Coluna do Jorge Bernardi: A mulher do marqueteiro e a corrupção

mulher

Em sua coluna semanal, o vereador Jorge Bernardi (REDE) comenta a arrogância da esposa do marqueteiro João Santana ao ser presa pela operação Lava-Jato. Para Bernardi  o sorriso escrachado da mulher do marqueteiro, fazendo pose para os fotógrafos, é o reflexo da falência de nossas instituições. Segundo o vereador, o casal admitiu receber dinheiro sujo em campanhas como na angola. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download áudio

Jorge Bernardi*

A entrada triunfal, com ar de deboche, ao chegar presa na Policia Federal, em Curitiba, de Mônica Moura, mulher do marqueteiro João Santana, imitando as atrizes, no tapete vermelho da Festa do Oscar, demonstra todo o seu desprezo para com o povo brasileiro. Nas entrelinhas ela disse: “seus otários, eu sou poderosa, rica. Dinheiro não é problema. Logo sairei daqui e vocês continuarão ralando”.

O sorriso escrachado da mulher do marqueteiro, fazendo pose para os fotógrafos, é o reflexo da falência de nossas instituições, de um sistema político podre, onde impera a corrupção, o caixa 2, a apropriação criminosa dos recursos públicos para campanhas eleitorais.

E o que é pior, este é um produto nosso de exportação para outros países, da África e das Américas. O Brasil já possui multinacional da corrupção eleitoral, que transforma mentiras em verdades para enganar e fraudar a democracia.

Mônica Moura e o marido admitiram que receberam dinheiro sujo de campanhas que fizeram em Angola, um dos países mais pobres do mundo. E quem pagou, a Odebrecht, empreiteira com tentáculos na Venezuela, Panamá e República Dominicana, entre outros países em que a dupla atuou. Com truques e efeitos especiais, eles enganaram milhões de pessoas com programas de televisão e elegeram seus candidatos.

O mesmo a dupla de marqueteiros fez no Brasil, elegendo até postes, vendendo candidatos como sabonete, maculando e vulgarizando o processo eleitoral, com fraudes e inverdades, apostando na desinformação e no desinteresse dos eleitores pela política.

O deboche de Mônica Moura soa como bofetão nas crianças cegas de Angola, que há mais de uma década, residem em Curitiba. Os marqueteiros confessaram, sem constrangimento, que na campanha presidencial angolana, receberam de forma ilícita, 50 milhões de dólares, ou mais de R$ 200 milhões de reais.

As crianças cegas de Angola, hoje adultos, vítimas da guerra civil, vieram a Curitiba em busca de atendimento médico e de uma oportunidade de vida. Ano passado elas deixaram de receber apoio do governo daquele país e, não fosse o empenho de professoras como Adenir Fonseca e Leomar Marquesini, e da Uninter, que lhes ofereceu emprego e bolsas para cursar faculdades, teriam retornado ao seu país sem perspectivas.

Mas os jovens angolanos cegos, mesmo com dificuldades, caminham para luz. E que dizer para as milhares de crianças brasileiras, panamenhas, dominicanas, venezuelanas e de Angola, que tiveram o futuro com dignidade destruído pelos crimes destes marqueteiros?

*Jorge Bernardi, vereador de Curitiba (REDE), é advogado e jornalista. Mestre e doutorando em gestão urbana, ele escreve aos sábados no Blog do Esmael.

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to mention I’m all new to blogging and site-building and truly enjoyed this web site. Almost certainly I’m planning to bookmark your site . You actually come with great articles and reviews. Thanks for sharing your webpage.

  2. I simply want to mention I am just beginner to blogs and really liked your web blog. Likely I’m want to bookmark your site . You definitely come with exceptional writings. Appreciate it for revealing your website.

  3. O legendário Leonel Brizola foi perseguido pela elite, amargou 21 anos de exílio durante a Ditadura. Escapou várias vezes de atentados. Se fosse vivo, o que diria Brizola a respeito dessa sexta-feira (4), onde o estado democrático e de direito foi aviltado. Certamente se colocaria contra a agressão sofrida por Lula, a exemplo do que fez Brizola na campanha da legalidade em 61, a favor de Jango.
    Teo Lima

  4. legal saber que os petistas defendem a sonegação. desde que seja de outros petistas… se for da “elite” não pode hahahahhahahahahahahahhahahahahhaha

  5. Menos bernardi vc ja foi melhor, o cara é um dos maiores e mais competentes marqueteiros do mundo!

  6. Péssimo comportamento o seu J. Bernardi. Tripudiar de gente que veio espontaneamente depor e que fica presa por presunção. Lembra aquele chefe que chamou os líderes do inimigo para reunião de paz e em cilada matou-os todos e deu sua versão, arrasou os inimigos.Mas um dia encontrou -se com a vendeta.

  7. Vereador, o senhor também não acha um escracho a sua líder ter feito campanha num jatinho sem dono, com um candidato que também é acusado de receber dinheiro do petrolão, e não dar nenhuma satisfação ao povo brasileiro? O senhor não é seletivo nas acusações como o Moro, ou é?

  8. Caro calunista. Vossa senhoria, advogado, como eu, concorda com essa palhaçada Morista?… Acha bonito isso? … Prisão perpétua sem devido processo legal e sem trânsito em julgado? … E a mulher de Cunha, tá tudo certo? … Não precisa ser presa, detida, conduzida? … Tal pessoa está bonitinha nas fotos do face gastando dólares nos EUA em academias? … Seu partido, como integrante dos partidos brasileiros, também se corrompe nas mesmas proporções ou tem suas verbas adquiridas em bingo de igreja? … Não precisa responder pela sua indignação seletiva.

  9. Prezada Maria você e bem pessimista ! No Brasil, só 8000 ?

  10. nobre vereador, mais escracho é o povo ligado ao PSDB fazer e desfazer e nao haver nada da imprensa, do mp, da pf ou do judiciario, e nem indignaçao da sua parte, o senhor diz que nosso sistema politico é podre, mas perdemos em corrupçao para os estados unidos e v excia sabe por que? porque lá a corrupçãp é legalizada, a doaçao de grandes lobbies para campanha é legal e ilimitada, o senhor tem de se indignar com mais gente vereador. Eu tb, se for preso pelo justiceiro de curitiba, apesar se ser pobre, entrarei com o mesmo ar zombeteiro da ricaça aí.

    • Nos Estados Unidos a corrupção é pior
      Mesmo sendo o lobby legalizado, inventam outras burlas alem do lobby. E pegam propina. E vão presos. E pagam fiança, e saem direto pra fazer política e roubar. O loby segura uns 90% na lei. FHC esta propondo parlamebtarismo com lobby. Aqui no Esmael mesmo se comentou. Vai ser a maior porcaria e encarecimento das obras públicas.

      Aécio ate mandou recado pras empreiteiras. Segura que a gente volta e convive.

      E vamos todos pra,escravidão e genocídio. Nesse balaio não cabe povo. Só capatazes.
      FHC já causou estragos suficientes. Depenou o país e não cria vergonha.

  11. Este viés a mídia tradicional não nos mostra, CAros colunistas. Vai em detrimento de seus interesses, que é criar fantoches. Não é à toa que existe (ainda (?) no Br algo chamado BBB. Ou Golobo. E o povo ainda aplaude, ainda pede bis, “A platéria só deseja ser feliz”.

  12. Jorge, você era do PDT, do grande Brizola, tão perseguido pelas mesmas elites, grupos financeiros e imprensa golpista como atualmente acontece com Lula. Mas me explique por favor, o marqueteiro e a esposa que você critica estavam no exterior, trabalhando em campanha eleitoral. Voltaram e se entregaram espontaneamente. Se cometeram alguma irregularidade, sonegação por exemplo, isso aconteceu em outros países. Com relação ao Brasil nenhuma prova existe contra eles. Por que então foi decretada prisão preventiva contra eles ? poderiam fugir por acaso ? Mas estavam fora do país e se entregaram….
    Me explica isso por favor.

  13. Como é que um preso ainda a ser julgado deve entrar sob as luzes de holofotes?
    1 – Se branco deve pintar-se de preto
    2 – Se mulher deve passar baton vermelho e dewscabelada
    3 – entrar chorando..
    4 – de cabeça baixa e pedindo desculpas.
    5 – Se gay, cabeixa bem baixa , muito baixa.
    6 – sem sorriso na cara..
    etc..
    Voces já viram como sai um preto, uma puta, um gay da delegacia quando é libertado e sem os holofotes..
    VTNCTV……
    Cristo já nomeou voce a muito tempo, senhor BERNEADES
    Há muito não sabemos para que serve um vereador….
    O lamaçal produzido pela direita esta destruindo a POLITICA.
    Você deve ter que defender sua classe, que vai desaparecer..
    Mas quem sabe já esteja olhando os degraus acima..avião..

  14. São simples sonegadores. Iguais a inúmeros, aliás números 8.000 brasileiros da Zelotes. O senhor é jornalista e leu. Poderia escrever um artigo sobre a Zelotes e a HSBC e porque a lista foi censurada no Brasil?