Lula vai à justiça contra capa “grotesca” da revista Veja

via Brasil 247.

images-cms-image-000464958

Advogados do ex-presidente protocolaram ação contra a editora Abril, responsável pela revista Veja, pela publicação da última capa, que “exibe uma montagem mentirosa, ofensiva e grotesca do rosto de Lula sobre corpo vestido com uniforme de presidiário estampado com nomes de envolvidos em investigações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal”. A assessoria de imprensa do Instituto Lula lembra que ele não é alvo de nenhuma ação penal em curso no País, ao contrário da revista, que “sofre inúmeros processos”. Ação classifica de “sórdida mentira” a reportagem de capa da publicação, além de “evidente manipulação e falta de critério jornalístico”.

O ex-presidente Lula (PT) foi à Justiça contra a revista Veja nesta terça-feira (3), após a publicação, no último fim de semana, de uma capa ofensiva que trazia o petista com roupa de presidiário. Em nota, a assessoria de imprensa do Instituto Lula definiu a capa como “uma montagem mentirosa, ofensiva e grotesca” do ex-presidente.

A capa que mostrou a perda da compostura de Veja em seu ataque sem pudor a Lula gerou polêmica. Para o cientista social Robson Sávio Reis Souza, a publicação de Veja deixou de ser fascista para virar nazista. No entendimento do jornalista Fernando Brito, do Tijolaço, a revista deveria ser apreendida pela Justiça.

Leia abaixo a íntegra da nota. E acesse aqui a ação apresentada pelos advogados do ex-presidente.

Nota à Imprensa: VEJA calunia Lula mais uma vez e ex-presidente vai à Justiça

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram, nesta terça-feira (3), primeiro dia útil após o fim-de-semana, ação de reparação por danos morais contra a editora Abril, responsável pela revista Veja, no Foro Regional de Pinheiros. A edição de nº 2450 da publicação, que foi às bancas na última semana, exibe na capa uma montagem mentirosa, ofensiva e grotesca do rosto de Lula sobre corpo vestido com uniforme de presidiário estampado com nomes de envolvidos em investigações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.

Não há nenhuma ação penal em curso no país contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao contrário do que a capa faz parecer. Já a revista Veja sofre inúmeros processos pelas mentiras publicadas contra diversos pessoas e organizações, não apenas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Recentemente, por exemplo, o senador Romário (PSB-RJ) anunciou processo contra o semanário.

“A imagem que a capa da revista VEJA pretendeu sugerir aos seus leitores e à sociedade em geral, portanto, não possui qualquer lastro na realidade fática ou jurídica. Independentemente das afirmações e críticas contidas no interior da própria revista — sempre com evidente manipulação e falta de critério jornalístico —, não poderia ela estampar em uma capa uma imagem falsa e ofensiva, como se verifica no vertente caso”, diz o texto da ação, que classifica de “sórdida mentira” a reportagem de capa da revista.

O texto destaca ainda que a exibição da imagem não se deu apenas nas bancas de revistas, mas também em pontos de publicidade espalhados pelo país, reafirmando a intenção da revista de denegrir a honra e a imagem de Lula.

“Note-se, ainda, que no vertente caso não se está diante de qualquer situação que possa ser enquadrada como direito de crítica ou, ainda, a configurar mero animus narrandi. Simplesmente porque, insista-se, não há qualquer situação jurídica que possa permitir que a Ré [editora Abril] possa difundir à sociedade uma imagem do Autor vestindo trajes peculiares àqueles que foram condenados pela Justiça e estão cumprindo pena privativa de liberdade”, conclui a ação.

Os advogados do ex-presidente já entraram com outras duas queixas-crime, uma interpelação criminal e uma ação de indenização contra jornalistas da revista, além de queixa-crime específica contra a apresentadora da TVeja, Joice Hasselman, por conta da prática recorrente da revista de atentar contra a honra do ex-presidente.

36 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Needed to draft you this very small observation in order to thank you very much yet again for these incredible basics you’ve provided here. It’s so shockingly open-handed with you to allow unreservedly precisely what most people would have sold as an ebook in making some dough for themselves, chiefly considering the fact that you could have done it in case you wanted. The strategies additionally served to become a good way to recognize that other individuals have a similar eagerness similar to mine to learn great deal more regarding this problem. I’m sure there are lots of more enjoyable times up front for individuals who look into your site.

  2. I simply want to say I am very new to weblog and really enjoyed this blog site. Likely I’m likely to bookmark your site . You actually have good article content. Thank you for revealing your website.

  3. A justiça concluirá pela não semelhança com uniforme de presidiário. Mas que ornou, ornou.

  4. Tem mais que processar essa revista e aumentar o pé-de-meia, já que nesse país o povo que mais reclama do PT são os que mais sonegam, traem e mentem.

  5. Demorou LULA…! É ISSO AI, tem q meter no rabo dessa imprensa maldita mesmo!!
    Professora da re estadual?? HUM, HUM, KKKKKKKKKKK, BONITA FICOU A SUA CARA PROFESSORA, ARREBENTADA PELAS BOMBAS DO BETO RICHA, NÉ! É vai fazer buzina pra avião, “PROFESSORA”?

    • Por que o Lulla, para vocês fanáticos, é intocável? Isso se estende para outros ex-presidentes? Podem falar mal do Sarney, do Collor?Se for condenado na justiça, tipo José Dirceu, pode? Tem que ter um critério mano!

  6. rsrsrsrsrsrsrsrs

    INFELIZMENTE PARA ALGUNS POLÍTICOS, A VERDEDA DÓI!

    Ficou muito bonito foto!

  7. Mais Tem cada babaca que se mete em coisa séria, né jacinto!!!

  8. Fácil notar a contaminação do P.I.G. nos comentários .

  9. Quando o Eduardo Cunha começou a ter seus 1ºs ímpetos
    de megalomania, e comentei: teria sido melhor para
    ele ficar no anonimato e ser ignorado, porque agora
    as coisas ficarão complicadas pra ele.
    Agora, vale a sugestão também para o Lula:
    Melhor não ir à Justiça,
    pois de repente pode acontecer,
    que documentos possam ser,
    mandados lá da Suíça.
    Veja não estamparia uma capa assim, se não
    tivesse uma paiol cheio de pólvora, pronta
    para ser usada.

    • tonico, um sonhador…! aosto 1000 contra um, q votou no infrator de transito q dirige com CNH vencida…! kkkkkkkkkkkkkkk, e ainda queria ser presidente do brasil… tonico, vc é um da queles FELIZES, relatados pelo LEANDRO KARNAL em seu video. Vc assistiu o video??
      Se ñ, assista? vc vai ver q se enquadra certinho no video… Vc acredita em coelhinho da pascoa, em papai noel, acredita q o cunha é um santinho…!rsrsrsrsrsrsr.

  10. Será que ele o lula não fez nada de bom…

  11. Kkkkkkkkkkkkk. Quem e qual político Brasileiro não mente para se eleger. Acorda povo.
    a política brasileira já foi pró brejo.

  12. A REVISTA NÃO TEM MORAL, AFINAL O LULA É UM EX PRESIDENTE DO BRASIL E NÃO EXISTE CONDENAÇÃO DA JUSTIÇA CONTRA ELE. DEVE SIM, EXIGIR RESPEITO DESSE LIXO DE REVISTA QUE ESCREVE MATÉRIA BOA SOMENTE PARA QUEM PAGA.

    • ENTÃO NÃO PODEM MOSTRAR OS CARROS DO COLLOR SENDO APREENDIDOS, OU DENUNCIÁ-LO PELAS FALCATRUAS QUE PRATICOU E AINDA PRATICA, PORQUE É EX-PRESIDENTE, CORRETO? DEIXA DE SER BOBO, SE O BRAHMA SE OFENDEU, QUE FAÇA O QUE FEZ, JUSTIÇA NA VEJA.

    • JACINTO-LEITE-AQUINO-REGO!!!
      JACINTO-LEITE-AQUINO-REGO!!!
      JACINTO-LEITE-AQUINO-REGO!!!
      JACINTO-LEITE-AQUINO-REGO!!!

  13. Se está revista fosse russa, e lá ela fizesse uma imagem de Putin igual a que vez o ex- Presidente Lula, acredito que além de fechar este lixo de revista também os seus editores com certeza estariam abraçados com o Criador. Disso eu não tenho dúvidas, é só no Brasil que isso acontece, um desrespeito total a uma pessoa que nem investigada é muito menos condenada.

  14. O advogado é aquele bonzinho que investe em imóveis para emprestar para a família Lulla?

  15. Vamos considerar que a Veja mente. Agora vamos perguntar o seguinte: e as mentiras que a Dilma contou para se reeleger, valem? E as contadas pelo Beto Relincha, valem?

    • Se mentiras elegessem político, Aécio teria sido o vencedor, porque ele é o maior cara-de-pau que já vi; o homem das 1001 mentiras. Votaram na Dilma pela Dilma, não pelo seu discurso porque papo furado o povo tá cansado de ouvir… Afinal, Dilma venceu uma BATALHA na proporção de 10×1, onde o 10 representou os artistas, lutadores de MMA, jogadores de futebol, sertanejos (Zezé, Xororó, etc..) mídias televisionadas, radiofônicas e impressas, e se não fosse essa COVARDIA contra uma mulher, Dilma teria vencido Aécio com 80% dos votos. Por isso sua música faz jus ao seu coração valente. Esses ataques podem ferir a HEROÍNA, mas matá-la jamais.

      • Nunca respondem, pra variar. Benzadeus. Ela mentiu sobre a real situação econômica do país, entre outras. Se o Aécio também é mentiroso, não desfaz o estelionato eleitoral dela. Só fanatismo, que tem cura, justifica a defesa dela após tantos erros, tantas mentiras e ter enfiado o país nessa crise pela qual passamos.

        • RÉPLICA: Você tá equivocado, meu caro! Dilma foi quem ajudou Lula a tirar o Brasil da miséria absoluta. Quem discorda ou tem a mente manipulada pela mídia do “quanto pior, melhor” ou ganha para contrariar a realidade. Quem não viveu a década de 90 e início da 100 não pode dar opinião. E quem viveu sabe que, diferente dos países ricos onde até os mais pobres andavam de carro novo e comiam picanha, mais da metade dos brasileiros andavam a pé ou a cabalo e comiam puro arroz de terceira com ovo frito. A não ser que a discordância seja em função de sofrerem esquizofrenia por estarem compactuando tanto com as críticas da imprensa golpista. Hoje, o país pode piorar mais 100% que ainda assim ninguém passará fome e estará muito melhor que antes do comando petista. Tenho certeza que você que discorda, deve ter em casa no mínimo tv de led, geladeira nova, carro, comida farta da mesa, etc… Com esses bens e com a barriga cheira é fácil criticar, né? TROCAR DILMA POR OUTRO, PRINCIPALMENTE POR ALGUÉM DO PSDB, DEUS ME LIVRE!

  16. Apoiado LULA tem mais moral que as mentiras desta revista. revista merda ou seja lixo de matérias.

  17. Não sou admirador incondicional do Lula e tão pouco petista. Porem, esta capa me gerou um certo sentimento de revolta e repulsa a esta editora.

  18. Este folhetim semanário serve bem para uma só função: reciclagem.
    Embora algumas matérias possam ser levadas à sério em alguma medida (pelo menos assim o era quando ainda folheava aquilo), a sanha anti petista chega às raias do fanatismo de um Franxixini, de um pinóquio desgovernador do Paraná, ou de um Diogo Mainardi.
    Casos antigos de renhidas brigas nos bastidores entre Lula e o Grupo Abril, podem motivar a atitude desastrada dos atuais editores da revista.
    Lula pode ter um potencial envolvimento com alguma ou algumas falcatruas nesta era petista no poder.
    Pode ter…
    Já virou motivo de piada em diversas rodas de conversa, o ex presidente.
    Várias pessoas imitam seu jeito “pato rouco” de falar, fazendo troça do único presidente operário do país.
    Alvo de diversos setores da sociedade, políticos, empresários, industriais e outros, não pode ainda assim ser enxovalhado como foi por esta publicação que, justiça seja feita, já teve dias melhores.
    Estamos todos FARTOS DO PT.
    Como os jovens dizem: “Deu prá bola!”
    No entanto, nada disso justifica a humilhação pela qual fazem o ex presidente passar…
    Que saia Dilminha jumentinha, Lula e Gleicy florzinha de madeira.
    Que saia logo, por sinal.
    Mas isto não quer dizer que queremos ter novamente aquela direita reacionária, elitista, retrógrada, incompetente e também corrupta no poder!!!
    Terceira via já!!!

    • NÃO ESTAMOS FARTOS DO PT ESTAMOS FARTOS DESTA MÍDIA CORRUPTA QUE SÓ CULPA UM PARTIDO PELA Corrupção NO BRASIL BASTA LULA PRESIDENTE 2018 PARA CALAR A BOTA DESTES GOLPISTAS!

  19. É isso aí. Tem que colocar essa revista chechelenta no lugar dela. No lixo

  20. Pode ir a ‘justiça’ Molusco não vai dar em nada.
    Você não engana mais ninguém!

    • Por pior que seja a pessoa, não justifica a exposição e a agressão, mas enfim nesse Brasil tudo pode desde que seja do meu lado, sempre levando vantagem esse povinho.

    • tucano do DEMO!!É, depende do teu ponto de vista né…
      Os tucanos do DEMO, ñ mentem, eles dizem q mete bombas no povo, é metem mesmo![dia 29/04/2015]os paranaenses nunca vão esquecer…! Dizem q fecham escolas e constroem cadeias,verdade, fatoS comprovados!!Estao fechando escolas e construindo cadeias…!kkkkkkkkkk, Tambem dizem, q se caso, eles ganhe a presidencia do BRASIL em 2018 , as manifestaçoes de ruas, serão tratadas a JATOS DE AGUA, BOMBAS FUMIGENAS ELACRIMOGENES, EXPREI DE PIMENTAS, PYTYBUNS,ETC ETAL…! Os fatos ocorridos no dia 29/04/2015, em Curitiba, foi só uma demonstração doq será um governo tucano no futuro se assim o povo brasileiro permitir…! TUCANADAS DO DEMO, CAMBORJA DE VAGABUNDOS! O SIBA MACHADO TEM RAZAO!

  21. Esse uniforme não é de presidiário… pelo nemos não aqui no Brasil. Os presos que vejo na televisão estão com uniforme laranja ou vermelho.KKKKKKKKK