Gilmar Mendes sai em defesa do golpista Michel Temer: “Não conhecia impeachment de vice-presidente”

 

Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (5) que nunca ouviu falar da possibilidade de impeachment de um vice-presidente da República; "Eu também não conhecia impeachment de vice-presidente. É tudo novo para mim. Mas o ministro Marco Aurélio está sempre nos ensinando", ironizou, socorrendo o vice Michel Temer (PMDB), que recentemente fora convidado pelo ministro Mendes para participar de um conclave golpista, em Lisboa; reunião além-mar, na semana passada, contou com a participação dos senadores tucanos José Serra (PSDB-SP) e Aécio Neves (PSDB-MG) – em muito protesto da militância contra o golpe.

Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (5) que nunca ouviu falar da possibilidade de impeachment de um vice-presidente da República; “Eu também não conhecia impeachment de vice-presidente. É tudo novo para mim. Mas o ministro Marco Aurélio está sempre nos ensinando”, ironizou, socorrendo o vice Michel Temer (PMDB), que recentemente fora convidado pelo ministro Mendes para participar de um conclave golpista, em Lisboa; reunião além-mar, na semana passada, contou com a participação dos senadores tucanos José Serra (PSDB-SP) e Aécio Neves (PSDB-MG) – em muito protesto da militância contra o golpe.

“Não conhecia impeachment de vice-presidente”, diz Gilmar Mendes

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (5) que nunca ouviu falar da possibilidade de impeachment de um vice-presidente da República. Em conversa com jornalistas antes da sessão da Segunda Turma do STF, Mendes disse também que a Câmara dos Deputados poderá recorrer à Corte para questionar a decisão do ministro Marco Aurélio, que determinou a abertura de processo de impedimento do vice-presidente, Michel Temer.

“Eu também não conhecia impeachment de vice-presidente. É tudo novo para mim. Mas o ministro Marco Aurélio está sempre nos ensinando”, ironizou.

Marco Aurélio aceitou liminar, em mandado de segurança, impetrado pelo advogado Mariel Marley Marra, de Minas Gerais, que entrou com o mesmo pedido na Câmara dos Deputados, mas foi rejeitado pelo presidente, Eduardo Cunha. A decisão do ministro foi divulgada antecipadamente por engano na sexta-feira (1º) e confirmada hoje.

Defesa da Câmara

Em manifestação enviada ontem (4) ao Supremo, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados diz que não aceita intervenção do Judiciário nas atividades da Casa. A Mesa justificou a decisão de Cunha, que negou seguimento ao pedido de abertura de processo de impeachment contra Temer. Para a Câmara, além de tratar-se de um pedido genérico, o vice-presidente não pode responder por crime de responsabilidade, porque assume eventualmente a Presidência da República. Assim como a presidenta Dilma Rousseff, Temer é acusado de assinar decretos sem previsão orçamentária. Ambos afirmam que não houve irregularidade nos decretos.

Fonte: Agência Brasil

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to mention I’m beginner to weblog and really enjoyed this blog site. More than likely I’m planning to bookmark your blog . You definitely come with very good posts. Many thanks for sharing with us your blog.

  2. Vindo de um ministro que quando AGU, foi blindado pelo amigo FHC com um foro privilegiado, e depois alçado a Ministro com o mesmo propósito é de se esperar a falta de conhecimento ou a burrice de “espernear” antes de pensar. O vice -presidente quando assume interinamente a Presidência, presume-se que seja a autoridade máxima do país.Vice respondendo pela presidência deve ser tratado como Presidente.

  3. O Desembargador Gilmar Mendes, está faz muito tempo resolvendo as questões com pré julgamentos, não dando o direito aos acusados de defesa. Pior ainda, dá sinais que é partidário tucano e presta serviço no Supremo Tribunal para seus co-partidários. O mesmo cabe ao juiz Sérgio Moro que a poucos dias colocou o Brasil em risco de um eminente conflito civil nas ruas das cidades brasileiras ao repassar a Rede Globo intencionalmente e irresponsavelmente as gravações da Presidente Dilma com Lula, dos familiares do Lula e outras autoridades do Governo Federal, e pior ainda, sem autorização do Supremo Tribunal para isso. E tem gente que acha ele um “herói” eu acho ele um oportunista que está preparando o seu caminho para um futuro político no senado. E quanto a advogada possuída está ai só merece crédito de quem não sabe o que esta de fato acontecendo no Brasil, os sem noção. No fim da história, se acontecer o impeachment da Presidente Dilma, muita gente irá se corroer, pois quem vai assumir é Temmer e Cunha tendo como líder no Congresso o Renan e depois não gostam que a impressa americana compare o nosso Congresso a um Sindicato de Ladrões. Mas já está feita a besteira, agora é esperar o que irá sair daquele Congresso Corrupto que temos.

    • Devo concordar com todas as colocações acrescentando uma no final. Graças a Deus o povo brasileiro reagiu em todos os segmentos da sociedade e o GOLPE esta falido, só falta morrer para ser enterrado. Aos golpistas (que tem culpa no cartório) deverão aguardar que o MP e PF REPUBLICANOS irão conduzi-los a um julgamento por um JUIZO justo e equidistante.

  4. Assim como não se conhece um homem ministro que ministro e ao mesmo tempo dono de empresa de banca de advogados defendendo causa em que o ministro é parte interessada como o amigo carlinhos cachoeira o Gilmar Dantas Feitosa está achando que agora tá tudo errado, assim como eu nunca ouvi falar em uma pessoa pudeesse negar uma assinatura em documentos, e atribuir a alguém um pecado que cometeu.

  5. Assisti a entrevista do ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello.
    https://www.youtube.com/watch?v=A02OiSe8gUA

    Apesar do programa ser direcionado, o ministro foi bem claro, este inspira confiança e não irá abonar mal feitos, sejam de quem forem, sejam do Lula ou do Moro, defenderá a Constituição, a Lei. Quanto ao Gilmar, é a vergonha do Supremo!

  6. Ministro Gilmar Mendes: eu tenho mais idade do que o senhor, mas nunca me recusei a aprender mais da vida e na vida. Sempre digo que a gente aprende até por o pé na cova. Se nunca antes houve um pedido de impeachment de um vice-presidente não é motivo de ironizar o fato e de debochar do seu colega que considera esta possibilidade, sim!!

    • Pedrão o que esperar de um Ministro com cara de babão e trejeitos de abobalhado como ele. O que ele realmente é de fato eu digo a todos. Instrumento partidário da oposição e mais nada. Até acho que nesta questão o Presidente do Supremo Tribunal deferia era pedir ao nobre Ministro uma retratação do seu deboche, pois se Dilma e Temmer estavam juntos na campanha e foram empossados juntos, porque só a Dilma cai e o vice não???? Está correto o Ministro Marcos Aurélio que pediu a cabeça do Temmer também. E que coloquem este Gilmar Mendes no seu devido lugar, pois este aí nem de longe deve ensinar na sua Uniesquina o que ética e moral para ficar criticando colegas ou realizando pré julgamentos de acusados se lhes dar ampla defesa. Não sou a favor de corrupto, mas até eles tem direito a defesa, e não vamos rasgar a nossa Constituição e viver um dia de cada vez sem seguir regra alguma.

  7. Não sou jurista mas sou DEMOCRATA. Alguém teria que explicar para esse Ministro de Justiça (ops….????) de codinome Mendes ( que almoça com políticos, que julga petições assinadas por funcionária de sua Universidade) que o vice-presidente esta sendo acusado das mesmas “ILEGALIDADES que acusam a Presidenta Dilma Roussef” cometidas pelo mesmo, quando assumiu interinamente a PRESIDÊNCIA da REPÚBLICA e assinou 4 (quatro) medidas ( ou decretos) suplementares. Será que ele não sabia disso!!!

  8. Vivendo e aprendendo!!! “Golpistas em desespero!!” deveria ser o titulo desse artigo.

  9. Parabéns Exmo Ministro Gilmar Mendes!

    • Livrou o médico estuprador, o banqueiro ladrão, os assassinos da religiosa americana, a funcionária da receita que roubou o processo de sonegação da tv golpista, viajou no avião do senador cassado, tinha a enteada como funcionária do senador corrupto, sentou no processo contra o financiamento privado de campanhas políticas, roubou o processo de outro ministro do STF, votou contra o processo da ficha-limpa, acusado de sonegação fiscal, pego num grampo (legal!!!) reconfortando governador bandido preso pela PF…

      Bravo Julio! Bravo!!!!

      • Gilmar defende o traidor Temer mas ameaça via TSE cassar Dilma e Temer. Quanta coerência tem este ministro, hein. Vale lembrar que em 2014 Gilmar engavetou processo de corrupção contra Cunha. Estivéssemos em um país sério Gilmar já estaria preso.

      • Eu sou contra qualquer tipo de golpe, seja de direita ou de esquerda,embora seja de esquerda desde sempre. golpe, deixa transparecer tudo o que há de negativo na intenção de seus articuladores.no nosso caso, esta claro, só não vê quem não quer.Não ganharam nas urnas mas, antes amargaram a quarta derrota, então querem ganhar no tapetão. fora golpistas.

    • Exmo amigo de estrupador e deve ser amigo do … Também!