Derrotado pelas ruas, Michel Temer recria Ministério da Cultura

Caetano e Erasmo , da Tropicália e da Jovem Guarda, tocaram juntos ontem à noite contra o golpe, no Ocupa MinC RJ. Foto: Katiana Tortorelli/Mídia NINJA.

Caetano e Erasmo , da Tropicália e da Jovem Guarda, tocaram juntos ontem à noite contra o golpe, no Ocupa MinC RJ. Foto: Katiana Tortorelli/Mídia NINJA.

O presidente provisório Michel Temer não suportou a pressão das ruas — e principalmente da classe artística — e por isso anunciou, neste sábado (21), a recriação do Ministério da Cultura, extinto no último dia 12 após a consumação do golpe de Estado.

O novo titular da pasta será será Marcelo Calero, anunciado na última quarta (18) como secretário Nacional de Cultura. Ele chega ao cargo com 18 unidades do Ministério ocupadas em todo o país.

O recuo do governo golpista é uma prova concreta de que nada está “tranquilo e favorável” a Temer, que sofre contestações acerca de sua legitimidade como nunca visto antes no país.

A “decisão” de Temer reflete o que seu governo claudicante vem fazendo bastante até agora: recuando de posições — vide os casos dos ministros da Saúde, Justiça, Educação, Fazenda, etc. — e empurrado o país para o retrocesso com o fim de políticas públicas consagradas mundialmente (SUS, Bolsa Família, FIES, dentre outras).

A insustentabilidade do golpe é evidente pelas ruas, haja vista os protestos pelo Fora Temer em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio, Brasília, Recife, Florianópolis, Macapá, Belo Horizonte, que ontem reuniu 40 mil pessoas para recepcionar a presidente eleita Dilma Rousseff.

Temer não resistirá à pressão das ruas porque seu projeto neoliberal atenta contra a soberania nacional, contra as conquistas do nosso povo, nossos velhos, nossas mulheres, nossos filhos, nossa juventude, enfim, é um governo que golpeia o futuro da nação brasileira.

Por isso tudo, dificilmente a sociedade saíra das ruas antes que Temer caia fora.

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. É impressionante o amadorismo desse desgoverno interino, que
    decorre de sua ilegitimidade e despreparo. Setores da Sociedade Civil devem, sim, continuar a pressão,a qual será mais
    útil à nossa Pátria do que seu claudicante ministério, infes
    tado de clientes da Lava Jato, “shoping”, aliás, já fren
    quatado pelo Sr. Temer.

  2. Dinheiro pra Globo? Tem
    Dinheiro pro Fundo Partidário? Tem.
    Então tem pro MINC.

    Que cada corrupto faça sua campanha olho no olho no seu bairro. Isso sim é Voto Distrital, não essa merda que o PSDB quer aprovar.

  3. Ter lado é bem importante. CAê deixou de ser geleia e assumiu o lado anti golpe.
    Parabéns. Erasmo, que lindo, VC sempre foi light. Agora a classe artística geral vai as ruas. Sai golpista.

  4. Esmael , o temer cinco milhões voltou atrás porque anteviu que s classe artística pode d tem como acabar com seu golpe global ! Já imaginou as moda caetano-erasmo pega fogo nesse Brasil? Nem a mãe do golpe, rede globo, segura!!!!

  5. Por mais que a rede golpe, opa rede globo, martele que o Temer traíra é bonito, elegante, inteligente, eu não aprovo o golpe patrocinado pela Globo, fazendo os coxinhas de trouxinhas! Como posso aprovar uma figura vomitada como esse temeroso? Como podemos esquecer que ele recebeu cinco milhões antes do Cunha? Gente, a Globo nos envenenou a ponto de aceitar golpista denunciado por receber cinco milhões, a ponto do Eduardo Cunha reclamar! Acorda brasil ou Brasil!

  6. UM PAIS SEM CULTURA É O QUE TODO TIPO DE TIRANIA ADORA!

  7. waldir e ana, vcs sao pessoas inteligentes,e o ministerio da cultura e muito importante, agora, se forem na da regina duarte e cia, bem dai….
    e basicobasta cortar o dinheiro ou diminuir como fez a presidente dilma.
    esperar o que de leitao vesgo, juca, pastor,aquele do dem na educação entre outros.
    lembrem-se daqui pra frente e com vcs nao adianta fazer como o meirellis terra arrasada, nao vai funcionar.
    a respeito como vao os comissionados do beto?

  8. Achei mesmo precipitado Temer acabar com o ministério, todavia deve recriar sob regras diferentes e sem as benesses descontroladas da lei “Roubanet”. Uma dica ao ignorante que escreveu o artigo: vai estudar urgentemente, pois não há golpe, apenas destituição de uma COMUNISTA CORRUPTA, INCOMPETENTE E MENTALMENTE INCAPAZ, que praticou tantos atos de irresponsabilidade sem paralelo que deveria ser jogada numa cadeia podre sem chance de ver a luz do sol ! vai estudar o que ela fez antes de arrotar tantas imbecilidades, seu esquerdista desprezível.

  9. esse presidente e firme igual geleia

  10. Gente pelo amor de Deus , não pense assim, que os artistas são folgados e querem dinheiro do governo. Esses artistas que estão aí se expondo estão correndo o risco de nem serem chamados mais para fazer novela na Globo. Poderiam se omitir ficar na globo ganhando salários altíssimos mas não , estão lutando por nós também que precisamos de lazer, cultura , senão o que será das nossas vidas ? Só trabalho ? Tenho orgulho desses artistas e queria muito que eles nos ajudasse contra esse golpe .

  11. Famoso palanque no banhado, pra onde bater ele cai kkkkkkkkkkkkkk, é um inútil esse cara não vai aguentar o repuxo, volta Dilma.

  12. Acho um absurdo recriar esse ministério inútil’ enquanto a população sofre com o desemprego e ‘ falta de hospitais e péssimo sistema de educação nas escolas-Sou contra dar dinheiro do contribuinte para esses artistas folgados

    • Nivia, quando vc diz que o MINc é para artistas folgados, vc não tem noção do que fala, nenhuma NOÇÃO. Quando não temos conhecimento da causa, ficar calado é o melhor remédio!

      • “Poeta vagabundo” foi o que disse a ditadura ao expulsar Vinicius de Morais do Itamarati.
        Portanto Nívia, logo se vê que você não entende nada de cultura.

  13. derrotado por artistas

  14. Golpista não vai se manter no poder capacho da rede Globo.volta Dilma