “comandante máximo”, “no general”, no “maestro” do “maior esquema de corrupção” do país.

Contraditoriamente, entretanto, a força-tarefa não investiga, não processa e não julga Cunha, Temer, Aécio, Jucá, Serra etc – todos, sem exceção, multi-campeões em delações, e donos de sabidas contas bancárias em paraísos fiscais, abastecidas aos milhões, com dinheiro provindo de corrupção na Petrobrás e em outras estatais que controlam.

A oligarquia golpista firmou um grande pacto para a restauração neoliberal na sua versão ultra-reacionária, que combina retrocessos nas conquistas do povo brasileiro, com regressão em matéria de direitos e liberdades civis e a re-colonização do Brasil pelas metrópoles imperiais.

A Lava Jato é um instrumento da oligarquia para aniquilar o PT e destruir a biografia e o legado de Lula, impedindo-o de disputar e vencer a eleição de 2018. A verdadeira disputa em curso não é a eleição do próximo dia 2 de outubro, mas sim a guerra final que a Lava Jato proclamou contra o PT e Lula.

A Lava Jato só acaba quando acabar com o PT. Nesta guerra, não há alternativas: ou vence o fascismo, ou vence a democracia.

*Jeferson Miola, integrante do Instituto de Debates, Estudos e Alternativas de Porto Alegre (Idea), foi coordenador-executivo do 5º Fórum Social Mundial.

30 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. “Contraditoriamente, entretanto, a força-tarefa não investiga, não processa e não julga Cunha” – E agora? o que falar? Tem mais por aí!!! Defendendo político ou partido quando na realidade nenhum presta! #votonulo

  2. Aos outros a licença para roubar, afinal a PF, MPF e a justiça brasileira tem partido político! “Aos amigos do rei as benesses da lei. Aos inimigos, os rigores da lei” Tal qual, assim funciona a injusta justiça brasileira, até que o Moro prove o contrário e prenda toda a máfia corrupta do PSDB, PMDB, DEM, PPS, PR,PSD. delatados na Operação Leva a Jato os inimigos do rei. Essa vamos esperar SENTADOS até nascer outro juiz que cumpra os rigores da lei igual para todos. sem distinção de raça, credo e ideologia!

  3. Uma das diferenças substanciais entre os defensores da direita e da esquerda é que, ainda que os de esquerda admirem um ou outro nome, o que lhes vale é o objetivo final, apoiar programas que tornem as relações mais justas, tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista social e possam com o tempo criar uma sociedade mais justa. Observemos o modo como , por exemplo, costuma votar o PT, ou outros partidos de esquerda organizados, quando se trata de direitos fundamentais, de defesa dos movimentos sociais, de direitos trabalhistas, de respeito às minorias, etc. Agora observe os de direita. Não só não votam a favor da grande maioria da população como ajudam a elite a manter o poder e o ganho. Agora, se a justiça entra nessa seara e só olha uma das tendências, esquecendo a outra, é justiça? Apenas pergunto… quem é mais perigoso? Um homem que saca dinheiro de uma conta milionária que não está em seu nome e diz isso publicamente sem medo nenhum da justiça ou alguém que, hipoteticamente, tem um apartamento, até agora sem nenhuma prova? Ou alguém envolvido com transporte de meia tonelada de cocaína ou alguém cuja a maior evidência para condená-lo são iniciais em uma planilha que serviria para designar milhões de nomes? Só estou perguntando…

  4. Os petralhas se mostram bem como são. Não tem inteligência muito menos educação. E sem essas duas máximas não tem capacidade para argumentar.

  5. Acabar com o PT? Como eles farão isso? Mas, digamos que consigam, que até cassem a sigla. Resta uma coisa, que esses incompetentes não se deram conta, por que são burros demais: O QUE FAZER COM OS PETISTAS? Vão prender 54 milhões de eleitores ou fuzilá-los? Que diferença faz se a sigla é PT, PZ, PK ou PQP? Ô gente sem noção. Ainda bem que “burrice” só pega em coxinha retardado.

  6. Imbecil sem argumentação, que nem as expressões usadas são de seu uso comum. Aulinhas particulares com Alexandre Frota?

  7. Os tolos, analfabetos funcionais e ignorantes políticos acreditam nas mentiras que os BANDIDOS do PT contam achando que são todos inocentes.

  8. Só tolos mesmo para acreditar que a Lava Jato está mesmo querendo combater a corrupção. Se quissesse, de verdade, já teria prendido o Cunha, Jucá, Temer, Aécio e os achacadores da República. Os simbolos da corrupção não estão no PT e sim naqueles que combate o PT . Os golpistas

  9. Outro texto que sequer se atém aos fatos… Esmael, conheço 50 crianças de primeiro ano que já escrevem com muito mais conhecimento do que esse aí, se quiser é só buscar numa escola qualquer. Vamos aos fatos já foram abertas investigações contra diversos politicos de outros partidos (Temer inclusive), a diferença é que não ficam choramingando e atiçando as mulas de plantão. Chola mais que tá pouco, eis o fim agonizante de um Blog.

  10. Vão trabalhar “ad eternum” …

  11. Então, VIDA LONGA À LAVA JATO. Se precisar mais 5 anos, que continue a fazer o que está fazendo. E pegar não somente o PT, mas o PSDB, PP, PTB, PDT… e essa praga do PMDB. Pena que não vai sobrar nada aproveitável! PSOL não rouba, nem pode fazer isso, pois não está no poder, mas é uma turma atrasada, jurássica.

  12. Para o PT acabar vão ter que exterminar mais que os 54 milhões de brasileiros… O PT e’ a única ideologia que tem também a filosofia humanística e o mundo está carente disto…. O PT está em cada ser “humano gente”. Os outros vivem as bestialidade de poder ganância e injustiça, isto sim não sobreviverá…

    • Quanta besteira…o PT e os demais partidos, quando estão no poder, agem da mesma forma. Roubam e ficam dando um jeito de se perpetuarem no poder. O PT longe do cofre já faz um bem enorme para o país.

    • Prezada Maria, quantos prefeitos e vereadores o PT elegerá no próximo domingo?
      Se você somar a votação de todos os candidatos a prefeito do PT no Brasil, é provável
      que essa soma não chegue a 10 milhões de votos, isso não dá 20% dos votos válidos.
      O povo passou sucessivos cheques assinados em branco (votos) ao PT, e o PT os
      preencheu com o valor que quis, e os gastou da forma que quis.
      Até 2014 tínhamos uma oposição apavorada, acuada, e desarvorada, e seus membros
      e partidos só se “entendiam” na base da cabeçada, e o aliado Temer só fazia “biquinho”,
      e o máximo que conseguia, era tentar chamar Dilma para discutir a relação.
      O PT usou da Democracia e da filosofia humanística, para chegar ao poder.
      Só que em chegando lá, logo tentou regulamentar e enquadrar a Democracia às suas
      ideias de perpetuação no poder.
      A filosofia humanística e a ótica social, tiveram que dividir espaço com a corrupção desenfreada, que agravada pela gestão temerária e incompetente e pelos equívocos administrativos, implodiu o partido.
      Por isso repito pela enésima vez: o PT é vítima SIM, mas também NÃO é inocente!
      Tivesse se pautado pela boa moral, pela ética, pela honestidade, pelo “jeito diferente
      de fazer política”, que eram os seus motes antes de chegar ao poder, e estariam ainda
      hoje, Serra, Temer, Alckimin, Aécio, etc. discutindo na base da cabeçada, e sem se
      entender.
      Esse sistema político podre, em que a gente é obrigado a assinar um cheque em
      branco na “urna eletrônica”, tem sempre o mesmo resultado: os eleitos preenchem o
      cheque com o valor que bem entendem, e fazem o que querem com o dinheiro (capital
      político).
      Sem uma reforma política discutida com toda a sociedade, não tem solução.
      Ficaremos sempre dependentes de alguém ser ou não honesto, ser ou não bom, e
      quando achamos que apareceu um bom (PT), e votamos nele, ele se torna mau.
      Todos são democratas, honestos, e humanistas… até chegar ao poder.
      Esse circo eleitoral, com essas leis que estão aí, só nos faz andar em círculos, e a não
      chegar a lugar nenhum.

  13. O PT já acabou, infelizmente.
    É só conferir as estatísticas eleitorais para as prefeituras.
    O Atestado de Óbito será passado pelas eleições municipais.
    E eu que já votei em Natálio Stica, Flávio Arns, Ângelo Vanhoni, Jorge Miguel Samek,
    e Lula, fico aqui na decepção, torcendo pela sua inocência, e para que a provem.
    Mas qual nada!
    Todos tentam desqualificar os ritos e as formas da LEI, e a forma “seletiva” como ela
    é aplicada, criticam alguns erros e/ou exageros cometidos pelos executores da LEI, e
    fica nisso, porque ninguém é inocente, apesar de alguns terem álibi.
    O PT foi morto pelos seus próprios políticos e dirigentes.
    A desesperança venceu, que pena!

  14. Esmael, e você está se preparando para o fim do PT, por isso apóia Greca, o Jânio Quadros gordo, contra as forças progressistas da cidade?
    Essa varia$ão ideológica entre um post e outro está deixando seus leitores vesgos.
    Morrer abraçado ao Greca… final melancólico!

  15. O PT vai acabar sozinho. É tanta roubalheira e corrupção que seus membros estão sendo presos um atrás do outro.

    Viva a Lava Jato que está livrando o país dessa quadrilha de criminosos.

    Os juízes e procuradores devem adotar medidas protetivas porque o negócio é pesado. Está aí o caso Celso Daniel, que além do próprio prefeito há uma lista de mais sete mortes ligadas ao caso.

    • Tenho dó de você. Deficiência auditiva e visual junto e’ muito triste num ser só. Ai quando falta sensibilidade então…. O pior cego dizem que e’ o que não quer vê… Eu acho que o pior ser humano e’ o que não tem senso de justiça e faz mal a humanidade. Você tem tudo junto. E’ digno de pena profunda.

  16. MAIS FACIL ESSES CRETINOS DA LAVA JATO SEREM PRESOS E ENFOCADOS DO QUE ACABAR COM O PT, POIS O PT É MAIS QUE LULA, EÉ MAIS QUE UM PARTIDO!!! É UMA VISÃO DE MUNDO!! É UMA IDEOLOGIA DE LUTAS SOCIAIS!!!

    • Concordo, Robson. Fui e continuo simpático às primeiras causas abraçadas pelo PT. Isso que está ai, não é petismo. É lulismo, a fórmula imunda e vergonhosa de ludibriar uma Nação, de espoliá-la, escondendo-se atrás duma sigla.

  17. O PT jamais acabará. Toda essa trapalhada desses psicopatas só tem servido para o povo se juntar mais e mais ao PT. Depois das últimas canalhices da máfia maldita, o Addad já subiu na pesquisa e tem chance de ir para o segundo turno em São Paulo.

    • Penso que quando eliminar a corrupção, impunidade, desrespeito a lei da e a ordem, oi os entreguistas e governos e representantes ilegítimos e descomprometidos.

    • A Lava Jato trabalha para mitificar o PT, estão fortalecendo ainda mais o Lula, se prenderem então teremos nosso Nelson Mandela.

      • Estás menosprezando a inteligência de muitos dos seus patrícios, Davilla.
        Impossível a comparação.
        Mandela era decente, ético, idealista, honesto.
        Lula, ao contrário…

    • O artigo do s.r Jeferson Miola, nada mais é do que um resumo de tudo o que diz a mídia a serviço do PT, a única verdadeira, séria, inteligente e honesta.
      Nem uma vírgula a mais.
      Só faltou acrescentar – a serviço da Cia, da zelite, da burguesia, essas coisas….

  18. Vai acabar com PT e mais alguns políticos.