Por Esmael Morais

Gleisi lidera luta pela ampliação da participação das mulheres na política

Publicado em 05/11/2015

A iniciativa na capital paranaense é da Procuradoria Especial da Mulher do Senado e da Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados, e prevê que todos os estados brasileiros realizem audiências públicas ressaltando a importância da participação das mulheres nos espaços de poder.

Além de Gleisi, a audiência pública desta sexta contará com a participação e apoio das deputadas federais Christiane Yared (PTN-PR) e Leandre Dal Ponte (PV-PR), da Secretaria da Mulher de Curitiba, do Fórum Popular de Mulheres e do deputado estadual Professor Lemos (PT).

Dados sobre a atual participação das mulheres na política

De acordo com a Procuradoria da Mulher do Senado, a média de mulheres nas casas legislativas é de 10% no Senado, na Câmara dos Deputados, nas assembleias legislativas e câmaras de vereadores, apesar de elas serem cerca de 52% do eleitorado e 40% da força produtiva nacional.

No Paraná, a média segue a nacional: somente 38 mulheres ocupam o cargo mais alto do executivo nas cidades e 451 são vereadoras. A bancada federal é composta por 33 deputados e senadores, dois quais apenas 3 são mulheres.