Senadores denunciam na Europa ‘golpe de Estado’ perpetrado no Brasil

senadores_eurolatUma comitiva de cinco senadores desembarcou hoje em Lisboa, Portugal, para amplificar na Europa a denúncia do ‘golpe de Estado’ ocorrido no Brasil na última quinta (12).

Liderados pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), copresidente da Eurolat, os congressistas brasileiros participarão de uma assembleia geral na terça-feira (17) do organismo que reúne os parlamentos latino-americanos e o Parlamento Europeu.

Além de Requião, estão além-mar os senadores Lídice da Mata (PSB-BA), Lindbergh Farias (PT-RJ), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Requião deverá relatar o clima pós-golpe no Brasil, de fragilidade institucional e de divisão dos brasileiros em virtude da mídia e da direita golpistas.

A comunidade internacional vem dizendo não reconhecer como legítimo o governo interino de Michel Temer (PMDB), que ascendeu ao poder com a deposição da presidente eleita Dilma Rousseff (PT).

Países da Alba (Venezuela, Cuba, Bolívia e Equador), da UNASUL e Mercosul também se manifestaram contra o golpe de Estado. O Uruguai, por exemplo, foi o último a declarar oficialmente que não reconhece a legitimidade Temer.

Economia

Uma moção de repúdio da Eurolat aumentaria ainda mais o isolamento do governo brasileiro golpista na América Latina e na União Europeia.

Internamente, no Brasil, o monopólio da mídia impõe censura acerca da resistência popular ao golpe. Manifestações anti-Temer não surgem nas televisões, rádios e jornais tradicionais.

Vem cabendo aos profissionais e veículos de imprensa estrangeiros o papel de informar o que realmente acontece no país, sobretudo os casos de repressão aos protestos como os que aconteceram ontem e anteontem em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Portanto, uma vergonha para os profissionais de imprensa brasileiros que corroboram, mesmo que tacitamente, com os barões da velha mídia golpista.

Comments are closed.