Juiz que liberou da cadeia primo do governador Beto Richa “abre fogo” contra Juca Kfouri, Dilma Rousseff e PT

tokars_kfouri_richa_dilma_abi.jpgO juiz substituto em 2.º grau Márcio José Tokars, da 2.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), que concedeu ontem à noite um Habeas Corpus liberando o lobista Luiz Abi Antoun, primo do governador Beto Richa (PSDB), da prisão após uma semana, foi às ruas no último dia 15 de março contra o PT e o governo “corrupto” de Dilma Rousseff.

Quem relata isso é o próprio Tokars em seu perfil no Facebook, datado de 12 de março — véspera da manifestação que reuniu 80 mil pessoas em Curitiba. No texto, o juiz defende o panelaço da classe média e espinafra o jornalista Juca Kfouri que viu ódio da classe média contra a petista no artigo “O panelaço da barriga cheia e do ódio”.

O diabo é que Luiz Abi, o primo de Richa, esteve preso por fraude em licitações no governo do Paraná. Praticou corrupção. O parente do tucano foi solto mesmo com o magistrado reconhecendo a gravidade do delito. Tokars defendeu “medidas alternativas à prisão preventiva” do “chefe da quadrilha”, nas palavras do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Deputados perguntavam na manhã de hoje, nos corredores da Assembleia Legislativa, se o juiz Márcio José Tokars vai à próxima manifestação pelo impeachment de Dilma acompanhado de Luiz Abi Antoun, pois, como se sabe, os protestos contra o PT e a presidenta são engendrados dentro do Palácio Iguaçu. Mas os palacianos disfarçam bem sob o manto do “apartidarismo”.

A seguir, leia a íntegra da carta aberta do juiz Márcio José Tokars ao jornalista Juca Kfouri:

Resposta ao texto atribuído a Juca Kfouri (“O panelaço da barriga cheia e do ódio”)

Sou fã do Juca Kfouri. E continuarei sendo. Mas, como analista político, ele se revelou um grande conhecedor do futebol brasileiro. É capaz de recitar de memória a escalação do Corinthians nas oitavas de final do campeonato paulista de 1982, mas não de descrever a profundidade e gravidade do momento pelo qual nosso país está passando.

As diatribes que lança são tão desconexas da realidade que não podem ser respondidas de forma linear. Somente de forma fragmentada, e talvez mesmo desajeitada, podem ser analisadas. Segue minha tentativa:

1. A legitimidade do panelaço foi atacada pelo fato de advir de uma “elite branca” temerosa de perder seus privilégios. Esta defesa em forma de ataque está errada principalmente por duas razões:

a) a indignação à corrupção deslavada (que, somada à empáfia e à evidente incapacidade técnica de nossa presidente para dirigir a economia) não está limitada à classe média. Ainda ontem, Dilma foi ruidosamente vaiada em um evento em São Paulo. E foi vaiada por um grupo de 200 operários bastante distantes do conceito de elite branca; e

b) as pessoas com quem convivo e que manifestam, como eu, uma indignação plena por estarmos sendo representados e conduzidos por alguém como Dilma Roussef, de fato pertenceriam, na visão de Juca, a uma elite (se ainda fosse sociologicamente aceitável a estratificação). Mas a condição de elite atribuível a este grupo não decorre do fato de equiparmos nossas cozinhas com panelas de teflon, ou ainda de podermos viajar mais. Decorre de termos estudado mais, trabalhado mais e de estarmos mais comprometidos com nossos princípios éticos do que as pessoas que nos governam. Neste cenário, temos que confessar: somos a elite intelectual, laboral e ética do país. E essa elite é gigantesca.

2. O ingrediente racial adicionado à fórmula de ataque proposta por Juca Kfouri beira ao ridículo. É, em si, racista. Provavelmente não mereceria um comentário mais atento. Qualquer pessoa minimamente civilizada sabe que quantidade de melanina em nossas células epiteliais não faz qualquer diferença. Mas, se a pigmentação for mesmo relevante neste momento, talvez valha a lembrança de que nós, integrantes da classe média preocupada, somos descendentes diretos e próximos de verdadeiros red necks. Só fica a duvida: a pigmentação solar de quem veio para os trópicos há um século para, literalmente, lavorar, vale como argumento de legitimação?

3. Não estamos defendendo privilégios, mas conquistas. Tenho orgulho de poder oferecer aos filhos mais possibilidades de vida, sob o ponto de vista material, do que aquelas que tive (sem prejuízo do orgulho de poder preservar um ambiente doméstico de amor por aos filhos, que não poderia ser maior do que eu tive à disposição em minha infância). Tenho orgulho de ter uma casa confortável. Tenho orgulho de poder receber meus amigos e oferecer-lhes bons vinhos. Tenho orgulho de tudo isso. Mas também tenho a consciência de que nada disso é privilégio. É conquista. Conquista cujas principais características também devem ser destacadas:

a) não foi produzida ou maximizada pelas pelo governo do PT. O crescimento econômico que facilitou as coisas até 2010 não é obra de Lula/Dilma, mas de um cenário internacional tremendamente favorável (que gerou taxas de crescimento incríveis e contínuas em países como a Irlanda, a Ucrânia, a Colômbia e o México), e que foi bastante impulsionado pela exportação de commodities à China. Atribuível ao PT é a iminente recessão (que não é fruto do cenário internacional, mas da inanição interna – veja-se que os EUA, que levaram o maior tombo entre os países atingidos em 2008, estão crescendo 4,4% em uma economia que continuou sendo gigante); e

b) estão acessíveis a todos que disponham da vontade de trabalhar. Para estudar, basta um cérebro (equipamento de série em nossa espécie, mesmo que algumas pessoas levem a crer que não). Como muitos que hoje dispõem de suas varandas gourmet, estudei em escolas públicas (do pré-primário ao doutorado), cresci em casa de madeira com cheiro de cera Canário e vi buracos surgirem na sola de meus Ki-Chutes e Congas. As conquistas vieram de muito esforço, e não da capacidade ou da bondade do PT.

4. Temo, realmente, pela perda de minhas conquistas. Não confio em uma estrutura de poder que, sim, é corrupta (alguém pode explicar a fortuna de Lula?), que, sim, é ignorante (reclassificaram o substantivo “presidente” por absoluta falta de leitura e hoje são representados por uma ex?-assaltante de bancos cuja vida empreendedora se resume à falência de uma loja de bugigangas chinesas), e que, sim, já demonstrou não ter limites ou escrúpulos na preservação de seus privilégios (sim, privilégios, por não advirem de seu mérito, mas de seu poder).

5. Não há problema em os aeroportos estarem, na visão de Juca, cheios de gente humilde (aliás, vivo em aeroportos lotados por outras razões). Não há problema em as classes mais simples estarem na Universidade (ainda que a política de quotas parta de um preconceito essencial – sei disso: sempre estudei em escola pública e todos os meus colegas tinham capacidade de estudar). Não há problema para a elite branca se menos pessoas não estão morrendo de fome (palmas para o Bolsa Família, mesmo não sendo uma invenção petista ou brasileira). Ninguém se compraz com a miséria alheia. Ninguém aceita a preservação da miséria material (que é a menos complicada de sanar). Mas as misérias intelectual e ética, que parecem estar na essência de nossos políticos, revoltam porque não são fruto do ambiente; são pessoais e opcionais.

6. O PSDB é culpado por existir? Por que a defesa petista se limita a atacar o PSDB? Eu até levaria a sério, se estivéssemos investigando objetivamente a corrupção tucana. Mas estamos sendo apresentados a um colossal esquema de corrupção criado e alimentado (muito bem alimentado) nas entranhas do governo petista. Se o PT deseja se defender, que fale de si. Caso contrário, vamos culpar Pedro Álvares Cabral de uma vez e acabar com o problema (retirar seus despojos de onde estiverem e enfiá-los no sal seria uma ideia).

7. Não tenho ódio. Tenho medo. Medo de um ex-presidente que, transloucado, diz que fará “o diabo” para manter o PT no poder.

8. O panelaço não é antidemocrático. O Juca que me desculpe, mas minha agenda está apertada hoje (tenho que trabalhar). Assim, não vai dar pra citar um monte de gente. Mas tem um que é fácil por estar na memória: Friedrich Muller. Ele deixou claro que a democracia, quando vai além da legitimação artificial do poder pelo voto, é algo que não se encontra nas eleições, mas nos períodos que as separam. A eleição é menos exercício de poder do que renúncia (nunca vi grande vantagem em escolher qual dos inaptos vai me governar). A verdadeira democracia existe quando a população manifesta sua opinião de forma legítima, exatamente como está ocorrendo agora. A verdadeira democracia existe quando a população acredita em sua capacidade de construir a própria história. E a verdadeira democracia se consolida historicamente quando somos capazes de abandonar nossa zona de conforto para lutar por aquilo que é correto.

Enfim, estarei na rua no domingo. E não vou defender nenhum privilégio. Vou defender um país mais decente.

45 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to mention I’m new to blogging and site-building and absolutely loved you’re blog site. Most likely I’m want to bookmark your site . You surely have perfect posts. Many thanks for revealing your blog site.

  2. Sinceramente eu como cidadão que pago meus impostos e cumpro meu dever,fico com vergonha de grande parte do judiciario que esta podre

  3. Bom, creio que o meritíssimo poderia beneficiar-se das seguintes palavras:
    “Uma montanha de papel ñ transforma um monte de mentiras em uma só verdade, pois ela cabe em uma única frase.”
    Autor da pérola, um tal de Marcio Tokars. Confere, é isto produção?
    Bem, só quero acrescentar que a verdade tb pode ser resumida em uma idéia, representada por duas palavras, apenas:
    AUXÍLIO MORADIA.
    E mesmo esta pode ser reduzida a uma só, mas deixo esta para as altas elocubrações do nosso ilustre magistrado reconhecer.

  4. É parafraseando a campanha continua do partido do governador “O Paraná merece a verdade”, qual será a verdade do juiz que libera quem é indiciado?

  5. É um absurdo um JUIZ fazer uma dessa !!! que que que isso gente

  6. mais um covarde que saiu correndo para apagar o que escreveu nas redes sociais…ué??? eles não se acham “Deuses”??? corrupção existe no mundo inteiro, o que mais me causa medo é o comportamento partidário e parcial do nosso judiciário. Com certeza esse não é igual no restante do mundo…por isso esse festival de impunidades…

  7. Acredito que o doutor que defendo o juiz deve estar equivocado. Primeiro para mim quem solta bandido, corrupto e safado não tem conduta “reputação ilibada” e nem mesmo posso dizer que tem “genialidade”, para mim é de conduta duvidosa e extrema burrice aguda. Pois um juiz nunca deve proferir sua opinião pessoal publicamente, pois fica no descrédito e caso um dia tenha que julgar algo semelhante de um partido contrário a sua preferência, vai cair no descredito a sua sentença. Para mim não é genial e nem ilibado. E como juiz substituto, o que fez, foi desrespeitar o JUIZ de Londrina que pois este safado na cadeia. Mas como já disseram. O que não faz um AUXÍLIO MORADIA, se vendeu barato.

  8. E aprenda escrever senhor juiz, depois vc fala mal do Juca

  9. Quanta frase tosca esse aí posta no facebook. Ai, dói nos olhos!
    Pensava que juiz era mais… deixa pra lá

    https://www.facebook.com/marcio.tokars?fref=photo&sk=photos&__mref=message_bubble Bléh!!!!

  10. O juiz (desembargador) fala em privilégio da Presidenta (se mostra indignado por usarem o termo Presidenta) mas se esquece do privilégio do auxilio moradia dos juizes. Lembremos também o tiro certeiro em um assaltante de rua do Bigorrilho, dado por um certo juiz em substituição ao dever de chamar a policia.

  11. Vergonha do judiciario este Juiz . Depois vai as ruas pedir um pais mais serio ,seu inrresponsavel coloque seus filhos em escolas publicas sem recursos que são desviados use o sus aprenda a viver como o povo este mesmo que o senhor fez desacreditar na Justiça ! É muito facil assim vestir uma saia e brincar de deus ,quando pega um tubarão se caga todo e solta rapidinho é um covarde traidor da justiça .Qual o problema faltou viver a realidade do povo a sua angustia de querer acreditar na justiça mas com estes juiz nunca acreditará ,neste judiciario do Paraná .

  12. O Brasil está bem de juízes. Um mandou prender a agente de trânsito porque ela disse que o cara não era Deus. Outro leva pra casa o carro do réu Eike Batista. Gilmar Mendes segura por UM ANO um processo para impedir que a corrupção diminua no período eleitoral. Dias atrás um outdoor com deputados inimigos da educação foi proibido de ser exibido por determinação de mais um juiz da turma do Beto. Agora aparece este que deveria fazer justiça mas não faz. Alguém ainda acredita em acabar com a corrupção neste país com esses juízes movidos a auxílio-moradia?

  13. JUDICIÁRIO PODRE! …… MAIS UM ‘JUIZ’ PODRE!!!!!….

  14. Corretíssimo edu tadeu, a hipocrisia latente não nos convence mais, pensa esse MeretRissímo que não sabemos juntar 1 + 2?
    Soltar corruptos + panelaço não é apartidário + corrupção criado no governo fhc + programa de entreguismo da Petrobras + ameaça de golpe para impedir investigações hsbc + tentativa ferrenha de USURPAR o fundo de previdência dos servidores + auxilio moradia para os pobrezinhos juízes com agravante e vergonhoso retroativo.
    Sinto-me INDIGNADA, TRISTE E ANGUSTIADA com esses senhores que detêm o poder de decisão.

  15. Com esse judiciário o Brasil não vai evoluir nunca.
    Judiciário pra que ????

  16. CNJ pelo amor ao nosso Brasil.
    investigue este caso, ou sempre teremos vergonha dessa justiça.

  17. Dá p’ra entender o porquê esse juiz fez isso!… ele é juiz de 2.º grau, além de ser substituto, ‘né’ dr. Márcio José Tokars?

  18. Um juiz que coloca n rua um corrupto, bandido, ladrão vigarista e laranjão do primo, não tem moral pra falar do Lula e da Dilma.
    Entre a palavra de um juiz e do Marcola, Ru fico com o segundo.

  19. Sou advogado em Curitiba e conhece bem o Dr. Márcio José Tokars, e certo é que falta informação nesta publicação. Tanto o juiz, quanto seu irmão são pessoas conhecidas no meio jurídico tanto por suas reputações ilibadas, quanto pela genialidade.

    • Ô Wellington, o Juiz Márcio é um “gênio” e é substituto? Um juiz que participa de uma manifestação na qual se pede a derrubada de uma Presidente da República legítima e democraticamente eleita e reeleita, é um juiz golpista e deve ser processado e exonerado de suas funções pois está participando de um crime que é a quebra das Leis e da Constituição do Brasil.

  20. Este deveria se espelhar no JUIZ SÉRGIO MORO, mas como se diz, tem JUIZ e juízes neste país e este que autorizou o habeas corpus é mais um que faz o estilo “uma mão ajuda a outra e as duas se ajudam” o que não faz cinco mil na conta a titulo de Auxílio Moradia. SACANAGEM, SAFADEZA E FALTA DE RESPEITO AOS PARANAENSE ESTE DESPACHO. FORA BETO, FORA BETO. ESTOU COM REQUIÃO.

  21. Se o juiz Márcio José Tokars tinha perfil no facebook já excluiu pq não o encontrei,

  22. Estudou em escolas públicas do pré-primário ao doutorado? Pare de mentir, Marcio Tokars. Trabalhei contigo bem na época em que você começou a estudar na antiga Faculdade de Direito de Curitiba, atual Unicuritiba. Parece que falar a verdade não é bem o seu forte. Bom, um sujeito que reduz a biografia da presidente Dilma a ex-assaltante de banco, já dá ter uma ideia do nível de debate.

    • Jairo Henrique Rodrigues, é assim que se faz cidadão: mata a cobra e mostra o pau!! Muito bem aos mentirosos A VERDADE!! Motivações desses operadores da (in)Justiça: Todo mundo sabe que a promoção de Juízes na carreira depende do Palácio IGUAÇU !! Acha que essas RATAZANAS terão coragem de PEITAR O GOVERNADOR?!!

  23. Mais um Gilmar, que trabalha a favor da bandidada. No Brasil só existe lei para pessoas honestas e bandidos e ladrões ricos fazem a festa. O Gilmar Mendes deu parecer favorável à empresas que não recolhem FGTS a mais de cinco anos. Deu dois habeas corpus ao maior bandido do Brasil, o Daniel Dantas (responde vários processos na Itália e EUA). Deu abrigo ao Demóstenes Torres, reintegrando ele ao Ministério Público Federal (c/salário de R$ 24 mil) e ao amigo Cachoeira.
    Que judiciário é este?
    Estamos perdidos.
    Nei

  24. Então esse cabeça de ovo vai defender um Pais descente.PQPARIU,imagine se ele fosse mesmo defender a corrupção ,soltando corruptos.

  25. Sabe o que conclui? que não precisa mais investigação, basta a pessoa se pronunciar contra a presidente e contra o PT, ela é corrupta. Essa farsa de bater panela e ir as ruas contra corrupção é balela.Na realidade, os corruptos querem que ela saia para parar as investigações, porque o que vai de juízes, advogados, empresários, políticos, traficantes, artistas, emissora de tv, jornais para a cadeia, não se viu nunca na história, porque nunca foi investigado.

  26. Acho que os juízes não deveriam se manifestarem de forma alguma à respeito de suas preferencias políticas, pois um dia pode caber a ele o julgamento dessa preferência então ele pode ser acusado de ter praticado um julgamento tendencioso, ou seja em boca fechada não entra mosca.

  27. Incrível como esse blog faz “carnaval” com esse assunto. Acredito que isso tenha o dedo conjunto do “aprendiz de falastrão” já almejando o pleito municipal.

  28. Eita!!!… Eu também sou tão cidadão de bem como esse juizeco, trabalho feito um burro de carga, sou tão bem formado quanto ele e tem meses que eu não consigo ganhar nem metade do valor de um auxílio moradia. Também acho que as coisas precisam mudar, mas, EM ABSOLUTO, não vou pra rua defender um golpe pra depois me contradizer e deixar evidente a quem quiser ver o meu rabo preso. Essa gente parece comediante, cheia de palavras difíceis e conceitos tortuosos pra justificar a farsa hipócrita que estão construindo… Meretríssimo, fique esperto porque estamos numa época de queda estrondosa de máscaras e a sua não está se sustentando mais!

  29. Tenho pena das nossas crianças que assistem a isso tudo. Como Pai como convencê-los que o bem é melhor que o mal. Que se não fizermos as coisas direito, sofreremos com as mãos da justiça. Só a Divina mesmo. Judiciário podre, poderes corruptos, tristeza, angústia,vergonha de viver em um pais desses. Vamos levantar a voz e sair às ruas contra esta corja que esta instalada no Paraná e ainda tem coragem de sair às ruas pedir impeachment. Dor isso é o que sinto neste momento. Dor em não poder fazer nada.

  30. Mais um para o bando de ignorantes e mascarados

  31. Mais uma vez se comprova que babaquice não depende de títulos de doutor e tal. O cara faz parte hoje da elite dominante e exploradora da classe trabalhadora. Logo, é natural que tenha essa visão.

  32. E ainda tentam nos convencer que a justiça é imparcial. O juiz emite juizo de valor e demonstra suas preferências. Não me causa espanto e nem surpresa a liberdade do primo do Richa. Afinal, com disse o deputado gaúcho, só petista vai (e fica) preso.

  33. ALO CNJ, ALO IMPARCIALIDADE DA JUSTIÇA, ALO COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO DA ALEP – ESSE JUIZ DEVERIA SER IMPEDIDO DE JULGAR ISSO – A DENUNCIA DO BLOG DO ESMAEL CAI COMO UMA BOMBA NA CREDIBILIDADE DO JUDICIARIO PARANAENSE.

  34. Alguém ai acreditava que um sujeito conhecedor da lama do PSDB iria ficar detido por mais de uma semana. Eu mesmo, estava acreditando que no máximo quinta passada já estaria “pescando no Igapó”.

  35. Creio que com o texto acima este juiz estaria impedido de atuar no caso, pois seus atos comprometem a neutralidade, mas pelo jeito falou forte o auxílio moradia.

  36. E ele como juiz tá saindo um ótimo … completem a frase:

  37. Mais um juiz bandido no país. Porque precisamos remunerar tão bem o pessoal do judiciário se a função deles é sempre assinar embaixo e permitir que o crime organizado faça o que bem entender nessa terra?

    Vamos economizar…

    Acabamos com o judiciário, economizamos esse dinheiro, o crime organizado continua praticando os crimes que sempre praticou e nós os cidadãos, que praticamente temos poouco acesso e direito na utilização deste poder, RESOLVEMOS NOSSOS ASSUNTOS NO GRITO E NA PAULADA…