Alvaro Dias: O quadro do desemprego precisa mudar

temer_alvaroO senador Alvaro Dias (PV-PR), em sua coluna desta quarta (6), critica a lentidão do governo provisório para gerar empregos e girar a economia do país. O colunista relata que as próprias entidades do Sistema S estão buscando o Paraguai como alternativa para investimentos fora do Brasil. Ele também cita o caso de um empresário que, depois de demitir 200, suicidou-se recentemente. Segundo Alvaro, a crise somada à corrupção atinge especialmente os mais pobres, os trabalhadores, os assalariados, aqueles que dependem do emprego. Abaixo, leia, ouça, comente e compartilhe a íntegra do texto:

Download do áudio

O quadro do desemprego precisa mudar

Alvaro Dias*

É preciso que o governo adote medidas urgentes para motivar o crescimento econômico e aumentar a oferta de empregos no País. A crise política se aprofundou e provocou um desfiladeiro dramático de inflação, recessão e desemprego. É preciso que a roda da economia gire com um pouco mais de força para a retomada da geração de empregos no País.

Os últimos números do desemprego divulgados pelo IBGE apontam um novo recorde, mas os dados oficiais são contestáveis. Nós sabemos que 63 milhões de brasileiros são pessoas aptas, mas estão excluídas da força de trabalho. Não estão empregadas, mas não estão procurando emprego e, portanto, não constam das estatísticas oficiais, mas representam uma força de trabalho desperdiçada, um potencial extraordinário que certamente contribuiria para o desenvolvimento nacional de forma mais acelerada e eficaz.

A indústria foi o setor mais afetado pela crise. Em 2015, segundo o Dieese, em torno de 400 mil micro e pequenas empresas faliram. Há poucos dias tivemos a fotografia exata do drama vivido pelos brasileiros. Um empresário, depois de demitir 200 empregados da sua empresa, suicidou-se. É um retrato cruel, perverso mesmo, desta realidade social que estamos vivendo no País.

A produção industrial diminuiu 11,2% de janeiro a março ante o mesmo período de 2015. Foi o pior resultado entre 130 países e abaixo da média mundial. Portanto, que não se alegue tratar-se de uma crise internacional, porque a média mundial é de crescimento.

O que nós estamos verificando é, inclusive, a busca de oportunidades em outro país. A própria Confederação Nacional da Indústria organiza visitas ao Paraguai, país vizinho, como uma opção para investimentos do Brasil. Chegamos ao limite, portanto, do bom senso. E nós não podemos tolerar esse fracasso rotundo, como diria Leonel Brizola, do governo brasileiro.

É claro que a causa é a incompetência de gestão e a corrupção que se alargou no País.

Corrupção somada à incompetência produz esse desastre administrativo, que tem como consequência a crise que se alargou de forma exuberante, alcançando especialmente os mais pobres, os trabalhadores, os assalariados, aqueles que dependem do emprego.

O País precisa voltar a crescer!

*Alvaro Dias é senador pelo Partido Verde. Ele escreve nas quartas-feiras para o Blog do Esmael sobre “Ética na Política”.

9 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I have been surfing online more than 3 hours lately, but I never discovered any interesting article like
    yours. It’s beautiful value enough for me. In my opinion, if all
    website owners and bloggers made good content as you did,
    the web will probably be a lot more helpful than ever before. http://www.yahoo.net

  2. Dificuldade em Fazer sua primeira venda
    eu Tenho Desafio Para Você.
    Clique em Meu Nome Para mais informações.

  3. Você é afiliado de produtos digitais?
    Então eu tenho um desafio para você.
    Clica no meu nome para você saber mais.

  4. Você é afiliado de produtos digitais ou esta desempregado?
    Então eu tenho um desafio pra você ou solução para você…
    Clica no meu nome para saber mais!!!

  5. Olá, em época de crise o caminho é inovar para quem está em busca de Trabalho e Renda Extra veja abaixo. São ótimas as dicas também para Trabalho Online. Segue link abaixo. Um abraço e Sucesso a todos.
    Copie e cole na barra na endereço.

    http://ju01.llik.info/

  6. A prioridade 0 de Temer é fazer o vórtice do gargalo da pia “sugar” a Dilma.
    Álvaro, a prova disso é que ele abriu as “perninhas”, dando aquele aumento
    escandaloso de 41,47% para os integrantes do judiciário federal.
    Esse é apenas o ato maior que coroa outros atos, que revelam que ele está
    empenhando a sua vampiresca alma ao demônio.
    Não estou decepcionado, pois sempre fui cético à alternativa Temer, mas a
    dose de “mais do mesmo” é cavalar, e apenas atesta que Temer é a outra
    face da moeda, que consorcia o governo PT/PMDB.
    Tinha uma leve esperança de que Temer fosse mais frio e racional em
    relação aos problemas econômicos, mas pelo que fez até agora, vejo que
    o rumo é o mesmo de Dilma.
    Agora só falta aumentar a carga tributária e recriar a CPMF.
    Só não o fez ainda, porque isso seria decretar a falência de 30% das
    empresas nacionais, no mínimo, e espantar mais de 50% dos investimentos
    externos produtivos.
    Mas, se por ventura a economia melhorar um pouco e “respirar”, ele atocha!

  7. O DESEMPREGO SEMPRE ESTEVE AI COM AQUELES QUE QUEREM EMPREGO E NÃO TRABALHO.
    TRABALHO TEM A VONTADE,MAS FALTA AQUELE QUE GOSTA DE TRABALHAR,QUANTO A EMPREGO,A COISA TÁ FICANDO CADA VEZ MAIS DIFÍCIL MANTER ENROLÕES EMPREGADOS.
    MAS SENADOR,NO VOSSO GOVERNO ,PSDB,NA EPOCA NÃO ESTAVA PIOR NÃO,FALE AI SENADOR.

    • Sergio Silvestre,

      Quando o desemprego oficial trata de 11% e o verdadeiro pode ser até mais, estamos falando de milhões de pessoas. E a maioria demitida,recentemente ou seja,por problemas nas empresas .

      Busque os números de empresas em recuperação judicial, ou seja, sem funcionamento e resolvendo as dividas.

      É muita desinformação ou má fé achar que esses milhões são um Vando de preguiçosos. Muito triste seu post. Desanimador. Ofende os desempregados.

  8. Por falar em “QUADRO” e a operação quadro negro, anda ou para nos supersalários? Que, aliás, esta pra ser aumentado, ja que o efeito cascata, começado pelo TEMER-OSO, para auxiliar nas defesas dos corruptíveis… esta em andamento.