Velha mídia veste a carapuça do ‘inimigo externo’ do país. Que fazer?

do Brasil 247
dilma_midia_petrobrasO ponto alto do discurso da presidente Dilma Rousseff ao tomar posse do seu segundo mandato foi, sem dúvida, o que abordou a Petrobras.

Dilma falou em defender a empresa de seus “predadores internos e inimigos externos”. Em seguida, arrematou: “Não podemos permitir que a Petrobrás seja alvo de um cerco especulativo dos interesses contrariados com a adoção do regime de partilha e da política de conteúdo local, que asseguraram ao nosso povo, o controle sobre nossas riquezas petrolíferas” (leia mais aqui).

Foi um recado claro para determinadas forças que tentam se valer da crise de imagem da Petrobras para forçar uma mudança de regime na produção de petróleo no País. Quem mais destaca, entre essas forças, é o grupo Globo, dos irmãos Marinho, o primeiro a dizer, com todas as letras, que a Lava Jato obrigaria a Petrobras a retomar o regime de concessões de petróleo, no lugar do modelo de partilha.

Quinze dias atrás, por exemplo, o Globo dizia, em reportagens e editoriais, que a regra do pré-sal poderia e deveria mudar, em benefício da exploração por empresas estrangeiras, como Shell, Exxon, Chevron e BP (leia mais aqui).

Dilma, no entanto, demonstrou estar atenta a essas pressões. E demonstrou que não irá ceder um milímetro em suas convicções sobre o melhor regime para a exploração das riquezas do pré-sal.

Os inimigos externos da Petrobras, nesse contexto, vestiram a carapuça. Em sua manchete, o Globo afirmou que “Dilma recicla promessas e vê ‘inimigos externos’ da Petrobras”, como se eles não existissem !“ embora o jornal dos Marinho seja uma realidade palpável. O Estado de S. Paulo seguiu a mesma linha, mas não com a mesma intensidade.

O fato é que nem um nem outro terá força para provocar uma mudança nas regras do pré-sal.

9 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. INIMIGOS EXTERNOS SÃO OS PTRALHAS QUE A PRESIDENTE NOMEOU, SE ESQUECE A PRESIDENTA QUE ELA FOI MINISTRA MINAS E ENERGICA, FOI PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA PETROBRAS.

    INIMIGOS DO POVO,, SÃO OS AMIGOS DO PT

  2. A claque do pão com mortadela petista é uma piada mesmo….só que piada velha, que já perdeu a graça. Esse papinho bolivariano de criar inimigos externos para desviar o foco e fatos da corrupção deslavada, do roubo escancarado do dinheiro público, só convence a “companheirada” que mama nas tetas do governo.

  3. Ela só não deixou claro que os inimigos internos são os corruptos do PT.

    • Partilha, concessões, é tudo uma questão de
      ideologia ou doutrina econômica.
      Pode ser qualquer 1 dos 2, ou qualquer coisa,
      desde que se extirpe a corrupção e o roubo, não
      importa de quem.Concessão é entreguismo de Direita,
      e Partilha é entreguismo de esquerda, e o resultado
      final é muito parecido.
      Feito com transparência e competência, qualquer
      maneira pode dar certo.
      Não adianta um um apontar o erro do outro, temos é que extirpar os corruptos e a corrupção.
      Se pelo menos de 1800 pra cá, tivéssemos extirpado
      o câncer da corrupção e os corruptos cancerosos do
      Brasil, hoje seríamos os Estados Unidos do lado de
      baixo do Equador.
      Sem isso, nenhum modelo ou formato funcionará, pois
      quem entrega as riquezas do País aos predadores
      externos, são os corruptos.

  4. MP, JF E PF
    Inimigos externos seriam o Ministério Público, a Justiça Federal e a Policia federal (órgaãos independentes, que agem muitas vezes à revelia dos interesses do governo).
    Vergonhoso, a Dilma do Paritido CorruPTto não assume seus erros, não assue seus dessmandos seus desvios, sua corrupção e fica dizendo ser a culpa de inimigos externos. E a mídia por divulgar e aí, o govenro não tem mais como esconder, culpa esta por obrigá-los a admitir os roubos.
    Vergonhoso tbém ter quem defenda isto, inclusive o blog

  5. O que tá faltando para o Brasil, é o PODER JUDICIÁRIO, FAZER O SEU PAPEL, que é fazer justiça, manter os corruptos e bandidos na cadeia, confiscar os bens dessa turma que tá arrebentando com o nosso PAÍS!!!

  6. Para o PSDB também cabe a classificação de inimigo externo, esse partido é informante para quem quer o pior para o Brasil la fora.

  7. Caro Esmael o Brasil precisa com muita urgência moralizar os meios de comunicação pois a velha mídia fica de olho no ponto negro do pano branco.

    O Brasil não esta parado e tão ruim com alguns meios insistem dizer observe as ruas a quantidades de objetos novos desde veículo, roupas de grife, telefones.

    O grande problema é a perda de poder da velha mídia que insiste nos pensamentos velhos sem observar o novo.