Fernanda Richa sugere que professores “ganham muito” e “produzem pouco”

richa_ideb_fernanda.jpgA primeira-dama e secretária de Estado da Família, Fernanda Richa, nas redes sociais, exprimiu nesta sexta-feira (6) a média do pensamento do governo Beto Richa (PSDB) acerca da educação no Paraná.

Em postagens no Facebook e Instagram, a mulher do governador sugeriu que os professores paranaenses tiveram 60% de reajuste salarial e 50% de hora-atividade, mas, mesmo assim, o Ideb caiu no período Richa!.

Não é exatamente como imagina a primeira-dama e o governo Richa como um todo.

O àndice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013 caiu da primeira para a 11!ª posição no ranking nacional porque o governo do vem sucateando da educação como nunca na história do Paraná.

Ora, por que os educadores vão aprovar amanhã na assembleia geral da APP-Sindicato greve por tempo indeterminado? Eis a resposta: Richa deu calote no terço de férias e nas rescisões trabalhistas dos professores PSS; quer extinguir conquistas como os quinquênios, auxílio-transporte, etc., além de mexer na aposentadoria dos servidores públicos efetivos.

Quanto aos reajustes, são correções salariais obrigadas por lei federal como a do Piso Nacional.

No Palácio Iguaçu reina o pensamento, segundo qual, professores e funcionários públicos efetivos têm de ser tratados no cacete para baixarem a crista. Acham os palacianos que se o profissional for massacrado economicamente fica mais dócil, mais fácil de lidar.

Em tempo: o Blog do Esmael vai transmitir ao vivo, direto de Guarapuava, a assembleia geral da APP-Sindicato.

136 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to tell you that I am very new to blogging and absolutely loved your blog site. Probably I’m planning to bookmark your website . You surely come with exceptional posts. Bless you for sharing with us your web page.

  2. Quero saber quando eu recebi em folha os 60%, não viajar por favor ………….

  3. Se formos falar de salários e sobre o que produzem aqueles que os recebem…. melhor falar do salário do governador que é altíssimo e que o mesmo não produz nada de bom para aqueles que o sustentam.

  4. Eu concordo con a FERNANDA RICHA q os professores deven ganhar mais e produzirem menos.

  5. Está na hora dos paranaenses encherem a praça do centro civico e cercar esse governador, e mostrar que ele é que precisa tremer na base. Nao existe respeito, subiu o IPVA, impostos estaduais e nao paga a policia e o funcionalismo público. Ele tem que mostrar a cara ao povo e esclarecer porque todos tem que ṕagar por seus desmandos e ele ainda recebe aumento salarial….

  6. Quem ganha muito e produz pouco é o senhor seu marido e você, “secretária de Estado da Família”.

  7. Madame….por que vc não vai pilotar o fogão da Assembléia Legislativa e fazer um chazinho de humildade para o maridinho.
    Ai o Nepotismo seria justificadoah…Ps. com salario inicial de um professor e não com os quase 30 paus que estás a receber.

  8. Beto Richa mostrou sua incompetência e não está interessado no bem do povo. Não prioriza saúde e educação, prioriza o bolso dele. Fora, Richa!!!! Volta Requião véio!!!!

  9. Estamos vivendo em um reino em que os políticos são os reis,e nós onde ficamos? será que também fazemos parte desse reino? -claro que sim, e como não? nós somos apenas os “bobos da corte”

  10. Por isso devemos fazer campanha deve ser contra a família Richa. Professores sem salário também é comunidade sem dinheiro. E essa “economia” nem vai voltar para os cofres públicos.

  11. Esse beto richa é um fanfarrão! Colocar sua mulher no governo, isso não é nepotismo??
    Pior governador do Paraná

  12. 1ª Dama? Kkkk Vai estudar, governador? Incompetente! Vamos mostrar a vocês a nossa força, a nossa união, aula de sabedoria, de cidadania. Aguardem-nos!!!

  13. Sobre o que sua digníssima disse : o engraçado é que a “bunita” nunca deve ter da aulas nas condições em que nossas escolas se encontram pra tentar calcular alguma coisa e segundo será que não podemos falar o mesmo dele Políticos?! Penso que quando um de vocês casal 20, passarem conosco um mês em sala de aula cujo o quadro tem buracos, a sala é super lotada, tem toda uma rotina administrativa de relatórios, notas, planejamentos, apresentações, prazos e mais prazos, cadernos, trabalhos pra corrigir. Problemas familiares das crianças pra aconselhar por que sim também buscam isso !!! Se perceberem toda a imensidão que é o que se tem dentro de um muro de escola e continuarem pensando assim pelo menos me deem a quantidade digna de alunos para ensinar a aprender, a serem críticos, autônomos, questionadores e não votarem em vocês. OPS!!!! ISSO NÃO Né! JA MAIS. https://www.esmaelmorais.com.br/…/fernanda-richa-sugere…/

  14. Eu já sabia que este governo neoliberal seria capaz de agredir o funcionalismo público, contudo, não pensei jamais que fossem tão aviltantes estas”rasteiras”.

  15. Vou tirar meus contra cheques dos últimos 4 anos pra contestar que infelizmente isso não é verdade. Esse povo mente mais que respira tá louco, que bom que minha cabeça pesa menos que a dela

  16. Ela já foi professora? Sabe o que é sala de aula superlotadas, já conseguiu fazer com que todos um ensino aprendizagem eficiente? e o seu salário? deve ser um pouquinho maior nque o de professor? Míseros R$ 32.882,74

  17. E ela com certeza faz mt pelos 26 mil q ganha….vergonha !

  18. É assim mesmo… aqui em Minas tivemos 12 anos de governos do PSDB e já no primeiro mandato o Aécio acabou com o plano de carreira, achatou os salários, instituiu uma avaliação de desempenho punitiva. Depois decretou uma lei para transformar professores contratados em efetivos sem concurso (lei 100/2007) e assim não pagar o INSS. Seu sucessor deixou de honrar vários compromissos como prêmios de produtividade e defasagem da lei do piso nacional do magistério. Entenderam porque aqui em Minas o Aécio (presidente) e o Pimenta da Veiga (governador) perderam?

  19. Quem ganha muito e faz pouco é ela, recebe 70% do salário do marido, cerca de mais de 23 mil reais mensais sendo secretária da família.

  20. cada povo tem o governo que merece,não escolheram o betinho nas urnas, agora aguenta.

  21. vamos colocar essa senhora na sala de aula apenas para observar alunos e professores durante uma semana e depois pedir que emita outra opinião. Quem vive de favores do estado e de políticos não tem moral para falar bem ou mal dos professores.

  22. Ela tirou o Facebook do ar kkk não aguentou 100 mil professores pedindo explicações…

  23. Já que esta primeira dama acha que é muito o salário de um professor tenta ela trocar o salário do seu marido pelo salário de um professor digo a culpa deste governo está onde está é sua professor que ensinou este a ler e escrever ou seja criou uma cobrá

  24. Ela está tão preocupada com as “famílias” que não trabalha desde outubro quando o marido foi reeleito. Ahhh mas de tivesse enchente agora no início do ano, com certeza ia sair de Caiobá para andar de helicoptero com cobertores e cara de choro.

  25. Estranha a coragem da primeira-dama em fazer afirmações do tipo custo-benefício, vejamos então outro quadro: Beto Richa é governador que tem maior salário pago a um governador no Brasil, é governador de um estado que está entre os que mais arrecadou, logo o Paraná nas finança deveria estar financeiramente no mínimo na média e não quebrado, concluo o comentário pensando como a Fernanda Richa “Ganha muito” e “Produz Pouco”.

    • Protesto. Aprimeira dama produz pouco ? Por favor Claudio explique isso. Amadame do Coronelzinho das Araucárias que está querendo brincar de ser Deus, ão produz “absolutamente nada” !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. Engraçado uma burguesinha que nunca trabalhou, casou com um playboy que a única coisa que fez na vida é correr de ferrari, se aproveitou do nome do pai para entrar na política, sobrevive única e exclusivamente pelos marqueteiros do PSDB, ainda tem coragem de falar dos professores. É muito triste perceber como são irônicos, ignorante, aproveitadores e repugnantes nossos governantes atuais. Nunca tivemos um governo tão repugnante. IMPEACHMENT JÁ!!!

  27. Sou professor e sobre esse comentário da esposa do Richa deixo apenas duas perguntas:
    Quanto é o salário dela?
    Será que ela produz mais que um professor?

  28. Povo enraivecido querendo falar de política mas com coração em ódio defendendo seu lado. O Brasil vai mal por que todos defendem o seu esquerda direita sem pensar no que realmente importa. Parabéns ao Eduardo Cunha, maior fisiologista da história, presidente de um poder, nas costas desses ignorantes q bravam pelo que é incorreto, saem às ruas que nem idiotas, e não enxergam as mazelas do país. Hipócritas e burros, é o q somos!

  29. Parece piada. Quem ganha muito e produz pouco é exatamente quem pensa isto dos professores. Em países de primeiro mundo, a valorização do trabalhador vem sendo aceita como principal medida para aumento de produção. Aqui o nosso governador pensa o contrário, e é preciso dar a ele uma resposta contrária, aumentar impostos e economizar nos serviços prestados pelo estado parece ser oseu paradigma, totalmente contrário ao bordão usado no palanque. Quem votou em Beto Richa, hoje, se sente enganado e tenho certeza de que já não mais confiaria nele.

  30. O Sr. Edson Vieira não iria gostar de ver esta atitude de sua filha….iria ficar decepcionado.

  31. Eu sugiro aos nossos governantes que eles tenham o mesmo salário que um Professor de nível médio para 40 horas de trabalho semanal… E que o salário deles seja reajustado da mesma forma, que tenham o mesmo valor de auxílio transporte que os professores… Alguém se habilita a apresentar um projeto desses na câmara estadual??

  32. temos politicos competentes, honestos, mas nossos professores sao ruins, ganham muito? acabar com a carreira, estabelecer teto, assim o professor ficará motivado? passará quando idoso vergonha, afinal foi educador, uma profissão nao valorizada no brasil, tem pais onde até o imperador reverencia o professor, e eles sao bem motivados, um dia chegamos la..

  33. 1º eu nunca votei nesse atual governador do Pr
    em nenhuma eleição.
    Vi na net abaixo assinado pedindo já.
    Impeachment do governador do PR +CPI,
    Tendo quase êxito de o triplo de assinaturas sugeridas.
    Também li diversos comentários pedindo.
    Impeachment do governador do PR, pra já.
    Vamos ser claros nisso tudo!
    Mesmo esse atual Governo tendo grande pressão e rejeição popular.
    Duvido que esse clamor popular de Impeachment do governador no PR
    Isso venha acontecer. Por 2 motivos.
    1º Pelas ferramentas que o atual governador cercou-se.
    2º Digamos que esse Impeachment do governador do PR aconteça.
    Digamos que venha acontecer esse Impeachment
    Somente teremos mudanças
    Acontecendo de imediato novas eleições pra Governador.
    Porque se no lugar do governador for substituído pela vice-governadora, ou presidente da Camara.
    Tudo no Parana continuara como dantes e Abrantes.
    A cartilha será a mesma, escrita pelo atual governador.
    Caso seja confirmado esse impeachment
    Tem que sair nova eleição pra governador de imediato

  34. Este estado virou uma monarquia, fora beto Richa, fora família Richa, se o povo do paraná não expulsar estes crápulas do governo desta vez vão sofrer coisas ainda piores, roubaram os cofres públicos, usurparam da confiança do povo, enganaram, tapearam, enxeram o povo de impostos, ir ao supermercado esta pela hora da morte, não se pode comprar mais bens e serviços e esta cambada dando risada nas nossas custas, pois somos nós o povo que pagamos as sandices deste políticos, polítoco não é profissão, político e exercer cidadania, enquanto neste país cargo político não for apenas para representar o povo, e não um meio de ficar rico, o povo vai sofrer muito.

  35. Só sei que as crianças voltam pra casa tudo burrinha, segundo os professores, a culpa é do governador, da presidente, do prefeito,dos deputados, dos juízes, dos empresários, dos pais, do papa, etc, etc…

    • TRABALHADOR????????? Inclua nesta lista o seu nome (verdadeiro!!!), covarde, se escondendo atrás de um pseudônimo só ofende os verdadeiros trabalhadores, a mais “burrinha das crianças” certamente é produto de pessoas como você, pois certamente o mais medíocre dos professores não conseguirá produzir uma mente perturbada e deturpada como a sua!!!! Volte para o buraco de onde você nunca deveria sair e não use este nome se você tem um mínimo de vergonha na cara!!!!!!

      • Meu nome verdadeiro é Joaquim…
        O seu é Paulo…
        E daí?
        Você por acaso seria o:
        Paulo Fifi?
        Paulo de Tarso?
        Paulo Richa?
        Paulo preguiçoso?

        É minha opinião, respeite, aliás, é uma observação de quem tem filho na escola pública: “as crianças voltam pra casa tudo burrinha”…

        Quem tem dinheiro põe o filho na particular, conheço professor que dá aula nas duas, porque na particular se dedica e se importa com as crianças?
        Tudo mercenário, vocês e o governador…

        • Pessoal é simples , basta o ensino fazer como as autos escolas aplicar provas que mostrem o quanto os alunos aprenderam com o ensino dos professores. provas aplicadas a cada termino de uma matéria realizadas por um responsável da secretaria da educação. seria uma forma de mostrar a competência de cada professor e a capacidade de cada aluno…

        • E exatamente o que o governador faz de melhor. Governa para quem tem dinheiro e para quem da lucro a ele tirando dos menos favorecidos.

  36. Falou pouco e bonito esses professores não aplicam o conteúdo do livro por falta de domínio uma vergonha, livro didático só serve para o aluno carregar peso !!!

    • Flavio,esses mesmos professores colocaram o Paraná em primeiro lugar no IDEB na gestão do ex-governador Roberto Requião.
      Hoje estamos sem rumo, meu amigo, só esta faltando gestão competente!

      • Cada asneira que se ouve, o que tem a ver o Governador com a didática aplicada pelo professor em sala de aula, os livros produzidos, são do Governo federal tanto na era Requião como agora com Richa.

        • Meu amigo, não seja idiota, você esta utilizando um caso isolado e estendendo a toda uma categoria de mais de 100 MIL professores. A educação do Paraná pede socorro, com esse desmonte, quem já tem tempo para se aposentar não pensará duas vezes, muitos que estão ingressando na carreira sem perspectivas optaram por outras áreas e, por fim, nossos jovens pensarão MIL VEZES para embarcar nesse barco de sofrimentos, muito trabalho e nenhum reconhecimento! Todo cidadão consciente esta aterrorizado com o caos que se deslumbra num futuro muito próximo!

  37. Que bola fora senhora Beto Richa. O que a senhora entende por educação?

  38. Ela falou pouco e bonito, 50% da classe é uma vergonha só pensa nos vencimentos, sem domínio nenhum de conteúdo, o livro didático só serve para o aluno carregar peso, muitos professores só aplicam conteúdo fáceis retirado da internet!!!

    • E comissionado, não cansa de puxar o saco! ops esqueci, esse é o seu trabalho! Nossa deve lamentável pra você quando seu filho lhe pergunta: pai qual o seu trabalho e você responde, eu SOU PUXA SACO meu filho.

    • Políticos querem IDEB baixo porque quanto menos educação mais votos eles tem,e pelo jeito você faz parte dessa classe só não sei de qual lado você Flávio esta, se é do lado dos sem educação com dinheiro ou dos sem educação sem dinheiro,triste para quem estuda tanto e trabalha tanto passar por isto mas é a pura verdade,infelizmente passamos alunos que não sabem nada porque o sistema não aceita tanta reprovação ou seja a verdade só é vista na hora que sai a nota do IDEB,mas lanço aqui um desafio vamos aplicar a prova nos deputados e governadores e principalmente nas esposas, ai veremos quem sabe mais ou menos…

      • Antes professor não tinha plano de carreira e a qualidade do ensino era bem superior ao de agora, ninguém culpava Governo por alunos mau alfabetizados, temos que pensar para falar!!! quando você diz políticos querem IDEB baixo a impressão que passa é que são eles que estão em sala de aula. Cabe aos professores promover a reflexão e mostrar aos alunos como ser cidadãos críticos, interessante quando você dizer sobre a aprovação, sabendo que em países de primeiro mundo não existe reprovação e a qualidade do ensino é excelente, quanto a prova você deveria se incluir também, concorda?

      • Boa, porque se existisse uma lei que aprovasse apenas os candidatos que fossem capazes de atingir a média 6.0 iguais aos nossos alunos nas escolas públicas estaduais para assumir o Governo, ai quem sabe teríamos profissionais competentes administrando nosso estado e se colocariam no lugar dos alunos, e outra quem iria avaliar a competência dos governadores seriam os professores. Mas infelizmente enquanto não existir esta lei de seleção de profissionais será assim, profissionais más qualificados administrando o nosso estado e professores sendo tratados assim como NADA, desvalorizados.

  39. Graças ao IDEB baixo pessoas como Beto Richa se reelegem. Não sei porque reclamam. A educação é produto daquilo que o governo deseja.Parabéns vocês atingiram suas expectativas de aprendizagem, foram reeleitos! Errar é humano, culpar os outros é política!!! Vamos assumir as responsabilidades. Eu realmente acredito que Deus está vendo quem é honesto e responsável em seu trabalho. Sinto informar que a justiça divina não falha!

  40. Continuando meu comentario! Começando pelo Sr Beto Richa e sua familia e por todos os cidadões brasileiros !

  41. Deus é perfeito!Vejam que fez as coisa corretas.Não permitiu que a primeira “dama” não fosse Professora e sim mulher de um CALOTEIRO,ARROGANTE.O maior problema é saber se os ilustres deputados da base aliada vão compactuar com as perdas de conquistas ao longo do tempo em troca de “favores” deste governo.Infelizmente estamos nas mãos deles.

  42. Atribuir o IDEB a questão salarial já demonstra o índice de entendimento dela em relação a educação.O buraco é mais embaixo dona moça,existe toda uma estrutura envolvendo a questão educacional,existe toda uma história de descaso com a educação.
    Afinal de contas se todos os políticos que dizem:
    VAMOS MELHORAR A SAÚDE;
    VAMOS MELHORAR A EDUCAÇÃO;
    VAMOS MELHORAR A SEGURANÇA PÚBLICA;
    VAMOS GERAR MILHARES DE NOVOS EMPREGOS;
    Se cada um fizesse um pouco…Minha filha,este país seria uma maravilha…
    Pobre povo que continua ouvindo de dois em dois anos(eleições prefeito/outros) este mesmo discurso e continua acreditando.

  43. Eu não sou professora ! Mas quero dizer que sem professores ninguem é ninguem ! Jamais seriamos alguem na vida se não existessem os professores ! Como sempre digo prfessores tem q ser muito bem remunerados ,precisam de base e estrutura para poder formar verdadeiros alunos ! Ai começa a estrutura de umaprofissão de pessoas mais qualificada para o futuro ,não estou falando de educação isso as criança traz de casa de seus pais ,mas se um professor precisade dois ou mais turnos para fazer um salario q deveria ser bem pago por um ,pode ter certeza q o professor bem remunerado tera mais qualidade e se focara melhor em suas aulas dadas e os alunos pegara gosto pelas aulas ! PROFESSOR E A MAIOR AUTORIDADE DE UMA NAÇÃO! SEM ELES NÃO TERIA UM PRESIDENTE E MUITO MENOS SENADORES E ASSIM SEQUENTEMENTE … EU COMO UMA JOÃO NINGUEM REVERENCIO ” OS PROFESSORES” COMO TODOS DEVERIAM REVERENCIAR ! SINTO MUITO A CLASSE DE PROFESSORES SEREM TRATADOS COMO UM SIMPLES FUNCIONARIO ! MERECEM TODO RESPEITO COMEÇANDO BPELOS

  44. Ganham muito e oque dizer do salário do marido dela,mais alto do Brasil, e o nepotismo que eles julgam contra, e oque ela faz lá??? Faça né o favor Sra coisinha richa, seu marido está acabando com o Paraná, não sou professor sou apenas um paranaense indignado com essa palhaçada que a família metralha estão fazendo, pronto falei…

  45. pois é o marido dela ganha muito e faliu o estado, por incompetência, faltou a escola senhor Governador, se caímos no IDEB, você deixou nosso Paraná cair na MERDA , literalmente!

  46. Qual é o seu trabalho mesmo? E seu salario? sem noção alguma.

  47. Que vergonha! “No Palácio Iguaçu reina o pensamento, segundo qual, professores e funcionários públicos efetivos têm de ser tratados no cacete para baixarem a crista. Acham os palacianos que se o profissional for massacrado economicamente fica mais dócil, mais fácil de lidar.”É por isso que a educação no Paraná ” O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013 caiu da primeira para a 11ª posição no ranking nacional. Acorda governo educação ensina as pessoas não tratar o próximo “NO CACETE”

  48. E o que dizer de um administrador que quebrou o estado, ele ganha pouco? Olhem as condições das escolas …Lamentável

  49. Apanhamos em 1988, e agora no final de carreira, só que de outra forma. quanto a senhora Richa vá ministrar aula em um bairro de periferia de Curitiba, de preferência no período noturno. Destes 26 anos o melhor governador foi o Requião.

  50. Fernanda CALE A BOCA!!!!!!
    E PARA DE DEFENDER ESTE INCOMPETENTE!!!

  51. A madame Richa vive em que planeta mesmo?
    Não sabe nem como é realizado o cálculo do Ideb. Fácil responsabilizar o professor pela crise advinda do governo neoliberal do psdb. Parabéns!!!!

  52. NUNCA PENSEI EM LER PALAVRAS TÃO ABSURDA DE UMA PRIMEIRA DAMA DO PARANÁ. VOCÊ TEVE PROFESSOR??????????????? EM PAÍS DESENVOLVIDO O PROFESSOR É RECEBIDO COM RESPEITO, POIS É ELE QUE IRÁ CONDUZIR AS MUDANÇAS NA VIDA DA EDUCAÇÃO PARA TRANSFORMAR A REALIDADE DE CADA UM. ISTO É RESPONSABILIDADE PRIMEIRA DAMA PARA COM O SEU POVO.

  53. 15 amigos (as) já tinham caído na conta do vigário…

  54. A fernada além de bonita, nobre e rica também é muito intelingente e ela sabe que a maioria dos professor que ganhar sem trabalhar. Fernanda para governadora em 2018 no lugar do Beto.

    • APOIANDO BANDIDA?? SUA BABACA!!!

    • Bonita? Meia boca!
      Rica? Com certeza!
      Inteligente? Com certeza! Obs: porém usa a sua inteligência em causa própria, não está nenhum pouco interessada no bem estar da população paranaense.
      Governadora em 2018? ERRAR É HUMANO, PERMANECER NO ERRO É BURRICE!!!!!!!!!!!!!

    • Deveria ter vergonha de ganhar quanto ganha….A sra tem um cargo e não um trabalho. Quem trabalha são os funcionários públicos, que ganham pouco pela função que exercem. Vá trabalhar REALMENTE UM DIA APENAS em qualquer escola do Paraná…salas super-lotadas….falta de funcionários….cursos extintos….obra do nosso (DES)GOVERNADOR, que pensa que não temos força pra lutar nesse momento por direitos adquiridos em governos sérios como o de Roberto Requião….temos familia, amigos, pais de alunos e alunos que sabem o que é EDUCAÇÃO, e a valorizam….FORA CORRUPÇÃO….FORA POLITICO LADRÃO….FORA ANALFABETOS POLITICOS CEGOS PARA A VERDADE!!!!!!Queria ver se a sra. sobreviveria um mês com o salário de um professor……

  55. Prezados, favor ver o salário do concurso que fiz em 2007 ( R$ 602,76 para 20 horas – http://www.educacao.pr.gov.br/“¦/”¦/editais/edital102007gs.pdf ) colocar os 60% e verá que é muito pouco ainda, pois 60% de pouco é pouco. Vivo brincando que pra termos aumento teríamos que ter 400% de aumento, e depois disso, aí sim uns 60%.

  56. Senhoras mulheres- fico ofendido com tais colocações. Minha esposa e milhares de outras mulheres não são dignas desse comentário desastroso. A Senhora Richa com todo o respeito deveria aconselhar seu marido para rever sua posição e não jogar lenha na fogueira. Minha esposa sempre lutou e luta muito.Sofre assédio moral constantemente. Faz muito juz ao seu salário. A Sra. Richa talvez não sabe o malabarismo que uma mulher que trabalha na educação faz. Senhora Richa todas as mulheres merecem uma desculpa por parte de VS

  57. É muito triste ver tudo isto acontecendo em nosso amado estado que é um dos mais ricos do Brasil.Penso que o pacote de medidas enviado pelo governador à assembleia tem coisas importantes que mesmo impopulares precisam ser feitas,por exemplo a volta dos professores para sala de aula, mas o que é inadmissível é que se tire direitos trabalhistas fundamentais que foram consolidados ao longo dos anos como se não valessem nada,Governador respeite um princípio sagrado que é o da proibição do retrocesso de direitos sociais.

  58. Alguém pode respoder?
    Sou funcionária pública em um órgão onde a maioria são funcionários terceirizados e podem manter o órgão funcionando, porem não podem assinar documentos, mais podem receber. Apoiamos a greve geral, mas como poderemos participar diante dessa situação?

    • Catarina alguns funcionários devem pagar IPVA, Pedágio, alimentar-se, etc. Para lembrar: 40% no IPVA. Procure informar-se sobre os aumentos em outros setores que atingem estes funcionários. Os aumentos e cortes não foram somente para funcionários publicos! Atinge o povo paranaense. Trabalhadores paranaenses!

  59. Já tivemos primeiras-damas em nosso estado, inteligentes,informadas focadas no social e na educação. Senhora Fernanda ainda está em tempo de procurar reciclar-se!

  60. Diz o ditado: por trás de um grande homem, tem uma grande mulher

    Como o Beto Richard não é um grande hhomem, só pode ter como mulher esse tipo, ignorante…

  61. O que faz mesmo esta senhora “primeira dama”???
    Ah sei, ela vai nas favelas iludir o povo com meia dúzia de cobertores,arrecadados/doados. Experimenta pegar um giz e trabalhar “primeira dama”!?

  62. Primeira Dama, enfrente uma sala de aula ai verás quem produz mas, nós professores, os políticos que já aumentaram seus belos salários ou a Sra no shopping. Talvez o que tu gasta em um dia na visita em um deles é igual ou mais que um salário suado de um professor. Infelizmente votei em seu marido e assegurei seu emprego. Me poupe!!!!

  63. Hoje visitei a escola que meu filho iria iniciar no sexto ano na segunda feira,fui informado que não haverá aula pela falta de condições do prédio e pela greve decretada pelos professores.
    Então os professores convidaram os pais a visitarem duas das salas de aula da escola,a sala que ficava no piso superior toda alagada e cheia de goteiras,o quadro estava no chão,pois o suporte não agüentou o peso,já que estava todo encharcado,na sala de baixo também estava cheia de água e impossibilitada de receber alunos,uma lástima este desgoverno Beto Richa.
    Ah! Só lembrando o problema do papel higiênico também atinge esta escola,já que solicitaram para quem quiser,doação para a escola,já que não recebem verba para estas despesas desde Novembro.

    • Entao a escola que eu trabalho esta com 4 salas interditadas com rachaduras e algumas arvores que estao quase caindo, e tem gente que ta preocupado com a situacao dos professores nao utilizar os livros didaticos e ainda duvidando da capacidade os professores que estudaram muito para passar nos concursos a eles ofertados…

  64. mas quem é ela pra falar de educação, ela dá aula, ganha a miséria que o marido nos paga. Se o IDEB caiu, que eu saiba, foi por culpa do marido dela.

    • É fácil fazer esta pessoa mudar de ideia. É só colocá-la em uma sala de aula com 50 alunos,sem pedagogo para auxiliá-la, sem merenda, sem funcionários , enfim… exatamente como as escolas estão e , para fazer a coisa fruir melhor pagar o salário que o professor recebe no final do mês e retirar todos os direitos que levamos anos para conquistar. Ela vai sair correndo pois vai perceber que para isto tem que se ter muita competência. Duvido que ela consegue.

  65. Será que essa salafrária sabe o que é um professor?
    Será que seus filhos estudam na escola pública?
    Será que ela merece o nosso respeito?

  66. Deveriam cortar o salário do governador a quase zero por incompetência por ter quebrado o Estado.

  67. O que esta senhora faz mesmo??Por que não vejo o trabalho dela! Será que são os professores que ganham bem e não fazem nada????

  68. interessante, o governo fala no diaadiaeducacao que paga muito bem os professores, mostrando mao generosa, e com a outra mao…. quer ??? os professores.. como? tirando as nossas conquistas, que foram consequidas com sangue e nossas colegas os quais me fizeram tambem ser professor…uma outra coisa, a educação nao pode ser despesa, mas sim investimento, cortar direitos, desejar aos educadores uma velhice vergonhosa, com teto feito para ficar defasado, nao é assim que se mostra respeito aos professores, mas tenho respeito pelos nossas governantes, por isso, para o bem deles estou entrando em greve, talvez possam ver a educaçao de ou outra forma,

  69. Nós povo do Paraná achamos que a reciprova é verdadeira, isto é, este governador, sua digníssima esposa e seus comissionados é que ganham muito para enterrar este estado. Estão a serviço de quem? Para qual nação trabalham? Será por acaso a brasileira? Será que os brasileiros acham que o povo deve ser escravo desse tipo de político? Querem um povo miserável para abocanhar tudo? Nossa!!! São insaciáveis!!! Quiçá pensam que o povo é idiota também.

  70. Para quem tem um bom salario e reina na elite acredito que tem todo o direito de falar de nos professores. So não esqueça de que na hora de pedir voto a sua oratória era outra bem diferente. Assuma o que prometeu.

  71. Infelizmente concordo com ela, a nossa educação deveria ter um índice de aumento tão qual o aumento de nosso salário, e não foi assim, acho que aumento de salário não significa aprendizagem com qualidade.

    • Isso significa que não é o salário que está ruim no Paraná e muitas outras coisas na educação que estão ficando para trás… Não adianta investir em salário e deixar a escola de lado sem investimentos… Exemplo: laboratórios de informática, que se possuem computadores, são todos do governo do Requião… No governo do Richa nenhum investimento nas escolas.. E não adianta dar um aumento por questão legal e depois vir com um monte de medidas acabando com todas as conquistas..

      • Investir em salário?
        Para quem interessar: o Paraná não paga aos seus professores atualmente, nem sequer o mínimo exigido por LEI. A base salarial no Paraná é inferior ao mínimo imposto pela Lei do Piso nacional.

    • quanto vc recebeu do coxinha para concordar com a víbora? otário

    • Como você disse infelizmente temos professores como você justifica sua incompetência sua ignorância e recebe mais que merece mas fale por você

    • Senhor João Carlos, por acaso o senhor viu algum investimento na educação vinda do governo Richa? Se viu, me fale onde está, porque eu não achei ela.

    • Então Sr João Carlos, como AUMENTO de salário para GOVERNADOR e sua CÚPULA, num momento de crise financeira estadual, não SIGNIFICA QUALIDADE da administração dos recursos públicos! Reveja seu conceito sobre qualidade na aprendizagem… num país que não valoriza o ensino, principalmente o PÚBLICO.

    • Vergonha é você ignorante…não sabe de nada e prova que é um alienado….kkkkk No Paraná para se lecionar no quadro próprio do Magistério TEM QUE SER FORMADO na disciplina!
      Você é uma anta mesmo deve ser fã do BBB, e outros programas bem culturais kkkkkk. Aliás só deve conversar virtualmente, pelo face, etc, pois não presta nem pra avaliar uma situação real

  72. Enquanto essa senhora tenta explicar a incompetência de seu marido… milhares de crianças e jovens ficarão sem ensino em escolas cada vez mais deficitárias.
    Neste momento, sinto vergonha do atual governo de estado.

    • Ela vai esperar mais alguma desgraça para ir de helicóptero levar uns cobertorzinhos para ser fotografada em seus trajes impecáveis e cabelo feito ás custas do nosso dinheiro.

  73. CALOTE NO PARANAENSE – SOBE
    NEPOTISMO – SOBE
    PROPAGANDA ENGANOSA – SOBE
    COMPRA DE VOTOS – SOBE
    SUPERSALARIOS – SOBE
    PRIVILEGIOS AOS AMIGOS E CUMPANHEIROS – SOBE
    IMPORTAÇÃO DE CAPITÃES DO MATO – SOBE
    SANHA POR MAIS DINHEIRO – SOBE
    …………………………………………..
    MELHORIA NA SAUDE EDUCAÇAO E SEGURANÇA – DESCE
    CUMPRIMENTO DAS LEIS – DESCE
    TRABALHO – DESCE
    INDEPENDENCIA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA – DESCE
    INDEPENDENCIA DO PODER JUDICIARIO – DESCE
    VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR PUBLICO – DESCE
    ETICA E RESPEITO COM A CISA PUBLICA – DESCE
    INVESTIMENTOS E OBRAS – DESCE
    DIMINUIÇÃO DE IMPOSTOS, TARIFAS, MULTAS E RECOLHIMENTOS DE TODA ORDEM – DESCE
    PAGAMENTO EM DIA – DESCE
    HONRAR COMPROMISSOS ASSUMIDOS – DESCE

  74. A queda dos índices nas avaliações externas é graças ao desgoverno Beto Richa que não trata a educação como prioridade, salas superlotadas, desvalorização dos professores.

  75. Interessante, o senhor esposo dessa pessoa, é o governador que mais recebe, e obteve um grande aumento salarial, e mesmo assim é o pior governador que o estado do Paraná já teve. O Jaime Lerner esta muito triste por ter perdido seu posto de governador mediocreira. Essa senhora que vá trabalhar e achar oque fazer.

  76. Hipócrita assim como o marido dela.

  77. …QUEM GANHA BEMMMMMMMMMMMMMM MESMO É, A FAMILIA DESTA JABIRÁCA…O JUDICIÁRIO(?)…NEM UM “PIU”…COMO DIRIA MÍNO CARTA;PSDB E, JUDICIÁRIO(?)É TUDO Á MESMA SOPA…ACORDA BRASIL,REFORMA DO JUDICIÁRIO,JÁ!!!

    • E não devem se pronunciar mesmo, com o mimo que receberam de R$ 4.000,00 de auxílio-moradia, retroativos a 10 anos, de Beto Richa & Asseclas (lembrando Sra. Fernanda Richa que os mesmos, os magistrados, produzem que é uma maravilha, cada processo que não é de próprio interesse leva uma vida inteira para ser julgado…). Já os professores que se cuidem pois correm o risco de terem seus míseros auxílios-transporte serem surrupiados por esses daí. VERGONHA!!!!!

  78. RECADO A DIGNÍSSIMA PRIMEIRA DAMA DO ESTADO DO PARANÁ SRA.FERNANDA RICHA:

    Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos. Pois, o silêncio é de ouro e muitas vezes é resposta. E nenhuma pergunta é tão difícil de se responder quanto aquela cuja resposta é óbvia. Ou seja:
    O GOVERNO DO SEU MARIDO BETO RICHA NO ESTADO DO PARANÁ VAI BEM OU ESTÁ EM CRISE?

  79. deixem a mulher trabalhar…

    O cara é governador do estado, ela é primeira dama.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  80. Já que a senhora acha q os Professores ganham muito… Experimente bancar todas as suas regalias.. Com o salário do professorado paranaense.. E quanto ao produzir creio que nós Professores fazemos bem mais que a senhora que mama nas tetas do estado.. alem de ser nomeada para um cargo comissionado.. O qual pode ser caracterizado como nepotismo.. Esta mulher deveria ao menos pensar antes de sair postando este tipo conteúdo…

  81. E o que ela faz, distribui meia dúzia de cobertor, na desgraça dos outros quando ocorre enchente, tem um fotografo particular, ás custas de dinheiro público, mais um bando de palhaços pra bater palmas… e o que ela entende de educação….

  82. É greve contra o arrocho criminoso!
    Todo apoio à luta do povo da educação!

  83. É… impressionante ! Como é que o estado do Paraná foi tão enganado pelo governo mais elitista, anti-trabalhista e falso da História ainda não sei… não consigo entender… que triste ver tantas professoras saindo chorando da distribuição de aulas porque ficaram sem…

  84. Engraçado que penso o mesmo sobre os políticos

    • A melhor resposta kkkk

    • O PARANA UM ESTADO RICO,COM AGRICULTURA E INDUSTRIA FORTE,POVO TRABALHADOR,E UMA ARRECADAÇAO BILIONARIA EM IMPOSTOS,PASSAR POR UMA HUMILHAÇAO IGUAL A ESTA??CHEGA!!!VAMOS DAR UM BASTA NISSO!!ONDE ESTA O DINHEIRO DOS IMPOSTOS QUE COM O SUOR DO NOSSO TRABALHO PAGAMOS??ONDE ESTAO NOSSOS DIREITOS BASICOS??ISSO E UMA VERGONHA!!!!FORÇA POVO SOFRIDO E GUERREIRO PARANAENSE!!!!

    • Penso o mesmo dos políticos!! E infelizmente, eles ganham muito mais do que eu 🙁

    • Já eu penso que o (des)governo Richa/Cida Borghetti (da famosa oligarquia “barros” e “lamas”, cujo mais recente tentáculo é a maria victória) e os demais governantes ganham demais e não fazem nada, a não ser impedir o desenvolvimento do estado, município ou país. Passou da hora de mostrarmos a nossa força, afinal, somos nós que pagamos os elevados rendimentos desse grupo.

      • Frustrada e alienada. Vai tentar ficar atingindo a família 4 anos e não se conforma do sucesso pelo trabalho. Recalque!! Educação é a discussão aqui minha filha.

        • Sério que você quer chamar alguém de alienado com essa sua resposta? Kkkk
          Recalque? Inveja? Pena de mentes pequenas que são tão ignorantes que não conseguem ver a roubalheira dessas famílias… Ou tá ganhando junto com essa corja…
          Então você fala pra gente, tu faz parte da quadrilha ou dos ignorantes?

    • E isso aí. ..bando de inúteis e vagabundos! Sucatear a educação, faz parte do processo de tornar o país cada vez pior!
      Povp ignorante não representa ameaça!
      Povo culto e pensante é um problema para essa corja de inuteis!
      Então o que eles fazem?! Atacam e enfraquecem a base da educação, os nossos professores!

    • “a mulher do governador sugeriu que “os professores paranaenses tiveram 60% de reajuste salarial e 50% de hora-atividade, mas, mesmo assim, o Ideb caiu no período Richa”.
      Peço à primeira dama – secretária de Estado da Famílía – que reflita sobre os transtornos causados às famílias dos servidores por falta de pagamentos por dois meses .