“Richa começa privatização da Sanepar por Ponta Grossa”, alerta Requião

requiao_sanepar_richaO senador Roberto Requião (PMDB), ao Blog do Esmael, nesta segunda-feira (30), denunciou um plano diabólico do governador Beto Richa (PSDB) para privatizar a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Para o peemedebista, trata-se de mais uma maracutaia do tucano.

A liquidação da Sanepar e da Copel (Companhia Paranaense de Energia) é objetivo perseguido por Richa e seu secretário da Fazenda importado, Mauro Ricardo Costa, conforme este site anotou diversas vezes.

De acordo com Requião, o governador tucano está prorrogando o contrato da empresa de água e esgoto com as prefeituras por mais 30 anos. E essa manobra estaria começando pelo município de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, embora o contrato entre Sanepar e aquela cidade vença ainda 2026.

Segundo o senador, a certeza de que os contratos de concessão vencerão somente em 2.056 tornaria a Sanepar mais atrativa para compradores como o banco BTG Pactual –por exemplo.

Requião também contou ao Blog do Esmael que, quando era governador, estabeleceu uma clausula de reversão em que caso de privatização o patrimônio da companhia seria revertida para a prefeitura. “Mas acho que nem isso eles [tucanos] estão garantindo ao poder público”.

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I am just newbie to blogging and site-building and certainly savored your web page. More than likely I’m going to bookmark your blog post . You definitely have fabulous writings. Bless you for sharing your web site.

  2. Em 2019, rixa irá se dedicar exclusivamente à sua
    “promissora” carreira de piloto de provas, e vai
    precisar muita grana para bancar as despesas com
    os bólidos.
    Afinal o “minino é tão jovem” e tem uma carreira
    “promissora” pela frente.

  3. Como é rápido esse rixa em antecipar renovação de
    contratos, hein?
    Neste caso, eu preferiria que ele fosse lerdo como
    o Fruet.
    Rixa sabe que em 2018 estará APOSENTADO, tal qual
    o seu “pai pplítico” Jaime Lerner, e está querendo
    garantir um lauto futuro para sí e para os seus.

  4. Horra meu, serpa o Benedito ! Esse cara não se cansa de fazer M……. Preciso mais 13 anos de “Docce far Niente” na minha mesinha na Copel para me aposentar com subsídios da Fundação Copel, sempre por conta das altas tarifas de energia. Esqueça a Sanepar e a Copel e venda o Detran. Que tal a inspeção veícular anual.

    • Não tem Eng. Copel burro na Copel.
      Quem é você para denigrir uma empresa Top Of Mind?
      Um simples lambaio que não consegue progredir, e
      daí achincalha os colegas e a empresa.
      Desculpem-me nobres asininos, pela comparação: foi mal!
      Sua mãe, pressuponho honesta, ao contrário de você.
      Agora, você sim, merecia ter nascido da mais
      gonorrenta da zona, pois se compraz nas próprias
      incompetência, mediocridade, vagabundagem e
      podridão moral.
      Apelei para a ignorância, e abri a caixa de
      ferramentas: não há outro jeito de se fazer
      entender por um néscio estúpido como você.

  5. É muito fácil ficar fazendo suposições, principalmente quando o alvo é seu inimigo político, mas gostaria de informar o ignorante ex-governador Requião que caso ele não saiba, segundo a Lei Federal 11445/2007, a chamada Lei do Saneamento, obriga que todos os municípios elaborem os Planos Municipais de Saneamentos com horizonte de geralmente 30 anos, logo como tudo que for definido neste plano em relação aos serviços de água e esgoto nas cidades onde a Sanepar tem a concessão, a empresa tem procurado aproveitar a aprovação destes planos para prorrogar os contratos por igual período. Quanto a clausula citada pelo falastrão ex-governador, ela está presente em todos os novos contratos, e prevê a extinção do mesmo caso a SANEPAR seja privatizada ou seu controle seja repassado para a iniciativa privada.

  6. Aos que acham correto a provatória tucana vejam o exemplo da Vale é o q aconteceu em Minas Gerais e estados vizinhos, vejam a sujeira e o prejuízo que foi a venda do banestado, vergonha esse governo.

  7. Demorô: Um estado que realmente se preocupa com a qualidade de vida do seu povo, deve se dedicar inteiramente à aprimoração e à modernização de bens tais como a Educação, a Saúde, a Infraestrutura, a Segurança e ao fomento da Indústria, do Comércio e da Agricultura. Nada de se plantar atrás dum balcão vendendo luz, água…O pensamento que não se alinhar à política de concessões pode ser apelidado de atraso.

    • Sem saneamento básico pode jogar fora o resto

    • Segura a onda, informe-se melhor. A Sanepar não vende e nunca vendeu água. E saneamento é dever do estado SIM.

      • Eu compro água da Sanepar. Água boa, tanto que a bebo sem a menor preocupação. O PT que tanto demonizou as privatizações, adotou-as, mas batizando-as com o eufemismo de concessão. O saneamento, o tratamento, e a distribuição, serão de responsabilidade da empresa privatizante. O Governo tratará de criar agência para zelar dos cumprimentos do contrato.

        • As privatizacoes nao sao nada mais que um plano de monopolio. Quem tem monopolio sobre o fornecimento de agua, energia electrica e outros podem aumentar os precos quando quiserem e para quanto quiserem e quem acaba pagando sempre a conta …

  8. Vocês do contra estão variando, podem falar a vontade, nunca na história da Sanepar ouve tanta segurança, nem mesmo quando o requião deixou de aumentar as tarifas durante 5 anos e sucateou o sistema.

  9. E o esperto povo paranaense permanece calado diante de tanta sujeira e patifaria!!!

    • O senador, eleito pelo povo, que procure o MP e formalize a denúncia. Os deputados do PMDB que se mobilizem e denunciem, pois nos representam. Agora, se ficarem apenas no discurso, vou achar estranho. Quanto ao Banco BTG, o senador podia emitir sua opinião, já que recebeu dinheiro deles na sua campanha ao governo.

    • vamos privatizar uhuu