Verba desviada da educação abasteceu campanha de reeleição do tucano Beto Richa, diz blog Gazeta do Povo

richa_educadoresO blog Gazeta do Povo, edição desta sexta (22), traz reportagem de Felippe Anibal, sobre o desvio de R$ 30 milhões que seriam destinados à construção de escolas no Paraná. Segunda informação, parte do dinheiro abasteceu campanha de reeleição de Beto Richa (PSDB).

“Em depoimentos, acusados ligados à Valor Construtora disseram que parte do dinheiro desviado das obras em escolas teria abastecido a campanha de reeleição do governador Beto Richa (PSDB), além de campanhas dos deputados Ademar Traiano (PSDB), Plauto Miró (DEM) e Tiago Amaral (PSB)“, diz um trecho da reportagem.

O ex-jornal também conta que a Polícia Federal entrou nas investigações da Operação Quadro Negro porque envolve recursos federais desviados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O governador Beto Richa já é réu em outra investigação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) por corrupção na Receita Estadual. Segundo a Operação Publicano, do Gaeco, o tucano também se serviu de propinas para se reeleger em 2014.

Nas duas operações citadas — Publicano e Quadro Negro — mais de uma dezena de amigos, parentes e assessores do governador do PSDB foram presos ou afastados de suas funções devido a condutas criminosas.

O Blog do Esmael foi o primeiro a divulgar sobre o esquema de corrupção na Educação do Paraná, em junho de 2015, que originou a Operação Quadro Negro.

Na quarta (20), educadores e servidores públicos do estado foram ao Centro Cívico, em Curitiba, protestar contra a roubalheira no governo do PSDB. Eles ocuparam as galerias da Assembleia Legislativa para também reivindicar o cumprimento de acordo que pôs fim à greve das categorias no ano passado.

69 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement account
    it. Look advanced to far added agreeable from you!
    However, how can we communicate? http://bing.co.uk

  2. Ola você trabalha como afiliado de produtos digital?
    Legal então tenho algo que você vai gostar.
    Clica no meu nome pra conhecer mais.

  3. Você é afiliado de produto digitais?
    Eu tenho uma novidade para você
    clica no meu nome para você saber mais…

  4. Ninguem toma providencia contra esse governador? Cade a oposicao? A educacao esta falida. A seguranca publica faliu. Policia civil sem funcionarios. PM sem condicoes de trabalho, dessmotivados por contra das promocoes que estao paradas. O GUatupe em 40 anos, vai ficar sem curso de oficias. Presos superlotando as delegacias. Sem viaturas. O SAS, servico de.apoio a.saude do servidor nao.funciona. O que que esse individuo fez nesses oito anos. Ate agora nada.

  5. OLHO VIVO: você esqueceu que os Frias, os Marinho, os Civitas, os Sirotsky, entre outros, são famílias que fazem oposição ao PT? Ou isso “não vem ao caso”?

  6. Isso não vem ao caso! Como a vida é irônica, o juiz da província apavorando o país, enquanto os malfeitos da paróquia passam voando como um manada de elefantes, sem que ninguém perceba! Ou não vem ao caso!

  7. Só uma pergunta?

    Essas denuncias vão levar a quê?
    Vão levar a nada……
    Nada….
    Simplesmente nada.
    Uma boa noite

  8. Apesar de a Gazeta do Povo estar publicando notícias desfavoráveis a Beto Richa, observo que eles (além de grande parte da velha mídia) sempre inserem a palavra “suposto” quando a notícia é contrária a políticos de sua predileção. Há alguma dúvida que se fosse contra o PT a notícia seria publicada sem a palavra “suposto”?? Vamos ao exemplo:

    Notícia contra tucanos: “PF investiga suposto desvio de verba…”
    Notícia contra Petistas: “PF investiga desvio de verba para abastecer campanha do PT…”

    Sem contar nos floreios, fontes maiores, destaque na capa e outros incrementos para dar destaque e causar impacto.

    Se uma investigação dessas caísse na mão do Moro seria que ele prenderia alguém do PSDB e aliados???

  9. richa corrupto??? imagina, ele é um santo homem!!! (ironia)

  10. DOUTOR JUIZ MORO. ISSO NÃO VEM AO CASO, NÉ ?!?!?

  11. oS Servidores não vão ter reajustes salarial? como assim? que conversa é essa? tão de brincadeira? o Paraná virou uma HOUSE OF LIES, uma casa de mentirasssss?

  12. Que gente tonta! O que o Moro tem a ver com isso? O juiz julga os processos que ingressam no seu juizado. O magistrado tem que receber a denúncia do MP ou PF para agir.

    • Então, já está na hora dos processos das Operações Quadro Negro e Publicado ingressarem no juizado do Moro, afinal, os paranaenses não aguentam mais a impunidade.

    • A Procuradoria Geral da República (PGR) já pediu autorização ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para abrir uma investigação contra o governador Beto Richa (PSDB) na Operação Publicano, que apura corrupção dentro da Receita Estadual do Paraná, em relação a Operação Quadro Negro, o processo com certeza seguirá o mesmo caminho, portanto Apartidário, é só questão de tempo.

    • ATITUDE TIPICA DOS CANALHAS, SE FOSSE NOTICIA DO PT, VOCE VAGABUNDO, ESTARIA VOMITANDO SUAS ASNEIRAS, MAS QUANDO SE TRATA DO OUTRO LADO, FICA COM AMENIDADES, CANALHA “APARTIDARIO”

    • Apartidário,
      o responsável pela apuração no âmbito federa, neste caso, é o delegado da PF, Márcio Anselmo

  13. Cargo comissionado: escudo de corrupção.

  14. A causa da corrupção não são os corruptos.

    É a falta de controle publico sobre as instituições, falta de transparência.

    Ha oportunistas em todo o mundo.
    Devemos barrá-los.Varrermos os iniciantes a corruptos das câmaras e assembleias.

    Criarmos órgãos de controle,conselhos populares, (Temer destruiu a CGU na primeira semana de governo para viver em paz).

    Varrer a Câmara Federal corrupta e impedir religiosos e homens de mídia de chegar ao poder.

  15. Os coxinhas estão esperando o blog publicar a seguinte matéria para poder comentar de uma vez só:
    Verba desviada da educação abasteceu campanha de reeleição do tucano Beto Richa e no âmbito Federal recursos roubados da Petrobrás abasteceram a campanha de reeleição de Dilma e demais petistas conforme confirmado por João Santana e outros empresários que pagaram a propina.
    Dava pra fazer um só comentário para os dois casos mas estou esperando o blogueiro publicar……. meu comentário já esta feito é só copiar e colar!

    • Um erro não justifica o outro: corrupto é corrupto, independentemente do partido, se o blogueiro não publicou, faça o seu comentário sobre os dois casos. Só não me venha defender governo que desvia dinheiro da educação para abastecer campanha eleitoral, e não paga as promoções e progressões dos professores, os quais recebem o menor salário do Poder Executivo.

      • Desafio-lhe a o procurar um post meu, desde o ano de 2013, em que conste a minha defesa a qualquer partido politico ou seu integrante…… sou absolutamente contra todos o políticos brasileiros e de qualquer partido por julgar que estes não representam os interesses do povo brasileiro. Em minha opinião os vencimentos dessa classe deveria ser escalonada em salários mínimos e com carreira não superior a 8 anos. Deu 8 anos o cara tinha que ser impedido de concorrer a qualquer cargo eletivo, dentro do executivo ou do judiciário abrindo vagas para novas mentes. Também sou contra aqueles que defendem esse ou aquele partido ou politico, a seletividade demonstra claramente a militância.

        • Mas defende o patrão com unhas e dentes genildo poderia ser o fala serio da antiguidade

          • Mais um idiota que não achou postagem minha defendendo PSDB/PMDB/PT/REDE/PSOL/PCdoB……. e por aí vai, mas faz questão de atacar só por que é pago para fazer isso.

          • Qual é o critério para se ter um Cargo Comissionado no Estado do Paraná?

            Tem que ter alguma formação?

            Experiência em choque de gestão?

          • Vc não defende partido vc defende sua boca de comissionado no governo playboy .

    • A noticia completa mesmo seria: João Santana admite Caixa Dois a todos os partidos, não é?

      • Falei de caixa 2? Não, de dinheiro roubado pelos políticos do PSDB/PT/PMDB/PP/PCdoB dos pagadores de impostos.

        • Infelizmente, caixa 2 virou prática entre todos os partidos, agora, desviar dinheiro da educação para campanha eleitoral é prática do seu patrão!

      • Como o marketeiro do PT poderia fazer tal afirmação???? Se ele recebeu do PT e sabia de onde vinha o dinheiro, pode falar apenas nestes termos, mesmo que ele saiba que todos os partidos políticos fazem caixa 2, mas existe uma diferença grande entre você saber o que os outros fazem e provar que todos são iguais nos cambalachos. Ou estou errado Juiz do TSE???

  16. E o tal APARTIDÁRIO? Não têm coragem de comentar sobre a reportagem de seu PATRÃO?

    • Paulo, o Genildo, Apartidário e Olho Vivo são a mesma pessoa. Veja que os comentários se dão nos mesmos horários, a imbecilidade é a mesma, já devidamente comprovada nos três perfis, e são todos anti-PT. Nem compensa ficar perdendo tempo. Debata, lance idéias e converse com quem realmente tem alguma coisa a oferecer. Ignore-os.

        • Realmente os três da tenda
          Falou a favor da Dilma do PT e contra o patrão playboy as tiriça ficam doida
          mas o amigo tem toda razão mas eles são pau mandado com o cabresto bem preso pois usam a mesma tática que o próprio patrão usa pra se livrar das acusações, tem corrupção no estado, mas o PT desviou milhões são todos bandidos e calem a boca ao falarem de mim.
          Afundei o estado? mas o governo do PT afundou o brasil nos discriminou somos coitadinhos.
          simples assim

          • É mais ou menos por aí, uso a velha tática dos comunistas, o meu ladrão é menos ladrão que o teu ladrão!!! kkkkkkkkkkkkkkk

      • Porra velho, não me xingue!!!! Me chamar de Genildo??? Vá tomar no seu cu caralho!!! Apartidário até eu aceito, mas Genildo??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. Cadê os coxinhas da repúbliqueta de curitiba que não protestam contra o beto richa corrupto.

  18. Gente eu não acredito que possam responsabilizar esse cara ( Beto Richa), pois, depois de tudo que se sabe será que as ditas autoridades jurídicas e eleitorais estão tão alheias? E o povo paranaense me parece paciente; só o funcionalismo público que está levando ferro? É todo mundo gente, vocês verão o que vai virar esse antigo PRÓSPERO ESTADO. É muita gente que está ganhando junto deste governo, deputados, comissionados e por aí. ..

  19. Ué,bem ai no quintal do Moro,ainda mais dinheiro para construir escola e dinheiro federal.Cade o moro,

    • Moro = Juiz Federal, casos que envolvem instituições, servidores e crimes da alçada da Justiça Federal.
      Em casos que envolvem crimes cometidos por governadores você sabem muito bem de quem é a competência.
      Não se faça de ignorante pois sabemos que opinião sempre visa confundir os menos esclarecidos em detrimento de sua ideologia.

      • Genildo,
        quem está sendo ignorante é você, afinal, a Polícia Federal entrou nas investigações da Operação Quadro Negro porque envolve recursos federais desviados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

      • A PF já está no caso,não deve nem sobrar as penas do tucano,mas trucano vai pra cadeia?:

        • Sérgio Silvestre acho difícil prender alguém quem nem sabemos se roubou. Pois que o LuLa roubou, esta mais que confirmado e não prendem-o. Me parece que vai ter que a INTERPOL vim prende-lo a mando de Portugal e dos EUA.

          • Dona Loide, se o juiz tucano e palestrista do tucano dória tivesse prova de que Lula roubou qualquer merreca, ele já teria mandado prender o Lula. A propósito, o tesoureiro do PT o moro condenou e manteve preso. Por que ele não fez o mesmo com os tesoureiros do PP e do PMDB que até foram mais favorecidos do que o PT no caso petrolão? E por que esse mesmo juiz de primeira instância não mandou investigar o aécio neves quando foi delatado pelo Yousseff?

    • O juiz SERGIO MORO está ocupado, pois no PT tem ladrão demais. Demora prender todos.

      • Os comissionados tentam desviar o foco, se o PT roubou, então que pague pelos seus erros. Entretanto, o assunto agora é outro: “Em depoimentos, acusados ligados à Valor Construtora disseram que parte do dinheiro desviado das obras em escolas teria abastecido a campanha de reeleição do governador Beto Richa (PSDB), além de campanhas dos deputados Ademar Traiano (PSDB), Plauto Miró (DEM) e Tiago Amaral (PSB)“

      • Dona Loide, petista que roubou deve pagar pelo crime que cometeu. Mas o mesmo deveria se estender aos membros dos outros partidos. O problema é que a justiça brasileira é de direita e trata os corruptos direitistas e pão de ló. Aqui sua conversinha fiada não cola.

        • O Zé ja que é pilantra tinha que ser mais esperto. Vc acha que o Lulinha conseguiu a fortuna trabalhando no zoológico? Será que não foi o papi dele que lhe conseguiu a fortuna?

      • COXINHA TEM DOIS NERONIOS, UM SE CHAMA PT E O OUTRO TAMBEM!!!!

      • O Moro está ocupado com os chatos do seu saco ,voce é um deles né debilóide.

  20. Ulalá !! Onde estão os comentários dos CC baba ovo do Beto Hitler? É medo? Cadeia neles !!

  21. Propina e justiça,mentira e mais mentiras,lei da ficha limpa você sabe como funciona,??????????????????????????????????????????????????? isso mesmo Propina e justiça.

  22. com este perfil beto lixo deve entrar na galeria dos mais corruptos que já se fez passar no estado do paraná,beto você nos envergonha ladrão.

  23. Qual é a novidade ???
    Viram o que o João santana disse em sua delação?
    TODOS os partidos tem caixa 2.
    Santa hipocrisia Batman!!!
    Os caras precisam de dinheiro para fazer promessas ao povo.
    Agora, desviar os recursos públicos, até onde entendo, é crime.
    E aí PlayBoy, vai encarar???
    Conta essa história direitinho.

  24. Se realmente tiverem provas sobre isto deveriam levar adiante e cassar até mesmo o mandato do governador, mas se for apenas mais um delírio da Gazeta do Povo, jornal de uma família conhecidamente oposicionista ao governo Richa, cassem o direito do jornal de ser utilizado como ferramenta da oposição raivosa. O que não podemos é reagir de diferente a assuntos iguais, de um lado o PT de Lula e Dilma sendo acusados de caixa 2 nas suas campanhas e de receberem milhões em doações de dinheiro roubado de estatais brasileiras e de outro o governador tucano sendo acusado de usar dinheiro público da educação para fazer sua campanha. Nos dois casos a pena deve ser a mesma, se comprovadas as ações ilegais que sejam cassados e respondam criminalmente pelos seus atos.

    • Rola bosta do patrão playboy
      seu discurso se resume a
      meu patrão é deus prove!! no caso do meu patrão é delirio da gazeta.
      mas o PT O PT O PT O PT ladrão tem no pt
      mais qtas vezes esse idiota vai falar quer convencer quem?
      quer manter a teta gorda a tenda ativa
      chega fora beto richa

      • Do mato, para o mato!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Mais uma viúva do Velho Louco comedor de mamonas querendo dar discursozinho raivoso.

        O PT tem ladrões, o PSDB tem ladrões, o teu PMDB tem ladrões, o PCdoB tem ladrões e por aí vai, mas para gente do teu naipe, apenas os opositores são safados, ou melhor, o ladrão dos outros são mais ladrões que os meus ladrões!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        CHORA, MAS CHORA MUITO CARO DO MATO, POIS RATINHO JUNIOR VEM AÍ E SERÁ O PRÓXIMO GOVERNADOR DO ESTADO, PARA O TEU DESESPERO!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  25. Enquanto REQUIÃO quando governo fez mais de 700 obras só para Educação,beto lixo não consegue fazer 100,mas os 30 milhões desviados dariam para fazer mais de 15 novas escolas,resposta da covarde JUSTIÇA de bico de tucano da vergonha nada nada nada,acorda covardes.

  26. Toda empresa deve se preocupar se os seus funcionários e colaboradores estão SATISFEITOS em trabalhar nela. AGORA, quando se trata de funcionalismo público, como estará o grau de SATISFAÇÃO dos SERVIDORES DO PARANÁ?
    Nos últimos anos houve alguns avanços como no caso da educação, o cumprimento da lei do piso nacional dos professores, com seis anos de ATRASO, HORA ATIVIDADE, “EQUIPARAÇÃO”, porém, TUDO ISSO SE DESMANCHOU NO AR, com as opressões do dia a dia, salas lotadas, desrespeitos e agora com ameaças aos DIREITOS DE APOSENTAR-SE ( saque da previdência dos servidores), massacre do dia 29 de abril, data base, promoções e progressões, em resumo a possibilidade de CALOTE POR PARTE DO GOVERNO.
    Portanto, como está o grau de satisfação desses servidores no dia a dia, com tamanho desrespeito e desvalorização, não adianta colocar a culpa neles ou dizer que devem ir para a INICIATIVA PRIVADA, quem lá deveria estar são o MILHARES DE COMISSIONADOS QUEM MAMAM NAS TETAS GORDAS DO GOVERNO QUE DIZ NÃO TER DINHEIRO, a culpa deve ser atribuída ao GESTOR, que os colocou em GREVE causando um prejuízo a milhares de estudantes e suas famílias, agora, com o PRELÚDIO de uma GREVE GERAL, a culpa será de quem dos SERVIDORES PÚBLICOS QUE JÁ SÃO SACRIFICADOS OU DO GOVERNO E DA ASSEMBLEIA,
    A população deve estar atenta:
    CADÊ A REFORMA ADMINISTRATIVA COM CORTES DE CARGOS COMISSIONADOS NO GOVERNO, NA ASSEMBLEIA LEGISLTATIVA E NO JUDICIÁRIO?
    CADÊ O DINHEIRO DOS IMPOSTOS E DA PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES?

  27. Furou acordo? Tem que ser cobrado.

    Se procurarem encontrarão contas em paraísos. Foi assim com todos os ladrões.

    Leiam o Viomundo. Mais alguns para a galeria dos hipócritas .

    Esmael tem feito bom trabalho, e a Gazeta.
    Noélia também no nordeste.

    Mas ha locais em que o povo coloca um deputado na Camara federal e nunca mais vê um comentário sobre ele no jornal de sua cidade. Leiam os jornais de Alagoas…. Recife….Piada pronta.

    • CALOTEIRO

      adjetivo substantivo masculinoinfrm.
      1.
      que ou aquele que não paga conta(s) ou dívida(s), esp. quando de forma proposital ou de maneira sistemática.

    • Tem que procurar mesmo Maria… Mas vai achar do Requião também.

      • Cara, não é acusando os adversários do seu governo, que a fato descrito acima deixa de existir! Na época do velho Requião de guerra, existia governo, hoje o governo só existe na publicidade milionária custeada com $$$$$$ público.

  28. Da fama direta para lama isso PSDB de beto lixo do lixo,ficha limpa e diplomado,justiça eleitoral está de parabéns,vete somente e ficha limpa.

    • Pelo fim dos CARGOS COMISSIONADOS no governo do Paraná JÁ

      • Imposto então só serve pra pagar as regalias desses Cargos Comissionados que ningúem sabe quantos são, e ainda as ENTIDADE SOBRENATURAIS, digo, PATRONAIS vem pedir sacrifícios do servidores públicos, Volta Requiãooooooo!

        • Jr será que se ele voltasse dessa vez acabaria com os pedágios? Kkkk

          • Pode ate nao acabar, mas tinha os caminhos da liberdade q a pista era otima, hj estao abandonadas cheias de buracos e ondulaçoes por remendos grosseiros, obrigando pagar um pedagio abusivo que custa mais caro que o combustivel que ja e muito caro no Brasil.