Vox Populi: FHC foi quem menos combateu corrupção no país

do Brasil 247
dilma_lula_fhc.jpgUm levantamento realizado pelo Vox Populi revela que boa parte da população atesta o discurso do governo petista de que as denúncias sobre corrupção são reveladas em maior número recentemente porque os governantes deram autonomia para que os esquemas fossem descobertos e os responsáveis, presos.

Segundo a mostra do instituto, que contém 2,5 mil entrevistas feitas em 178 municípios brasileiros entre os dias 5 e 8 de dezembro, 31% acreditam que o ex-presidente Lula foi quem “mais combateu a corrupção” entre os três últimos chefes do Executivo federal. Em segundo lugar, vem a presidente Dilma Rousseff, com pequena diferença: 29%. E em último, o tucano Fernando Henrique Cardoso.

“Feitas as contas, 60% escolheram um governante do PT, enquanto FHC nem sequer atinge um quarto do eleitorado que votou no PSDB em outubro”, constata o presidente do Vox Populi, Marcos Coimbra, que divulgou os dados na revista CartaCapital desta semana. Ele criticou o fato de a “grande mídia” não ter feito pesquisas sobre a crise na Petrobras.

“Exagero. Houve uma, realizada pelo Datafolha no início de dezembro. Ficou famosa pela extravagante manchete gerada a partir da leitura das informações pela Folha de São Paulo, dona do instituto: “Brasileiro responsabiliza Dilma por caso Petrobras”. Nenhum outro levantamento foi encomendado. Como se aquele resolvesse a questão e o resultado bastasse. Como se não fosse tão questionável que até a ombudsman do jornal criticaria a despropositada matemática usada pelos editores ao noticiá-la”, critica.

Ainda segundo Coimbra, “apenas 13% dos entrevistados não tinham ouvido falar das denúncias de irregularidades na empresa. Em outras palavras, 86% da população as conhecia, sem variações significativas segundo os níveis de escolaridade”.

Entre quem tinha ouvido falar no assunto, 69% acreditavam que “as irregularidades na Petrobras vêm de antes do PT (chegar ao governo federal)”. Dos restantes, 23% disseram achar que “começaram com o PT” e 8% “não sabiam”. Sobre quais partidos estariam “envolvidos nas irregularidades”, 7% dos entrevistados responderam “só o PT” e 18% cravaram “o PT e os partidos da base aliada, como PMDB, PP etc”. Os dois terços restantes disseram que “todos os partidos, incluindo o PSDB, o PSB e o DEM”.

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I am new to weblog and definitely enjoyed your web blog. Likely I’m planning to bookmark your blog post . You surely have incredible stories. Kudos for sharing your website.

  2. A culpa pela insegurança é do ladrão
    Da saúde é do doente
    Da educação é o povo mau educado
    Mais o que esses três pilantras não falam,quem é o culpado por ser corruptos

  3. Não é o PT que está combatendo a corrupção. Eles estão apenas tentando surfar na onda.

  4. Estão discutindo um fato de 20 anos atrás??? Até quando??? Petista gosta do campeonato de quem rouba mais ou menos, para tentar se justificar. Partidinho ….Cada vez mais hipócrita….

  5. Para fundamentar as malandragens e malvadezas de FHC aconselho a leitura de “O Principe da Privataria” e a “Privataria Tucana”. Para criticar precisa-se conhecer e não tornar-se apenas “papagaio”. Os mais jovens deveriam consultar os mais experientes para o confronte do que ouvem e evitar serem apenas reprodutores…de notícias enganosas. É muito penoso saber de pessoas analfabetas politicas tecerem comentários sem base e sem conhecerem o contexto e processo dos fatos. Precisamos urgentemente educar essa geração a não ser “papagaio” ou marionete nas mãos de políticos inescrupulosos. Triste foi presenciar ver a população paranaense eleger um ser tão desprovido de sensibilidade social e humana como o governador eleito!! O “agora aguentem” não é consolo, mas reconhecer o erro e enfrentar os desmandos com enfrentamentos e movimentos da população.

    • Li od sois. E li também A Era Lula, do Ipojuca Pontes; Década Perdida, do Marco Antonio Villa, O Chefe, do Ivo Patarra; Assassinato de reputações, do Romeu Tuma Jr e Não é a mamãe (para entender a era Dilma), do Guilherme Fiuza. Triste mesmo, Djan, é a presidente ter que esperar a nominação de todos os políticos envolvidos na Lava Jato, para não correr o risco de nomear algum malfeitor para o seu novo cabidão.

  6. Não venham justificar, inventar ou tentar encobrir a maior roubalheira da história da nação, executada por esse governo que rouba pra permanecer no poder e para os seus líderes e suas famílias, o FHC foi um governo que impedia que a corrupção tomassem conta das páginas dos jornais e envergonhassem a nação. Este gov. pratica o roubo de maneira vergonhosa.

  7. O negócio é o seguinte, faz 12 anos que o FHC saiu. Faz 12 anos que o PT controla a máquina. Por que diabos não foram para cima do FHC? Toda hora que o PT se vê acuado vem com o mesmo lenta lenta. Denunciem o cara e acabou.

  8. o sarney é ladrão de pirulito se comparado com o fhc.

  9. Mas não é a Polícia Federal, Tribunal de Contas, Supremo Tribunal Federal e outros órgãos fiscalizadores que investigam e punem corruptos? Nunca na história deste país se viu tanta bandalheira e roubalheira juntas.

    • Para conhecimento (se é que não está se fazendo de besta): Na era FHC a PF era inoperante, sucateada, Lula contratou 3 mil bacharéis em direito para a PF em 2002/2003 através de concurso público e lhe deu autonomia operacional (a meu ver uma burrice, mas, contudo – alguém tem que vigiar os guardas, sempre), o TCU existia em partes, aparelhado pelo PSDB e começou a trabalhar efetivamente quando Lula entrou que lhe manteve a autonomia, também, tanto que o tal de ministro José Jorge era o antigo ministro de minas e energia do governo FHC, o ministro do apagão lembra-se? (não vai lembrar, não tem interesse em lembrar). É tucano de carteirinha (e depois vem o Álvaro falando em aparelhamento do estado, hahahaha). Do STF, dá até dó do brasileiro que precisar do STF. Graças ao bom Deus, parece-me que está voltando aos trilhos novamente. Se for contra PeTista, julga no STF, se for tucano, julga nas varas comuns, capicce? Por isso continuo votando no PT, o partido mais devassado que existe no Brasil. Pisou no tomate, vai pra cadeia sem direito a fiança, do resto dos partidos, não vai ninguém.

  10. Mas, como é que ele ia combater ele mesmo? Incoerência. O presidente mais corrupto que o Brasil já teve, FHC. Em qualquer país sério esse cara estava preso, ele, o serra, o alkmin, e levariam o Aécio do helicóptero do pó, do aeroporto do titio, do palácio com 04 empreiteiras, todas com preços diferenciados pra fazer a mesma coisa, junto. Assim não dá, assim não pode.

  11. Na ÉPOCA DOS MILITAR e do Dr. Fernando Henrrique não tinha corrupição e todos tinham mais liberdade e emprego. Hoje no governo do Petê tem mais corrupição e um montão de jente desempregada. Poe isso que eu votp Beto em 20018 para presidente.

  12. FHC não combatia a corrupção, de fato, e se alguém ousasse combater, a Polícia Federal por exemplo, o Engavetador Geral da República estava lá de plantão para engavetar. CPI? Ora bolas CPI? Perdeste o senso? Para que CPI? Ao lado disso tudo a mídia escondia tudo, somente quando alguém faltava com seus compromissos … ai sim pintava … mas logo sumia! Quer dizer, essa foi a época em se podia desfrutar das gloriosas noites do poder!

  13. FHC não combatia a corrupção, pois se combatesse o psdb acabaria e ele estaria atrás das grades.

    • Combater o que não tinha? O Brasil vinha de uma cultura onde ROUBO era CRIME. Quem implatou a corrupção foi o PT ouvindo o Fidel dizer (tem um vídeo sobre isso) que só com a compra de parlamentares eles conseguiriam se manter no PODER por muitos anos. Corrompa os Poderes diz o Fidel a Chaves…..