Alvaro Dias: Brasileiros também querem mudança do modelo

alvaro_dilmaO senador Alvaro Dias (PV-PR), em sua coluna desta quarta (17), afirma que se fecha um balcão de negócios com o impeachment de Dilma Rousseff. “Estamos julgando um caso de afronta à legislação vigente cometida pela Presidente da República”, diz ele. Abaixo, leia, ouça, comente e compartilhe a íntegra do texto:

Download do áudio

Brasileiros também querem mudança do modelo

Alvaro Dias*

O Congresso aprecia e julga o crime de responsabilidade da presidente da República por convocação dos milhões de brasileiros que foram às ruas do País. Foram as multidões carregando a sua indignação e sua revolta que exigiram o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Mas, além do apelo popular, há também, no processo, a consagração de argumentos jurídicos irretocáveis. O relatório do senador Antônio Anastasia confirma a existência de pedaladas e decretos irregulares, sem apontar a responsabilidade, visto que essa é uma atribuição exclusiva dos senadores.
Aliás, já se tornou rotina a transferência de responsabilidade para coadjuvantes, porque, ao longo dos últimos anos, aprendeu-se com os governantes que o crime, às vezes, é admitido, mas que o criminoso não existe. Os artífices principais do crime permanecem impunes. Essa era uma prática do império.

A Constituição Política do Império do Brasil, de 25 de março de 1824, estabelecia em seu art. 99 que: ‘A pessoa do Imperador é inviolável e sagrada. Ele não está sujeito a responsabilidade alguma’”.
Atualmente a realidade, o desejo da sociedade, é outro. Nossa Constituição vigente, em seu art. 85, prevê textualmente a responsabilização do Presidente da República em atos que atentem, por exemplo, contra a lei orçamentária ou a probidade na administração. Trata-se de um mecanismo constitucional de limitação do poder.

Estamos julgando um caso de afronta à legislação vigente cometida pela Presidente da República. O Senado Federal coloca à prova seu papel e a própria Constituição Federal. O Brasil mergulhou numa crise sem precedentes, mas a administra com instituições que alcançam elevada maturidade. E, certamente, o que o povo brasileiro que foi às ruas deseja não é apenas a substituição de um Presidente por outro. Muito mais do que isso, deseja o sepultamento desse sistema de governança promíscua, do balcão de negócios, do aparelhamento do Estado, do loteamento dos cargos públicos, matriz de governos corruptos e incompetentes, usina dos grandes escândalos de corrupção. O Brasil só ganhará se nós da classe política soubermos sepultar esse modelo e iniciar um novo tempo sob a égide da democracia neste País.

*Alvaro Dias é senador pelo Partido Verde. Ele escreve nas quartas-feiras para o Blog do Esmael sobre “Ética na Política”.

22 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. ESPERAMOS QUE O NOBRE SENADOR DEFENDA OS DIREITOS DO TRABALHADORES (CLT E ESTATUTÁRIO) , DIREITO AOS DIREITOS, AO TRABALHO, A RENDA, A DIGNIDADE E A SOBREVIVÊNCIA.

  2. O SR é de uma vergonha monumental,a ponto de tentar justificar o seu golpismo usando a figura nefasta do pedalador mor da República ,Anastasia ,q praticou os mesmos atos qdo governo.E tem mais, três técnicos do Senado,responsáveis pela perícia concluíram q ñ houve crime da presidenta. Agora diga : Quem tem credibilidade ,o Sr com seu golpismo tucano ou os técnicos ?

  3. nojo desse inominado !!!!

  4. pois é meu caro golpista disfarçado de senador,nós o povo trabalhador estamos é cansados mesmo é de gente da sua laia, você seu vagabundo junto.com temer ,cunha e moro,mais os donos dos grandes veículos de comunicação deste nosso país deveriam era ir para o paredão com a munição gasta pra despachar gente da sua raça pró inferno paga pelas próprias famílias. O nosso Brasil não merece vendidos ,golpistas e traíras como vocês.

  5. Essa besta está com o cérebro deteriorado.
    O Poodle vai se ferrar na próxima eleição.
    Agora entenda esse povo.
    Esse bosta meteu os cavalos em cima dos professores, e hoje é senador.
    Aguentem!!!!

  6. Aqui é espaço democrático e todos podem se expressar,inclusive os malignos,os fragilizados pela ignorância

  7. Hipócrita. Por que Esmael você aceita artigos deste crápula? Poupe-nos.

  8. O que eu quero saber do senhor Alvaro Dias é como ganhar dinheiro comprando terreno e vendendo para a Petrobras com lucro dez vez a mais do que pagou.

  9. Fariseu. Hipócrita. Até o partido do Álvaro Dias está participando do balcão de negócios para comprar o impeachment da presidente Dilma. Esse falso moralista deveria explicar a denúncia do Youssef que afirmou ter o senador feito campanha em seu jatinho com combustível pago pelo próprio Youssef e pelo povo de Maringá. O senador Álvaro Dias pode ficar tranquilo: vai entrar para a História do Brasil como um dos senadores golpistas.

  10. Alvaro é apenas mais um dos senadores que NÃO respeita a constituição.
    É bom ator, entretanto. Representa o seu papel e chega a iludir quem não reconhece o teatro que faz.
    O Brasil? Ora, o Brasil

  11. É fora Dilma. Fecha a conta e passa a régua. Já demorou demais pelos estragos que fez.

  12. Não percam tempo lendo o que escreve esse crápula. Não vale o feijão que comeu até agora. Vai completar 32 anos de Senado quando terminar o atual mandato sem nunca ter feito absolutamente nada pelo Paraná. Só sabe aparecer na TV Glogolpe como paladino da honestidade e honradez, virtudes que não fazem parte de seu currículo.

  13. Há um livro na praça detonando as mistificações e manipulações estatísticas do relator Anastásia, ele mesmo praticante de pedaladas.

    Cinismo no atacado.Tempos nojentos.

    Uma mentira homologada na direita, 1 pescoço de ladrão salvo. Que o diga Machado.

  14. Eu não entendo porque esse senhor escreve num blog como este. A hipocrisia e o cinismo de suas palavras são ofensivos para aqueles que tem um mínimo de discernimento político. Em outras palavras: Alvaro Dias queima o filme do Blog do Esmael. Ele não merece ser ouvido, que dirá ser votado!

  15. Uma vez golpista sempre golpista até a décima geração.

  16. Só acho esse processo de impeachment muito burocrático e demorado. Isso já deveria estar resolvido. É muita procrastinação e blá, blá, blá. Essa mulher já deveria ter saído definitivamente faz tempo depois de tudo que causou ao país.

  17. Senador tucano enrustido deixa de ser hipócrita, vc é golpista como todos os teus pares tucanos e caterva. Aprenda a respeitar a voz das urnas. fora golpistas e traidores da pátria.

    • Golpista , salafrário, ninguém esqueceu que vc mandou borrachada neste povo que está citando

    • ESPERAMOS QUE O NOBRE SENADOR DEFENDA OS DIREITOS DO TRABALHADORES (CLT E ESTATUTÁRIO) , DIREITO AOS DIREITOS, AO TRABALHO, A RENDA, A DIGNIDADE E A SOBREVIVÊNCIA.