Vem aí a internet 5G; veja como a conexão ultraveloz impactará sua vida

via BBC Brasil

Até 2020 a conexão 4G pode não satisfazer toda a demanda. Cirurgias realizadas à  distância com a ajuda de robôs também seriam facilitadas pelo 5G. Veículos sem motoristas e que se comunicam entre si para evitar acidentes também seria um dos usos do 5G.

Até 2020 a conexão 4G pode não satisfazer toda a demanda. Cirurgias realizadas à  distância com a ajuda de robôs também seriam facilitadas pelo 5G. Veículos sem motoristas e que se comunicam entre si para evitar acidentes também seria um dos usos do 5G.

Quando começarmos a usar roupas que se conectam à  internet, comprarmos carros sem motorista que se comunicam com outros carros para evitar acidentes e usarmos latas de lixo que nos avisem quando estão cheias, vamos precisar de uma conexão de internet muito mais rápida.

Por isso começou a corrida mundial para desenvolver a internet 5G, a quinta geração de conexão móvel. Os cientistas envolvidos nesta corrida estão muito entusiasmados pois, desta vez, vão fazer tudo diferente.

A conexão 5G permitirá a existência de um mundo de cidades inteligentes e interconectadas, cirurgias realizadas à  distância, com o uso de robôs e a imersão na internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), ou seja, a interconexão digital de todos os nossos objetos cotidianos.

Este cenário será comum em apenas seis anos: cientistas, governos e empresas de comunicações investigam e fazem planos para começar a usar o 5G a partir de 2020.
Os especialistas acreditam que, até lá, o número de conexões que temos hoje em dia poderá se multiplicar por dez.

“Antes se falava que em 2020 haveria 50 bilhões de dispositivos conectados à  internet, agora se acredita que esta cifra é cautelosa”, disse à  BBC Sara Mazur, diretora de investigação da Ericsson, uma das companhias de comunicações que está liderando o desenvolvimento do 5G.

Segundo Mazur, a conexão 4G não aguenta esta demanda de conectividade, pois não foi criada para isto.

Rapidez e capacidade

Quando a Samsung anunciou em 2013 que estava experimentando a conexão 5G a 1 gigabite por segundo (Gbps), a mídia informou que os usuários poderiam baixar um filme em HD em apenas um segundo com esta conexão.

Agora, o professor Rahim Tafazolli, que lidera do Centro de Inovação de 5G da Universidade de Surrey, na Inglaterra, acredita que, no futuro, será possível ter uma conexão de dados sem fio a 800 gigas por segundo, o que significa uma conexão cem vezes mais rápida que as conexões 5G que estão sendo testadas atualmente.

Uma velocidade de 800 Gbpse equivaleria a baixar 800 filmes em HD em apenas um segundo.

Mas, além de rápida, nossa futura conexão em 5G deverá ter uma capacidade maior.
Aumentar a capacidade de uma rede é o equivalente a ampliar uma estrada que passa por um túnel, se uma pista é acrescentada, mais veículos podem passar.

9 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Em 2100 na Coreia do Sul em acredito. Mal temos hoje o EDGE funcionando (Brasil).
    Mas sinceramente, acho balela… Até muita coisa ja mudou.

  2. Deixa der bocó cara. Paga e não chia, se não tem dinheiro para o ipva vende esta lata velha e anda de apé. Beto sabe o que faiz

    • Patricia vc que pensa que eu sou bocó vc esta enganada porque eu moro na divisa do estado de santa catarina e tenho uma sobrinha que mora em sata catarina para me fornecer comprovante de residencia dai vou ja transferir minhas latas velhas que soma mais de 450,ooo reais e la é apenas 2% em vez de 3.5% como esse ladão do beto que. vc que é uma trouxa pague que eu fico feliz de aproveitar um pouco do teus impostos KKKKKKKKKKKKK.

    • CHONNA, Beto sabe; “maIs” ocê não sabe o que “FAIZ”.

  3. É a teoria do gênio Nicolas Tesla (penso que foi maior que Albert Einstein) colocada em prática.

  4. Esmael gostaria de um escrlarecimento caso vc puder me esclarecer, o pacotão so governo caso seja aprovado pela assembleia só podera entrar em vigor apartir de 90 dias OK, dai os IPVAS vms poder pagar com as alicodas antigas

  5. Espero estar vivo para ver!